The Voice UK

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Voice UK
Informação geral
Formato Talent show
Criador(es) John de Mol
Roel van Velzen
País de origem  Reino Unido
Idioma original Inglês
Produção
Apresentador(es) Emma Willis (3)
Marvin Humes (3)
Holly Willoughby (1 e 2)
Reggie Yates (1 e 2)
Elenco Tom Jones
will.i.am
Kylie Minogue (3)
Ricky Wilson (3)
Danny O'Donoghue (1 e 2)
Jessie J (1 e 2)
Exibição
Formato de exibição HDTV
Ao Vivo
Transmissão original 24 de março de 2012 - presente
Nº de temporadas 3
Nº de episódios varia conforme edição

The Voice UK é um talent show britânico que estreou em 24 de março de 2012 na rede de televisão BBC One. Baseado na competição de canto The Voice of Holland, a série foi criada pelo produtor de televisão holandês John de Mol e faz parte da comunidade internacional "The Voice" séries. É produzido pela Shed Media, produtora da companhia Wall to Wall.

Resumo[editar | editar código-fonte]

A BBC adquiriu os direitos do programa após uma acirrada disputa com a ITV, pagando 22 milhões de libras por dois anos de exibição. Na mesma data de estreia da primeira temporada do The Voice UK, estreou na ITV a sexta temporada do programa Britain's Got Talent, o que para muitos foi uma tentativa de iniciar uma guerra pela audiência no Reino Unido.[1]

O programa já teve duas temporadas e terá uma terceira em 2014.[2] O vencedor recebe o prêmio de 100 mil libras e um contrato com a Universal Republic Records.

Escolha dos Técnicos[editar | editar código-fonte]

O primeiro artista confirmado como técnico do The Voice UK foi a cantora pop Jessie J, em 4 de outubro de 2011.[3] No mesmo mês, especulou-se que o rapper americano will.i.am também seria técnico do programa,[4] o que acabou se confirmando no dia 2 de dezembro.[5] Poucos dias depois, o painel de técnicos foi completo com o cantor galês Sir Tom Jones, além do vocalista da banda The Script, o irlandês Danny O'Donoghue.[6]

Em julho de 2013, Jessie J anunciou sua saída do show após duas temporadas.[7] A cantora alegou que pretende se dedicar a divulgação e turnê do seu novo álbum e disse que pode voltar ao programa em temporadas futuras. Pouco tempo depois, Danny O'Donoghue seguiu o mesmo caminho e anunciou sua saída do programa para dedicar-se ao que ele chamou de "momento mais importante da carreira" da banda The Script.[8]

Treinadores e Finalistas[editar | editar código-fonte]

     – Vencedor Técnico/Concorrente. Os vencedores estão em negrito, os participantes eliminados na pequena pia batismal.

Temporadas Treinadores
will.i.am Jessie J Tom Jones Danny O'Donoghue
1 Tyler James
Jaz Ellington
Joelle Moses
Frances Wood
Sophie Griffin
Vince Kidd
Becky Hill
Toni Warne
Cassius Henry
Ruth-Ann St. Luce
Leanne Mitchell
Ruth Brown
Adam Isaac
Matt and Sueleen
Samuel Buttery
Bo Bruce
Max Milner
David Julien
Aleks Josh
Hannah Berney
2 Leah McFall
Cleo Higgins
Leanne Jarvis
Matt Henry
Ash Morgan
Sarah Cassidy
Mike Ward
Joseph Apostol
Alys Williams
Andrea Begley
Karl Michael
Mitchel Emms
3 will.i.am Kylie Minogue Tom Jones Ricky Wilson
Jermain Jackman
Sophie-May Williams
Iesher Haughton
Jamie Johnson
Lee Glasson
Rachael O’Connor
Sally Barker
Bizzi Dixon
Georgia Harrup
Christina Marie
Chris Royal
Emily Adams

Formato[editar | editar código-fonte]

A série consiste em quatro fases: um teste cego, uma fase de batalha, uma fase de nocautes e shows ao vivo. Quatro técnicos, todos artistas notáveis​​, escolhem as equipes de concorrentes por meio de um processo de audição cega, que só ocorre após uma fase prévia com os produtores do programa, não televisionada. Cada técnico tem o tempo da performance do competidor (cerca de um minuto) para decidir se ele ou ela quer o competidor em sua equipe, se existirem dois ou mais juízes que queiram o mesmo cantor (como acontece frequentemente), o competidor tem a escolha final sobre o treinador.

Cada equipe de cantores é orientada e desenvolvida pelo seu treinador respectivo. Na segunda etapa, chamada de fase de batalha, os treinadores formam duplas de membros de sua equipe para uma batalha musical, os adversários cantam a mesma canção em conjunto e o treinador escolhe qual membro da equipe avançará para a fase de nocautes. Nessa etapa, cada artista canta sua canção individualmente, mas apenas um em cada três avança para os shows ao vivo, onde um membro de cada equipe é eliminado semanalmente até restarem apenas quatro finalistas, cada um de uma equipe diferente.

A partir da segunda temporada foi introduzida uma nova forma de salvar um participante: o steal (roubo, em português). O steal acontece quando um ou mais técnicos querem um participante de outro técnico que tenha sido derrotado na fase de batalhas. Se apenas um técnico roubar o artista, ele passa a fazer parte de um novo time automaticamente. Se dois ou três técnicos acionarem o steal, quem escolhe para qual time vai é o candidato.

Sumário[editar | editar código-fonte]

Legenda de cores

     Team Danny
     Team Jessie
     Team Tom
     Team Will
     Team Kylie
     Team Ricky
Temporada Estreia Vencedor(a) Vices Quarto lugar Técnico vencedor Apresentadores Técnicos Mentores
1 24 de março de 2012 Leanne Mitchell Bo Bruce Vince Kidd Tom Jones Holly Willoughby
Reggie Yates
will.i.am
Jessie J
Tom Jones
Danny O'Donoghue
Dante Santiago
Ana Matronic
Cerys Matthews
Paloma Faith
Tyler James
2 30 de março de 2013 Andrea Begley Leah McFall Matt Henry Danny O'Donoghue Dante Santiago
Claude Kelly
Cerys Matthews
Dido
Mike Ward
3 11 de janeiro de 2014 Jermain Jackman Christina Marie Jamie Johnson will.i.am Emma Willis
Marvin Humes
will.i.am
Kylie Minogue
Tom Jones
Ricky Wilson
Leah McFall e Dante Santiago
Jake Shears
Tinie Tempah
Katy B
Sally Barker

Referências

  1. 'Britain's Got Talent' launch date confirmed by Alesha Dixon. Hearst Magazines UK (8 de março de 2012). Página visitada em 20 de junho de 2012.
  2. The Voice has been renewed for a third series. CBBC Newsround (27 de maio de 2013). Página visitada em 9 de julho de 2013.
  3. Jessie J named as first coach for BBC One's 'The Voice UK'. Digital Spy (4 de outubro de 2011). Página visitada em 9 de julho de 2013.
  4. Cheryl Cole's pal Will.i.am to be a mentor on The Voice. The Sun (25 de outubro de 2011). Página visitada em 9 de julho de 2013.
  5. Black Eyed Peas' will.i.am confirmed as second coach on 'The Voice UK'. Digital Spy (2 de dezembro de 2011). Página visitada em 9 de julho de 2013.
  6. Tom Jones, The Script's Danny O'Donoghue join 'The Voice UK'. Digital Spy (8 de dezembro de 2011). Página visitada em 9 de julho de 2013.
  7. Jessie J confirmou saída do "The Voice UK". Zero Hora (8 de julho de 2013). Página visitada em 9 de julho de 2013.
  8. 'The Voice UK' Announces Departure of Another Coach. The Hollywood Reporter (16 de julho de 2013). Página visitada em 20 de julho de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]