Carlinhos Brown

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Carlinhos Brown
Carlinhos Brown no The Voice Brasil de 2012
Informação geral
Nome completo Antônio Carlos Santos de Freitas
Também conhecido(a) como Carlinhos
Carlito
Brown
Cacique do Candeal
Nascimento 23 de novembro de 1962 (52 anos)
Origem Salvador, BA
País  Brasil
Gênero(s) Axé, samba, afro, reggae, funk, rock and roll soul, pós-Tropicália, bolero, latin music, rumba, salsa, world music
Ocupação(ões) Cantor, compositor, arranjador, percussionista, produtor
Instrumento(s) Vocal, percussão
Período em atividade 1979-atualmente
Outras ocupações agitador cultural, artista plástico[1]
Gravadora(s) Candyall Music, Sony Music
Afiliação(ões) Acordes Verdes, Timbalada, Tribalistas, DJ Dero
Influência(s) Pintado do Bongô, Fialuna, Neguinho do Samba
Página oficial www.carlinhosbrown.com.br

Carlinhos Brown, nome artístico de Antônio Carlos Santos de Freitas, (Salvador, 23 de novembro de 1962) é um cantor, percussionista, compositor, arranjador, produtor, artista plástico e agitador cultural brasileiro.[2] [3]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Carlinhos Brown ao vivo em 2007.

Seu nome artístico consta ser uma homenagem a James Brown e H. Rap Brown, líderes da música negra da década de 1970, ídolos do funk e da soul music. Foi iniciado na música através de Osvaldo Alves da Silva, o Mestre Pintado do Bongô. Seus primeiros instrumentos, que marcariam toda a carreira e estilo musical, foram os de percussão, com aprendizado e desenvolvimento das células rítmicas provenientes dos terreiros de candomblé.

Em 1979, tocou na banda de rock Mar Revolto, em sua primeira gravação profissional. Carlinhos tornou-se um dos instrumentistas mais requisitados da Bahia no início da década de 1980. Em 1984 tocou na banda Acordes Verdes, de Luiz Caldas. Foi um dos criadores do samba-reggae e, em 1989, fez parte da banda de Caetano Veloso no disco Estrangeiro. Nesta participação, sua composição "Meia Lua Inteira" fez muito sucesso no Brasil e no exterior. Ainda em 1985 a música "Visão de Cíclope", composição de Carlinhos Brown em parceria com Luiz Caldas e Jeferson, tornou-se um dos sucessos mais tocados nas estações de rádio de Salvador.

Em seguida, surgiram "Remexer", "O Côco" e "É Difícil", composições suas interpretadas por outros artistas, que lhe renderam o troféu Caymmi, um dos mais importantes da música baiana. Participou também de turnês mundiais com João Gilberto, Djavan e João Bosco.

Na década de 1990, projetou-se nacional e internacionalmente como líder do grupo Timbalada. Este grupo reuniu mais de cem percussionistas e cantores, chamados de "timbaleiros", a maioria jovens pobres do bairro do Candeal, onde nasceu o compositor. Atualmente, não toca mais regularmente com esta banda, mas Brown continua a ser o mentor e produtor do grupo, em todos os catorze álbuns que a banda lançou até hoje. Em 1993, o álbum homônimo na banda foi indicado pela revista Billboard como "o melhor CD produzido na América Latina".

Em 2001, teve uma participação muito polêmica no Rock in Rio, quando foi alvo de garrafadas, pedradas e xingamentos. O incidente ocorreu pelo fato de ele ter seu show programado justamente no "Dia do Rock", que reuniu Guns N' Roses, Ira! e Ultraje a Rigor, Oasis, entre outras bandas. Mesmo depois de levantar uma pequena bandeira que um espectador lhe deu - onde lia-se "Paz no Mundo" - e dito frases como "eu sou do amor", "eu só jogo amor", a chuva de garrafas e o apredejamento não cessou até o artista e sua banda serem expulsos do palco. Acontecimento semelhante ao infeliz episódio protagonizado por Lobão, o qual, em circunstâncias parecidas, foi também alvo de garrafas atiradas pelo público.

Após o sucesso da Timbalada, começou sua carreira solo oficial em 1996, com o lançamento do disco Alfagamabetizado. O álbum entrou para a lista do livro "1001 discos para ouvir antes de morrer", que reúne opiniões de noventa críticos reconhecidos internacionalmente.

Com Marisa Monte e com Arnaldo Antunes, lançou em 2002 o projeto Tribalistas. O trabalho coletivo lançou CD e DVD, arrebatou prêmios e alcançou a marca de mais de 1 000 000 de discos vendidos. O grupo foi responsável por alguns dos maiores sucessos até hoje, como "Já Sei Namorar" e "Velha Infância".

Em 2007 lançou o álbum A Gente Ainda Não Sonhou, o disco é totalmente produzido e quase todo tocado por Brown.

Em 2010, lançou o single "Earth Mother Water": um apelo pela preservação do planeta. O videoclipe da música foi dirigido por Gualter Pupo e Valter Kubrusly e faz parte de manifestações contra o consumo irresponsável dos recursos naturais. Desde o lançamento de seu primeiro CD solo, Brown contabiliza dez trabalhos, sendo os mais recentes lançados concomitantemente no final de 2010: Adobró e Diminuto[4] ; Mixturada Brasileira, em 2012; e Marabô, em 2014. Atualmente, o músico se divide entre a carreira internacional, que tem uma base sólida principalmente na Europa, seus projetos sociais no bairro do Candeal Pequeno, em Salvador, além dos projetos culturais, shows, produção de discos e trilhas para espetáculos de dança, filmes, dentre outras produções.

Em 2012, passa a ser jurado do The Voice Brasil ao lado de Claudia Leitte, Daniel e Lulu Santos.

Carlinhos Brown em parceria com uma multinacional foi o responsável pelo lançamento do instrumento oficial da Copa das Confederações FIFA de 2013 e a Copa do Mundo FIFA de 2014 - a caxirola, tida como uma cópia em plástico do caxixi. Uma vez que a produção das caxirolas ficará na mão de empresas privadas, os artesãos que mantêm viva a cultura do caxixi não ganharão nada. Entretanto, depois de um incidente em um estádio que resultou em caxirolas jogadas no campo, o objeto foi vetado das competições por questão de segurança.[5] [6] [7]

Em dezembro de 2014, foi coroado rei da percussão da Portela, posto criado especialmente para ele pela escola de samba do Rio de Janeiro, pelo qual desfilará em 2015.[8]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Foi casado com Helena Buarque de Hollanda, filha de Chico Buarque e Marieta Severo e tem quatro filhos: Francisco, Clara, Cecília e Leila. Ele também é pai de Miguel e Nina, fruto de outros relacionamentos.[3] [9]

Compositor[editar | editar código-fonte]

Já em 1985, Carlinhos Brown havia alcançado a marca de 26 músicas de sua autoria tocando simultaneamente nas rádios de Salvador. Essa performance previa a consagração como compositor que veio em 2008, quando Carlinhos Brown foi considerado, pelo ranking do ECAD, o segundo maior arrecadador de direitos autorais em shows do país, atrás apenas de Chico Buarque.

Extremamente ligado à cultura afro-brasileira e ao carnaval da Bahia, em dos grandes fornecedores de matéria-prima para os intérpretes dos trios elétricos. Diversas músicas suas foram campeãs do carnaval de Salvador, com destaque para "Dandalunda", com interpretação de Margareth Menezes, "Rapunzel", gravada por Daniela Mercury e "Cadê Dalila", interpretada por Ivete Sangalo.

Mas a obra de Brown encantou diversos outros artistas da música popular brasileira, que registraram em seus álbuns canções compostas pelo baiano. Dentre eles, estão alguns nomes da mais fina flor da MPB. Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Marisa Monte, Nando Reis, Cássia Eller, Herbert Vianna e mesmo a banda de heavy metal Sepultura são alguns dos que contam com composições de Brown em seus trabalhos.

Em 2012, concorreu ao Oscar com a canção "Real in Rio", fruto de uma parceria com Sergio Mendes.[10]

Agitador cultural[editar | editar código-fonte]

Carlinhos Brown foi responsável pela criação de vários grupos musicais além da Timbalada. Por exemplo: Vai Quem Vem, que participou do CD Brasileiro, de Sérgio Mendes; a Bolacha Maria, grupo percussivo formado apenas por mulheres; Lactomia, que reunia crianças carentes do Candeal que produziam seus próprios instrumentos com material reciclado; além da Timbalada e, mais recentemente, o Hip Hop Roots que, orientados por Brown, reinventam a forma de tocar o surdo, e o Candombless, grupo que reúne altas patentes do candomblé e músicos populares, misturando os sons dos terreiros com as músicas popular e eletrônica.

Além dos grupos musicais, Brown também é responsável pela criação de outros projetos e empreendimentos na área cultural. Dentre eles, destaca-se o Museu du Ritmo. Em 2007, Brown arrendou o casarão do antigo Mercado do Ouro, no bairro do Comércio, em Salvador, com o objetivo de transformá-lo em um centro cultural e um museu de artes. Hoje, o local abriga grandes eventos e já possui um acervo com importantes obras, inclusive telas do próprio Brown. O projeto do Museu du Ritmo pretende transformá-lo num centro de cultura que deve incluir também uma escola de inclusão digital que beneficiará as comunidades circunvizinhas. Além de tudo isso, a partir de 2009, o Museu vai abrigar o primeiro centro de música negra do mundo, em parceria com o Governo do Estado da Bahia e a empresa francesa Mondomix, como parte das comemorações pelo ano da França no Brasil.

Um dos eventos que acontece no Museu du Ritmo é o Sarau du Brown. Desde 2006, durante o verão de Salvador, Brown reúne diversas formas de arte como música, poesia, teatro, artes plásticas, além de um desfile de moda, tudo acontecendo no mesmo local, trazendo, assim, um novo conceito para os ensaios de verão, tradicionais na capital baiana. As noites do Sarau são encerradas sempre com um show de Brown e convidados especiais. Em 2007, passaram pelo palco do Sarau artistas como Caetano Veloso, Cláudia Leitte, Larissa Luz, Margareth Menezes, o angolano Dog Murras, além da única apresentação pública dos Tribalistas, com as presenças de Arnaldo Antunes e Marisa Monte.

Ativismo[editar | editar código-fonte]

Carlinhos Brown teve uma infância pobre em recursos financeiros, no bairro do Candeal Pequeno, em Salvador. Mas a música sempre o aproximou das questões sociais. O músico criou vários projetos, programas e grupos musicais que modificam a vida de crianças e jovens carentes de Salvador. Através das mãos de Brown, já foram formados mais de 5.000 percussionistas que hoje se destacam tocando pelo Brasil e pelo mundo. Alguns em carreira solo, outros acompanhando grandes nomes da música mundial, como o grupo americano Stomp.

No Candeal, Carlinhos implementou o projeto "Tá Rebocado", de urbanização e saneamento do bairro, que recebeu, em 2002, o Certificado de Melhores Práticas do Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas/UN-Habitat. Em 1994, foi fundada, por Carlinhos Brown, a Associação Pracatum Ação Social. O lugar é um centro de referência em cursos de formação profissional em moda, costura, reciclagem, idiomas e oficinas de capoeira, dança e de temáticas ligadas à cultura afro-brasileira, além de uma escola infantil. Os projetos são parceiros de instituições importantes mundialmente, como os Ministérios da Educação e do Trabalho e a UNESCO. Criou o Festivall Ghetho Square, um festival musical promovido em 2006 no Candeal que recebeu diversos artistas. Atualmente, é um espaço voltado a experiências culturais por meio do projeto "Vem Pra Cá Tu".[11]

Pela sua trajetória de engajamento com as questões sociais, Carlinhos Brown já recebeu diversos prêmios. Dentre eles, destaca-se o mais recente, recebido na Europa. Em 2008, Brown foi agraciado com o '12 meses, 12 causas', prêmio promovido pelo Telecinco, mais importante canal de TV espanhol.

Programação internacional[editar | editar código-fonte]

Desde os tempos da Timbalada, Carlinhos Brown é figura constante em shows e turnês pela Europa. Com o lançamento dos primeiros CDs, veio a solidificação da sua carreira solo. Atualmente, Brown é um dos artistas brasileiros mais populares e respeitados em todo o mundo, com destaque especial na Europa: Espanha, França, Itália e Alemanha.

Realizou, na Espanha, quarenta espetáculos, entre os meses de maio e julho de 2005. Nos cinco "Carnaval Movistar", o artista brasileiro transformou por algumas horas as ruas de Bilbao (21 de maio), Barcelona (28 de maio), Madrid (18 de junho), Sevilha (26 de junho) e Valência (17 de julho), na agitação de Salvador.

Esta turnê acabou em 27 de agosto em Alcalá de Henares (Madrid) e levou o artista em maio a Albacete e Tomares (Sevilha) e em junho a Girona, Logroño, Salamanca, Jaén, Corunha, Valladolid, Saragoça e Castela e Leão.

Entre outras cidades, o cantor se apresentou em julho em Córdoba, Tenerife, Gran Canária, La Palma, Valência, Gijón e no Festival Pireneus Sul e em agosto em Pinto (Madrid), Pontevedra, Alicante, Gandía, Bilbao, Malhorca, Serpa e Lagos em Portugal. O cantor, maior fenômeno da música baiana na Europa, foi seguido por outras bandas e cantores no mesmo passo.

O reconhecimento do trabalho de Carlinhos Brown também pode ser mensurado pela realização, em 2004, do filme documentário El Milagro de Candeal, do cineasta espanhol Fernando Trueba. O filme retrata a comunidade do Candeal através dos olhos do músico cubano Bebo Valdés, em sua primeira visita à Bahia aos 85 anos e seu encontro musical com Brown.[12] [13] No mesmo ano, foi lançada a trilha sonora do filme, com 13 músicas compostas ou adaptadas por Brown. O filme ganhou o Prêmio Goya 2005, na Espanha, por Melhor Canção Original ("Zambie Mameto").

Também teve participação no filme estadunidense Velocidade Máxima 2, fazendo um show num cruzeiro no início do filme.

Carlinhos Brown foi responsável por uma boa parte das músicas filme de animação da Fox Rio e que foi um grande sucesso de bilheteria. Entre as músicas da trilha sonora do filme estão "Sapo Cai", "Let Me Take You To Rio","Forró da Fruta", "Funky Monkey" e a indicada ao Oscar de 2012, "Real in Rio".

Discografia solo[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Composições, parcerias e participações[editar | editar código-fonte]

A Alma E A Matéria em UNIVERSO AO MEU REDOR - Marisa Monte (CD/2006)

100 o seu amor em IVETE SANGALO - Ivete Sangalo(1999)

300 GT (Vinheta) em TIMBALADA - Timbalada(1993)

A gente pede festa em QUAL É? - Asa de Águia(1990)

A latinha em MÃE DE SAMBA - Timbalada(1997)

A latinha em VAMOS DAR A VOLTA NO GUETHO - AO VIVO - Timbalada(1998)

A namorada - Adelmo Casé & Nalanda em FAMA - ESPECIAL ROMANCE - Vários Intérpretes(2002)

A namorada em ALFAGAMABETIZADO - Carlinhos Brown(1996)

A namorada em HERE'S THAT RAINY BOSSA DAY - Palmyra & Levita w/ João Donato(2001)

A Primeira Pedra em INFINITO PARTICULAR - Marisa Monte (CD/2006)

Abaixa aqui em BANDA EVA AO VIVO II - Banda Eva(1999)

Abololô em MEMÓRIAS, CRÔNICAS E DECLARAÇÕES DE AMOR - Marisa Monte(2000)

Aganju em BEBEL GILBERTO - Bebel Gilberto (CD/2004)

Agogô de prata [Nave 2] em MINERAL - Timbalada(1996)

Água mineral em MINERAL - Timbalada(1996)

Água mineral em VAMOS DAR A VOLTA NO GUETHO - AO VIVO - Timbalada(1998)

Água também é mar em MEMÓRIAS, CRÔNICAS E DECLARAÇÕES DE AMOR - Marisa Monte(2000)

Aguarte agora em AQUELE FREVO AXÉ - Gal Costa(1998)

Ai em MÃE DE SAMBA - Timbalada(1997)

Ai em VAMOS DAR A VOLTA NO GUETHO - AO VIVO - Timbalada(1998)

Ali Babá tinha só quarenta em LÁ VEM O GUARDA - Luiz Caldas(1987)

Allez y em ÂMBAR - Maria Bethânia(1996)

Amantes cinzas em OMELETE MAN - Carlinhos Brown(1998)

Amantes Cinzas em PIERROT & COLOMBINA - Marcelo Quintanilha, Vânia Abreu (CD/2006)

Amor I love you em MEMÓRIAS, CRÔNICAS E DECLARAÇÕES DE AMOR - Marisa Monte(2000)

Amor I love you em MINHA PRENDA - Frank Aguiar(2001)

Anágua em MÃE DE SAMBA - Timbalada(1997)

Angel's robot list em ALFAGAMABETIZADO - Carlinhos Brown(1996)

Aniversário de São João em DANCE FORRÓ MAIS EU - Targino Gondim(2001)

Anjo da guarda em TRIBALISTAS - Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte(2002)

Aquela Velha Canção em O QUE VOCÊ QUER SABER DE VERDADE - Marisa Monte (CD/2011)

Argila em ALFAGAMABETIZADO - Carlinhos Brown(1996)

Argila em NOBREZA Jussara Silveira, Luiz Brasil (CD/2006)

Arrepio em BARULHINHO BOM - Marisa Monte(1996)

Arrepio em VERDADE DE UMA ILUSÃO - TOUR 2012/2013 - Marisa Monte (CD/2014)

Até Parece em INFINITO PARTICULAR - Marisa Monte (CD/2006)

Baiana havaneira em SOU DE QUALQUER LUGAR - Daniela Mercury(2001)

Bambeia em ANDEI ROAD - Timbalada(1995)

Barabare em BRASILEIRO - Sergio Mendes(1992)

Batucada Pagode (participação) em RIO 2 (ORIGINAL MOTION PICTURE SOUNDTRACK) - John Powell (2014)

Bicho do lar em VANESSA BARUM - Vanessa Barum(1996)

Bog la bag em ALFAGAMABETIZADO - Carlinhos Brown(1996)

Bola Viva em RIO 2: MUSIC FROM THE MOTION PICTURE (2014)

Bora morar em SOU DE QUALQUER LUGAR - Daniela Mercury(2001)

Braseira em MÃE DE SAMBA - Timbalada(1997)

Busi man em OMELETE MAN - Carlinhos Brown(1998)

Cachorro louco em OMELETE MAN - Carlinhos Brown(1998)

Cadê o timbau? em CADA CABEÇA É UM MUNDO - Timbalada(1994)

Camafeu em CADA CABEÇA É UM MUNDO - Timbalada(1994)

Camalionina em JAMBO - Chiclete com Banana(1990)

Camisinha em CADA CABEÇA É UM MUNDO - Timbalada(1994)

Cantinho Escondido em UNIVERSO AO MEU REDOR - Marisa Monte (CD/2006)

Canto pro mar em BANDA CHEIRO DE AMOR AO VIVO - Banda Cheiro de Amor(1993)

Canto pro mar em TIMBALADA - Timbalada(1993)

Canto pro mar em VAMOS DAR A VOLTA NO GUETHO - AO VIVO - Timbalada(1998)

Carnalismo em TRIBALISTAS - Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte(2002)

Carnavália em TRIBALISTAS - Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte(2002)

Cavalo da simpatia em BAHIA DO MUNDO - MITO E VERDADE - Carlinhos Brown(2001)

Cearabe em BAHIA DO MUNDO - MITO E VERDADE - Carlinhos Brown(2001)

Cidade voa em TIMBALISMO - Timbalada(2001)

Clima delicado em EXPERIMENTA - Banda Eva(2000)

Clima delicado em LÁ VEM O GUARDA - Luiz Caldas(1987)

Club do Brown Benjor em LUZ DOURADA - Margareth Menezes(1993)

Co-brador em UM CANTO PRA SUBIR - Margareth Menezes(1989)

Cold heart em OMELETE MAN - Carlinhos Brown(1998)

Compasso do amor em SEXTO SENTIDO - Xuxa(1994)

Comunidade-Lobos em ALFAGAMABETIZADO - Carlinhos Brown(1996)

Consumado em AO VIVO LÁ EM CASA - Arnaldo Antunes (CD/2010)

Consumado em SAIBA - Arnaldo Antunes (CD/2004)

Contato Imediato em AME OU SE MANDE - Jussara Silveira (CD/2011)

Contato Imediato em ARNALDO ANTUNES AO VIVO NO ESTÚDIO - Arnaldo Antunes (CD/2007)

Contato Imediato em QUALQUER - Arnaldo Antunes (CD/2006)

Cordão de bloco em MÃE DE SAMBA - Timbalada(1997)

Corra lá em MENSAGEIRO DA ALEGRIA - Gerônimo(1986)

Covered Saints em ALFAGAMABETIZADO - Carlinhos Brown(1996)

Crendice em BAHIA DO MUNDO - MITO E VERDADE - Carlinhos Brown(2001)

Cumplicidade de armário em ALFAGAMABETIZADO - Carlinhos Brown(1996)

Dança Dos Homens em Z - 300 ANOS DE ZUMBI - Gilberto Gil (CD/2002)

Dandalunda em MAGA - AFROPOPBRASILEIRO - Margareth Menezes(2002)

Delicatessen em TIMBALISMO - Timbalada(2001)

Depois em O QUE VOCÊ QUER SABER DE VERDADE - Marisa Monte (CD/2011)

Depois em VERDADE DE UMA ILUSÃO - TOUR 2012/2013 - Marisa Monte (CD/2014)

Diet em BOAS NOTÍCIAS - Xuxa(1997)

Doce do mar em UM SOM - Arnaldo Antunes(1998)

É difícil em GRITOS DE GUERRA - Chiclete com Banana(1986)

É você em TRIBALISTAS - Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte(2002)

E. C. T. em ACÚSTICO MTV - CÁSSIA ELLER - Cássia Eller(2001)

E.C.T em CÁSSIA ELLER AO VIVO - Cássia Eller(1996)

E.C.T. em 12 DE JANEIRO - NANDO REIS - Titãs(1995)

E.C.T. em CÁSSIA ELLER - Cássia Eller(1994)

E.C.T. em MÚSICA URBANA - Cássia Eller(1997)

E.C.T. em VERDADE DE UMA ILUSÃO - TOUR 2012/2013 - Marisa Monte (CD/2014)

E.C.T. em INFERNAL... BUT THERE IS STILL A FULL MOON SHINING OVER JALALABAD - Nando Reis(2001)

Ecânico em A LUA SABE QUEM EU SOU - Sandra de Sá(1996)

Ela (On My Way) - Bebel Gilberto (CD/2009)

Elizabete No Chuí em SAIBA - Arnaldo Antunes (CD/2004)

Emorio (participação) em BOM TEMPO - Sergio Mendes (CD/2010)

Erê em CANÇÕES CURIOSAS - Sandra Peres e Paulo Tatit(1998)

Etnocopop em DO CÓCCIX ATÉ O PESCOÇO - Elza Soares(2002)

Eu queria que você viesse em A FORÇA QUE NUNCA SECA - Maria Bethânia(1999)

Eu queria que você viesse em DIAMANTE VERDADEIRO - Maria Bethânia(1999)

Fanfarra [Despedida] em BRASILEIRO - Sergio Mendes(1992)

Faraó em OMELETE MAN - Carlinhos Brown(1998)

Favo de Mel em RIO - TRILHA SONORA (2011)

Flagelo em Z - 300 ANOS DE ZUMBI - Gilberto Gil (CD/2002)

Fogo dos ancestres em ANDEI ROAD - Timbalada(1995)

Folia de rei em MÚSICA DE RUA - Daniela Mercury(1994)

Formigueiro [Nave1] em MINERAL - Timbalada(1996)

Fralda em ADOTA EU - Meninos do Pelô (CD/1993)

Frases ventais em ADRIANA MACIEL - Adriana Maciel(1997)

Frases ventias em ALFAGAMABETIZADO - Carlinhos Brown(1996)

Fricote da Terezinha em TIMBALADA - Timbalada(1993)

Funky Bahia em ENCANTO - Sergio Mendes (CD/2008)

Funky Monkey em RIO - TRILHA SONORA (2011)

Garoa em SEDA PURA - Simone(2001)

Grão De Amor em SAIBA - Arnaldo Antunes (CD/2004)

Hagarrê [Nave 3] em MINERAL - Timbalada(1996)

Hali Ba em ...PENSE MINHA COR... - Timbalada(1999)

Happy-py em SEXTO SENTIDO - Xuxa(1994)

Havana voa em ...PENSE MINHA COR... - Timbalada(1999)

Hawaii e you em OMELETE MAN - Carlinhos Brown(1998)

Hawaii e you em SEDA PURA - Simone(2001)

Hip-hop de Candeal em SOLAR - Léo Gandelman(1990)

Homenstruado em MÃE DE SAMBA - Timbalada(1997)

Horário de verão em BAHIA DO MUNDO - MITO E VERDADE - Carlinhos Brown(2001)

Iê Iê Iê em IÊ IÊ IÊ - Arnaldo Antunes (CD/2009)

Iemanja em BLACK IVORY SOUL - Angélique Kidjo (2002)

Indiado em BRASILEIRO - Sergio Mendes(1992)

Indiado em DEVORA-ME - Elba Ramalho(1993)

Infinito Particular - em INFINITO PARTICULAR - Marisa Monte (CD/2006)

Infinito Particular em VERDADE DE UMA ILUSÃO - TOUR 2012/2013 - Marisa Monte (CD/2014)

Inflamável em PEGUE OU LARGUE - Belô Velloso (CD/2002)

Irará em OMELETE MAN - Carlinhos Brown(1998)

Já sei namorar em TRIBALISTAS - Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte(2002)

Já Te Falei em BALACOBACO - Rita Lee (CD/2003)

Já Te Falei em CANTO EM QUALQUER CANTO - Ney Matogrosso (CD/2005)

Jabuticaba em BEBEL GILBERTO - Bebel Gilberto (CD/2004)

Jeremias em LUIZ CALDAS - Luiz Caldas(1994)

Lá de longe em TRIBALISTAS - Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte(2002)

Lagoinha em BAHIA DO MUNDO - MITO E VERDADE - Carlinhos Brown(2001)

Lavanda em DAÚDE #2 - Daúde(1997)

Lembrança vó em PARADEIRO - Arnaldo Antunes(2001)

Let Me Take You to Rio (Blu' Arrival) em RIO - TRILHA SONORA (2011)

Levante em INFINITO PARTICULAR - Marisa Monte (CD/2006)

Lua De Brown em PEGUE OU LARGUE - Belô Velloso (CD/2002)

Lua vermelha em ÂMBAR - Maria Bethânia(1996)

Lua vermelha em IMITAÇÃO DA VIDA - Maria Bethânia(1997)

Lua Vermelha em QUALQUER - Arnaldo Antunes (CD/2006)

Mãe de samba em MÃE DE SAMBA - Timbalada(1997)

Magalenha em BOM TEMPO - Sergio Mendes (CD/2010)

Magalenha em BRASILEIRO - Sergio Mendes(1992)

Magalenha em CAROLINA - Nazaré Pereira(2000)

Magalenha em DEVORA-ME - Elba Ramalho(1993)

Magamalabares em BARULHINHO BOM - Marisa Monte(1996)

Magano em BRASILEIRO - Sergio Mendes(1992)

Mais um na multidão em AO VIVO - Erasmo Carlos(2001)

Mais um na multidão em PRA FALAR DE AMOR - Erasmo Carlos(2001)

Mapa do meu nada em COM VOCÊ... MEU MUNDO FICARIA COMPLETO - Cássia Eller(1999)

Maraçá em BARULHINHO BOM - Marisa Monte(1996)

Maré dendê em FELICIDADE URGENTE - Elba Ramalho(1991)

Mares de ti em ALFAGAMABETIZADO - Carlinhos Brown(1996)

Margarida perfumada em ANDEI ROAD - Timbalada(1995)

Margarida perfumada em CORAÇÃO BRASILEIRO - Fafá de Belém(1998)

Margarida perfumada em PRECISO DIZER QUE TE AMO - Emilio Santiago(1998)

Margarida perfumada em VAMOS DAR A VOLTA NO GUETHO - AO VIVO - Timbalada(1998)

Maria de verdade em VERDE ANIL AMARELO COR DE ROSA E CARVÃO - Marisa Monte(1994)

Mary Cristo em TRIBALISTAS - Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte(2002)

Massagem em TIMBALISMO - Timbalada(2001)

Meia lua inteira (Capoeira larará) em TAMBORES URBANOS - Chiclete com Banana(1988)

Meia lua inteira (Capoeira larará) em MAGAL - Sidney Magal(1990)

Meia lua inteira (Capoeira larará) em NOITES DO NORTE AO VIVO - Caetano Veloso(2001)

Meia lua inteira (Capoeira larará) em ESTRANGEIRO - Caetano Veloso(1989)

Meio da maré em ANDEI ROAD - Timbalada(1995)

Mess in the freeway em BAHIA DO MUNDO - MITO E VERDADE - Carlinhos Brown(2001)

Mil verões em BAHIA DO MUNDO - MITO E VERDADE - Carlinhos Brown(2001)

Misericórdia pudim em MINERAL - Timbalada(1996)

Mulatê do bundê em TIMBALADA - Timbalada(1993)

Músico em OMELETE MAN - Carlinhos Brown(1998)

Na estrada em VERDE ANIL AMARELO COR DE ROSA E CARVÃO - Marisa Monte(1994)

Na Ilha Grande em CHACOALHA AO VIVO - Mambolada(2001)

Na Ilha Grande em TIMBALISMO - Timbalada(2001)

Não é fácil em MEMÓRIAS, CRÔNICAS E DECLARAÇÕES DE AMOR - Marisa Monte(2000)

Nego doce em MAGA - AFROPOPBRASILEIRO - Margareth Menezes(2002)

Nossa Senhora em ALL IN ONE - Bebel Gilberto (CD/2009)

O Amor é feio em TRIBALISTAS - Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte(2002)

O bode em ALFAGAMABETIZADO - Carlinhos Brown(1996)

O Bonde Do Dom em UNIVERSO AO MEU REDOR - Marisa Monte (CD/2006)

O erro e o concerto em MÃE DE SAMBA - Timbalada(1997)

O Que Você Quer Saber De Verdade em O QUE VOCÊ QUER SABER DE VERDADE - Marisa Monte (CD/2011)

O Que Você Quer Saber De Verdade em QUALQUER - Arnaldo Antunes (CD/2006)

O Que Você Quer Saber De Verdade em VERDADE DE UMA ILUSÃO - TOUR 2012/2013 - Marisa Monte (CD/2014)

O Rio em INFINITO PARTICULAR - Marisa Monte (CD/2006)

O Silêncio em O SILÊNCIO - Arnaldo Antunes (CD/1996)

Ô vida em RIO 2: MUSIC FROM THE MOTION PICTURE (2014)

Odo-ya em ENCANTO - Sergio Mendes (CD/2008)

Ói eu, véia em VOCÊ E EU - Banda Eva(1998)

Okan Bale em BLACK IVORY SOUL - Angélique Kidjo (2002)

Omelete man em OMELETE MAN - Carlinhos Brown(1998)

One nation em MAGIC - Sergio Mendes (CD/2014)

Pandeiro-deiro em ALFAGAMABETIZADO - Carlinhos Brown(1996)

Papá Papet em CADA CABEÇA É UM MUNDO - Timbalada(1994)

Papá papet em VAMOS DAR A VOLTA NO GUETHO - AO VIVO - Timbalada(1998)

Parabéns pra você em ...PENSE MINHA COR... - Timbalada(1999)

Paradeiro em PARADEIRO - Arnaldo Antunes(2001)

Passe em casa em TRIBALISTAS - Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte(2002)

Pé de prédio em ANDEI ROAD - Timbalada(1995)

Pecado é lhe deixar de molho em TRIBALISTAS - Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte(2002)

Pegadas na areia em BAHIA DO MUNDO - MITO E VERDADE - Carlinhos Brown(2001)

Pensando alto em TIMBALISMO - Timbalada(2001)

Pense minha cor em ...PENSE MINHA COR... - Timbalada(1999)

Perdão você em MEMÓRIAS, CRÔNICAS E DECLARAÇÕES DE AMOR - Marisa Monte(2000)

Pererê peralta (Saci) (Carlinhos Brown) em SÍTIO DO PICAPAU AMARELO - Vários Intérpretes(2001)

Pra Ser Sincero em INFINITO PARTICULAR - Marisa Monte (CD/2006)

Pracumcum babá em CADA CABEÇA É UM MUNDO - Timbalada(1994)

Praga do céu em KINDALA - Margareth Menezes(1991)

Pretoriana em ORIXÁ MUTANTE - Davi Moraes (CD/2004)

Prosoema pra ocê ará em CADA CABEÇA É UM MUNDO - Timbalada(1994)

Puxe quiaba em RETRATO - Luiz Caldas(1992)

Querubim em SOL NEGRO - Virgínia Rodrigues(1997)

Quixabeira em ALFAGAMABETIZADO - Carlinhos Brown(1996)

Quixabeira em CHEIRO DE AMOR AO VIVO - Banda Cheiro de Amor(1997)

Quixabeira em ME CHAMA - Banda Cheiro de Amor(1998)

Rapunzel em FEIJÃO COM ARROZ - Daniela Mercury(1996)

Ratamahatta em ROOTS - Sepultura(1996)

Remexer em REMEXER - Elba Ramalho(1986)

Rimas irmãs em O CANTO DA CIDADE - Daniela Mercury(1992)

River Boat to the Loggers (participação) em RIO 2 (ORIGINAL MOTION PICTURE SOUNDTRACK) - John Powell (2014)

S'appelle Abaeté em DANÇARINO - Gerônimo(1990)

Sacaneou em COM AMOR - Asa de Águia(1991)

Saci em ...PENSE MINHA COR... - Timbalada(1999)

Santa em PARADEIRO - Arnaldo Antunes(2001)

São Xangô menino em FLOR DA PARAÍBA - Elba Ramalho(1998)

Sapo Cai em RIO - TRILHA SONORA (2011)

Satisfeito em UNIVERSO AO MEU REDOR - Marisa Monte (CD/2006)

Savassi em CHICLETE COM BANANA - Chiclete com Banana(1992)

Segue o seco em BARULHINHO BOM - Marisa Monte(1996)

Segue o seco em VERDE ANIL AMARELO COR DE ROSA E CARVÃO - Marisa Monte(1994)

Selva branca em FÉ BRASILEIRA - Chiclete com Banana(1987)

Sem Você em QUALQUER - Arnaldo Antunes (CD/2006)

Senhora em BAHIA DO MUNDO - MITO E VERDADE - Carlinhos Brown(2001)

Seo Zé em ALFAGAMABETIZADO - Carlinhos Brown(1996)

Seo Zé em QUE LUZ É ESSA? - Lampirônicos(2001)

Seo Zé em TRÊS MENINAS DO BRASIL - AO VIVO - Jussara Silveira, Rita Ribeiro, Teresa Cristina (CD/2008)

Será em LÁ VEM O GUARDA - Luiz Caldas(1987)

Shalom em BAHIA DO MUNDO - MITO E VERDADE - Carlinhos Brown(2001)

Simbora (Let's Go...) em MAGIC - Sergio Mendes (CD/2014)

Soul by soul em OMELETE MAN - Carlinhos Brown(1998)

Tá na mulher em TIMBALADA - Timbalada(1993)

Táxi em UM SEGUNDO - Belô Velloso(1997)

Tem balé em SEREIA - Asa de Águia(1994)

Tema de amor em MEMÓRIAS, CRÔNICAS E DECLARAÇÕES DE AMOR - Marisa Monte(2000)

Ter como bater em ...PENSE MINHA COR... - Timbalada(1999)

Tipo nativo em FESTA - Banda Cheiro de Amor(1989)

Tô latim em ...PENSE MINHA COR... - Timbalada(1999)

Toda paz em ...PENSE MINHA COR... - Timbalada(1999)

Todo canto alegre em DANIELA MERCURY - Daniela Mercury(1991)

Toi em Brizzi do Brazil - Aldo Brizzi(2003)

Toneladas de desejo em CADA CABEÇA É UM MUNDO - Timbalada(1994)

Toneladas de desejo em VAMOS DAR A VOLTA NO GUETHO - AO VIVO - Timbalada(1998)

Tour em ALFAGAMABETIZADO - Carlinhos Brown(1996)

Trabalhador de carnaval em BAHIA DO MUNDO - MITO E VERDADE - Carlinhos Brown(2001)

Trança fina em FELIZ - Carlos Pita(1986)

Tribal DDD em ME LEVA - Netinho(1997)

Tribal united dance em OMELETE MAN - Carlinhos Brown(1998)

Tribalistas em TRIBALISTAS - Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte(2002)

Tumba em BLACK IVORY SOUL - Angélique Kidjo (2002)

Um A Um em ARNALDO ANTUNES AO VIVO NO ESTÚDIO - Arnaldo Antunes (CD/2007)

Um A Um em TRIBALISTAS - Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte(2002)

Uma brasileira em FEVERS 98 - VEM DANÇAR - Fevers, The(1998)

Uma brasileira em VAMO BATÊ LATA - Paralamas do Sucesso(1995)

Uma Breve História em OXIGÊNIO - Jota Quest(2000)

Universo Ao Meu Redor em UNIVERSO AO MEU REDOR - Marisa Monte (CD/2006)

Vai rolar em BAHIA DO MUNDO - MITO E VERDADE - Carlinhos Brown(2001)

Vale em TIMBALISMO - Timbalada(2001)

Vanju concessa em ALFAGAMABETIZADO - Carlinhos Brown(1996)

Velha infância em TRIBALISTAS - Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte(2002)

Vem Cá em IÊ IÊ IÊ - Arnaldo Antunes (CD/2009)

Verdade, Uma Ilusão em O QUE VOCÊ QUER SABER DE VERDADE - Marisa Monte (CD/2011)

Verdade, Uma Ilusão em VERDADE DE UMA ILUSÃO - TOUR 2012/2013 - Marisa Monte (CD/2014)

Véu Vavá em DAÚDE - Daúde(1995)

Via Lapa em PAPO MACACO - Davi Moraes (CD/2002)

Vide Gal em FEIJÃO COM ARROZ - Daniela Mercury(1996)

Vilarejo em INFINITO PARTICULAR - Marisa Monte (CD/2006)

Vilões satisfeitos em BAHIA DO MUNDO - MITO E VERDADE - Carlinhos Brown(2001)

Visão do cíclope em MAGIA - Luiz Caldas(1985)

Vitamina ser em OMELETE MAN - Carlinhos Brown(1998)

Vumbora amar em CLASSIFICADOS - Chiclete com Banana(1992)

Water my girl em OMELETE MAN - Carlinhos Brown(1998)

Whats is love em RIO 2: MUSIC FROM THE MOTION PICTURE (2014)

Ylê farol em JAMBO - Chiclete com Banana(1990)

You and I em BOM TEMPO - Sergio Mendes (CD/2010)

Zanza em ALFAGAMABETIZADO - Carlinhos Brown(1996)

Zanza em RECIPIENTE - Zé Guilherme(2000)

Zanzando em PLURAL - Gal Costa(1990)

Zum zum zum pra que? em CHICLETE COM BANANA - Chiclete com Banana(1992)

Zumbi em Z - 300 ANOS DE ZUMBI - Gilberto Gil (CD/2002) 

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Trabalho Resultado
1997 Brasil MTV Video Music Brasil Videoclipe do Ano "A Namorada" Indicado
Escolha da Audiência Carlinhos Brown - "A Namorada" Indicado
Melhor Videoclipe POP Carlinhos Brown - "A Namorada" Indicado
Melhor Direção em Videoclipe Carlinhos Brown — "A Namorada" Indicado
Melhor Fotografia em Videoclipe Carlinhos Brown — "A Namorada" Indicado
Brasil Prêmio Multishow de Música Brasileira Melhor Cantor Carlinhos Brown Venceu
1998 Brasil Prêmio Multishow de Música Brasileira Melhor Instrumentista Carlinhos Brown Venceu
2004  Estados Unidos Grammy Latino Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro Carlinhos Brown é Carlito Marrón Venceu
2005 Espanha Prêmio Goya Melhor Canção Original "Zambie Mameto" Venceu
2007 Brasil Grande Prêmio Cinema Brasil Melhor Trilha Sonora Cidade Baixa Indicado
2011 Estados Unidos Grammy Latino Melhor Álbum Cantor/Compositor Diminuto Indicado
Melhor Álbum de Engenharia de Gravação Diminuto Indicado
2012 Brasil Prêmio Contigo de Cinema Nacional Melhor Trilha Sonora Capitães da Areia Indicado
Brasil Grande Prêmio Cinema Brasil Melhor Trilha Sonora Original Capitães da Areia Indicado
Estados Unidos Prêmio Black Reel Melhor Canção "Fly Love" Indicado
Estados Unidos Prêmio Annie Música em uma Produção de Animação Rio Indicado
Brasil Prêmio ACIE de Cinema Melhor Trilha Sonora Capitães da Areia Indicado
Estados Unidos Oscar Canção Original "Real in Rio" Indicado

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Carlinhos Brown
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carlinhos Brown