Portal:Racionais MC's

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao portal Racionais MC's, sinta-se livre para editar o seu conteúdo e ajudar a mantê-lo ativo.
 ver · editar 
Racionais MC's


Racionais MC's é um grupo brasileiro de rap e hip hop alternativo, cuja ideologia é divulgar a desigualdade social brasileira. As letras de suas músicas falam sobre a realidade das periferias urbanas brasileiras, discutindo sobre o crime, pobreza, preconceito social e racial, drogas e consciência política. Formado por Mano Brown (Pedro Paulo Soares Pereira), Ice Blue (Paulo Eduardo Salvador), Edi Rock (Edivaldo Pereira Alves) e KL Jay (Kleber Geraldo Lelis Simões) o grupo teve início em 1988, na cidade de São Paulo.

Usando a linguagem da periferia, com expressões típicas das comunidades pobres com o objetivo de comunicar-se de forma mais eficaz com o público jovem de baixa renda, as letras do grupo fazem um discurso contra a opressão à população marginalizada na periferia e procuram passar uma postura contra a submissão e a miséria. Apesar de atuar essencialmente na periferia paulistana, de não fazer uso de grandes mídias e se recusar a participar de grandes festivais pelo Brasil, o grupo vendeu durante a carreira cerca de 1 milhão de cópias de seus álbuns.

Leia mais...
 ver · editar Imagem destacada


Circo Voador, local onde o grupo frequentemente se apresenta.
 ver · editar Atuação destacada


O Video Music Brasil 1998 foi a quarta edição da premiação. Transmitido ao vivo de São Paulo pela MTV Brasil, esta edição foi apresentada cantor Carlinhos Brown.

Racionais MC's conquistaram as categorias "Escolha da Audiência" e "Melhor videoclipe de rap" com a canção Diário de um Detento. Após a vitória, fizeram um show memorável no palco da premiação, o qual foi transmitido para todo o Brasil. O grupo cantou a música Capítulo 4, Versículo 3.

(Leia sobre)
 ver · editar Categorias
 ver · editar Canção destacada


"Jesus Chorou" é uma canção do grupo brasileiro de rap Racionais MC's, lançada em 2002.

Jesus Chorou faz parte do álbum Nada Como um Dia Após o Outro Dia, onde sucede a música Crime Vai e Vem e antecede Fone (intro). Também está no álbum ao vivo 1000 Trutas, 1000 Tretas, de 2006, onde é a penúltima música, que antecede Vida Loka Parte 2. É cantada em sua maioria por Mano Brown, com voz de fundo de Edy Rock.

É tida como uma das músicas que mais comove os fãs do grupo, e conta com um trecho onde Brown faz menção a pessoas que levaram tiro e morreram, sendo elas: Malcom X, Gandhi, Lennon, Marvin Gaye, Sabotage, 2 Pac e Martin Luther King. Na música, o vocalista também faz crítica a opressão ocorrida no mundo com Jesus Cristo.

(Leia mais)
 ver · editar Álbum destacado


Nada Como um Dia Após o Outro Dia é o quinto álbum do grupo brasileiro de rap Racionais MC's, lançado em 2002.

Depois do grande sucesso de Sobrevivendo no Inferno (1997), os Racionais MC's lançaram o álbum duplo Nada Como um Dia Após o Outro Dia. Assim como seu disco antecessor, foi elogiado pela crítica, como mais um álbum que reafirmava o grupo paulistano de rap, não apenas para o hip hop alternativo, mas para a música popular brasileira em geral.

O LP foi eleito em uma lista da versão brasilieira da revista Rolling Stone como o 88° melhor disco brasileiro de todos os tempos.

(Leia mais)
 ver · editar Notícias
 ver · editar Tópicos


 ver · editar Portais relacionados