Preta Gil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde setembro de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Preta Gil
Preta Gil no Orgulho LGBT Acre cropped.jpg
Preta Gil na Parada do Orgulho LGBT no Acre em 2009.
Informação geral
Nome completo Preta Maria Gadelha Gil Moreira
Também conhecido(a) como Pretinha, Preta Mariaou "Negah"
Nascimento 8 de agosto de 1974 (40 anos)
Origem  Rio de Janeiro, Capital
País  Brasil
Gênero(s) Pop, MPB, R&B
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 2003 - Atualmente
Outras ocupações Compositora, produtora
Gravadora(s) Warner Music, Geléia Geral e Universal Music
Afiliação(ões) Anitta, Gilberto Gil, Gal Costa e Ana Carolina
Influência(s) Alcione, Ana Carolina, Ivete Sangalo e Beyoncé
Página oficial Site Oficial

Preta Maria Gadelha Gil Moreira, (Rio de Janeiro, 8 de agosto de 1974) é uma cantora, atriz e apresentadora brasileira, filha do cantor e compositor Gilberto Gil.

Biografia & Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Ela é filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, e afilhada da cantora Gal Costa.[1] Foi casada desde 2009 com o mergulhador Carlos Henrique Lima, a quem namorava desde 2008.[2] ; [3] mas em 2013 se separou.[[2]]

Seu único filho se chama Francisco Gil Moreira Müller de Sá,[4] nascido em 20 de Janeiro de 1995, fruto do seu primeiro casamento com o ator Otávio Muller, de quem se separou quando o filho era pequeno. [5]

Casou-se em 2010 com o mergulhador Carlos Henrique Lima, de quem se separou em abril de 2013, após 4 anos de casados.[6]

O momento tem sido de muitos preparativos para Preta Gil, o primeiro para o carnaval 2014. E, o segundo, para o seu casamento, que já tem data marcada: junho de 2015. Atualmente namorando o seu Personal trainer, "Rodrigo Godoy", agora seu noivo.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2003-2004: O Primeiro CD "Prêt-à-Porter" e a Controvérsia "Nua" e Crua[editar | editar código-fonte]

O primeiro álbum de estúdio Preta Gil , intitulado "Prêt-à Porter", foi lançado em 2003. Preta tirou fotos nua para a capa eo encarte do CD. A ideia era que o cantor, em particular, a sentir-se renascer com que seu primeiro emprego, e como nós nascemos nus, em seguida, caiu também.

Quando terminar as fotos, mostrou-lhes o rótulo. Mas logo ele foi alertado e perguntou se ela tinha certeza de que, se você pensou que não iria causar qualquer "escândalo". Inocentemente, Preta disse que desde que ela tinha de incluir outros cantores no disco, cantores que também estavam nus nas capas de seus CDs, e não seria um "peito para fora" que poderia causar uma polêmica.

De lá, ao mesmo tempo, Preta fez uma entrevista para Trippe. Mas, como todas as mídias pensou que Preta estava na depuração de querer estimular, chamou-a para fazer um sensual. Preta , muito relaxado, adorei, porque sempre foi um sonho meu fazer Playboy . Mas Preta revela que quando leu a revista de sua entrevista, não era exatamente o que ela havia dito, porque tinha muitas perguntas para que suas respostas seriam mal interpretadas e fez ela ficar mal. A entrevista saiu na revista com o lançamento de seu CD polêmico, por isso teria sido outro motivo para a mídia a pensar que ela estava disposta a aparecer.

Em uma entrevista de TV apenas, GNT, o programa Irritando "Fernanda Young", Preta Gil diz que, como o divertido e descontraído para o apresentador, que se ela fosse magra, com toda a certeza que barulho não teria acontecido.

2005-2010: O Segundo CD "Preta", a turnê "Noite Preta" e primeiro CD-DVD-Blu-ray ao vivo[editar | editar código-fonte]

O segundo álbum de estúdio de Preta Gil, intitulado Preta, foi lançado em setembro de 2005. O CD continha duas músicas, "Muito Perigoso" e "Você e Mene, You and Me", ambos lançados em 2005.

Em 2008, Preta estreou sua nova turnê, chamada "Noite Preta", onde em 20 de outubro de 2009 gravou seu primeiro show em DVD/ Blu-ray, com lançamento previsto para dia 17 de julho de 2010.

"Estou pensando em lançar um DVD extra com apenas o proibido. No meu dia a dia, eu sou muito diferente do caráter Preta Gil, aquele que as pessoas saibam o palco. Diga a mulher Preta do palco é um mais liberal, sem travas na língua, boca suja assim, Preta disse ao EGO. Esperando a Copa do Mundo da FIFA 2010 através do pré-lançamento do DVD/ Blu-ray do primeiro show Preta Gil foi em 17 de julho de 2010, no "Scala Rio", com uma grande festa.

Com a casa lotada no "The Week Rio", e um público de cerca de três mil pessoas, Gil comemorou o aniversário de seu show e pré-lançamento de seu DVD / Blu-ray , que chega às lojas em agosto: "É carreira de oito anos e três deles trabalhando nesse show. Hoje eu sou uma artista madura e consciente o suficiente do meu segmento. Tenho uma equipe maravilhosa e experiência muito agradável a cada minuto com toda essa situação", disse Preta ao EGO durante uma conversa no vestiário.

2011-2012: Os Preparativos para o Terceiro CD "Sou Como Sou" & Lançamento[editar | editar código-fonte]

Depois do sucesso do DVD/ Blu-ray/ CD Preto "Noite Preta" , à frente do talk show sobre sexo, "Vai e Vem", do canal a cabo GNT , Preto já está programado para gravar o próximo álbum: "Em julho de 2011 Eu ir para o estúdio. Estou muito animado, cheio de idéias!" Com um repertório composto por canções de pop e MPB , bem como as suas canções originais, a "Noite Preta" logo se tornou uma mania no Rio de Janeiro , onde o show nasceu: "No princípio era eu, quatro músicos, um roadie e Ju (secretário de imprensa Juliana Martins e do lado direito Preto) . Hoje nossa equipe é de 14 pessoas e eu tenho muito orgulho de dizer que "Noite" é o sustento de todos."

Finalmente o terceiro álbum de estúdio foi lançado em 24 de julho de 2012 com o título Sou como Sou, pela gravadora DGE Entertainment Ltda. O primeiro single de mesmo nome, foi lançado apenas um dia antes do lançamento oficial do álbum.

Preta Gil aparece quase todos os domingos no programa Esquenta!, apresentado por Regina Casé, na Rede Globo. Atualmente, ela está participando do quadro Medida Certa no Fantástico.

2013-Atualmente: 10 Anos de Carreira & Gravação de seu 2º DVD/Blu-ray ao vivo[editar | editar código-fonte]

Preta Gil celebrou 10 anos de carreira com a gravação do DVD/Blu-ray "Bloco da Preta", que aconteceu na noite desta quarta-feira, 23 de outubro de 2013, no Citibank Hall, no Rio de Janeiro. Com um mix de ritmos brasileiros que vão do pop ao sertanejo, passando pelo funk, axé, pagode e samba, o show contou com as participações de Lulu Santos, Ivete Sangalo, Anitta, Israel Novaes e Thiaguinho e teve três horas de duração[7] . Algumas músicas precisaram ser repetidas por conta da voz rouca da cantora e erros em algumas letras. Mestre Pablo à frente da bateria "Black Power", com 10 ritmistas, e os bailarinos no palco deram um brilho especial ao show.

"Toda a cantora sonha com isso, com essa mega produção. Estou muito feliz", disse Preta, que apesar de ter levado a fisioterapeuta não se importou com o problema do joelho, pulou e usou salto alto durante a apresentação. "Só hoje pode".[8]

No carnaval 2014, o cantor sul-coreano, Psy, vai cantar ao lado de Preta Gil, além, também, de cantar ao lado de Claudia Leitte integra a programação da "Varanda Elétrica" do camarote "Expresso 2222".[9]

Para o carnaval de 2014, Preta está com a agenda mais lotada do que nunca. Ao todo, Preta se apresentará em 19 shows ao longo de 15 dias. O seu bloco de rua na Cidade Maravilhosa, o "Bloco da Preta", é o terceiro maior do Rio de Janeiro e já chegou a concentrar até 2,5 milhões de pessoas nas ruas. Para dar conta de tanto trabalho, a cantora é assessorada por uma equipe com diversos profissionais. "Antes tinha medo do figurino, do sapato, de todos os detalhes. Tudo me causava dor. Tinha remédio, analgésico e bolsa de gelo me esperando na saída de cada show. Tive duas lesões no joelho, nos carnavais de 2010 e 2012. Hoje aprendi a delegar as responsabilidades e a cuidar mais de mim. Tenho osteopata, fisioterapeuta, o Rodrigo (noivo) como personal, fonoaudióloga. Mas não adianta ter tanta gente cuidando de mim se eu mesma não me cuidar", diz ela, que afirma não deixar mais a rotina pesada interferir na sua saúde.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de Estúdio[editar | editar código-fonte]

Lista de álbuns, com posições nas paradas selecionadas e certificações
Álbum Posições Vendas e certificações
BRA
Prêt-à Porter 1
  • Vendas totais: 25.000
Preta 9
  • Vendas totais: 30.000
Sou como Sou 4
  • Vendas totais: 45.000

Álbuns & DVDs Ao Vivo[editar | editar código-fonte]

Lista de CDs e DVDs, com posições nas paradas selecionadas e certificações
Álbum Posições Vendas e certificações
BRA
Noite Preta ao Vivo 2
  • Vendas totais: 85.000

  • Gold.png Ouro (CD - 50.000)
  • Gold.png Ouro (DVD - 35.000)
Bloco da Preta TBA.
  • Vendas totais: TBA.

  • (CD - TBA.)
  • (DVD - TBA.)
  • (Blu-ray - TBA.)

Singles[editar | editar código-fonte]

Lista de singles, com posições nas paradas selecionadas
Ano Single Melhores posições Álbum
BRA
Hot 100
2003 Sinais de Fogo 1 Prêt-à Porter
Andaraí 42
2005 Muito Perigoso 87 Preta
Eu e Você, Você e Eu 35
2007 Mutante 28 Não Adicionado a Nenhum Álbum
2009 Stereo 11 Noite Preta ao Vivo
2010 Meu Valor 72
2012 Sou Como Sou 20 Sou como Sou
Mulher Carioca
2013 Relax
2014 Que Isso Neguinho? - Bloco da Preta
Take It Easy (part. Anitta) -

Colaborações em singles[editar | editar código-fonte]

Lista de singles, com posições nas paradas selecionadas
Ano Single Melhores posições Álbum
BRA
Hot 100
2011 Carinho de Verdade (participação com vários artistas) 55 Não Adicionado a Nenhum Álbum
Meu Corpo Quer Você (Naldo part. Preta Gil) - Na Veia Tour
2013 Amor, Amor (Wanessa part. Preta Gil) 4 DNA Tour
Esse Amor (Rodriguinho part. Preta Gil) - O Mundo dá Voltas
2014 Go, Gol (Rodrigo Alexey part. Preta Gil) - -

Turnês[editar | editar código-fonte]

Ano Título Álbuns Associados
2008-2011 Noite Preta Prêt-à Porter, Preta, Noite Preta ao Vivo
2012-atual Baile da Preta Sou como Sou, Bloco da Preta
Bloco de Carnaval
Ano Título Álbuns Associados
2009-atual Bloco da Preta Noite Preta ao Vivo, Sou como Sou, Bloco da Preta

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Apresentadora[editar | editar código-fonte]

Como Apresentadora
Ano Título Emissora
2004 Caixa Preta Band
2010 Vai e Vem GNT
2012 Esquenta! Rede Globo

Televisão[editar | editar código-fonte]

Novelas e Seriados
Ano Título Papel
2003 Agora é Que São Elas Vanusa
2007 Caminhos do Coração Helga Silva da Silveira
2008 Ó Paí Ó Magda
2008 Os Mutantes - Caminhos do Coração Helga Silva da Silveira
2009 Caminho das Índias Ela mesma
2010 As Cariocas Gláucia
2010 Ti Ti Ti Ela mesma
2012 Cheias de Charme Ela mesma
2012 Aventuras do Didi Ela mesma
2012 The Voice Brasil Mentora assistente de Lulu Santos
2013 Pé na Cova Ela mesma

Cinema[editar | editar código-fonte]

Filmes
Ano Titulo Papel
2006 Os Sem-Floresta Stella (voz)
2011 Billi Pig Dona Generosa

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Preta Gil