Talent show

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Talent show ou show de talento é um género de programa de televisão onde os participantes competem através da demonstração das suas capacidades em áreas tão diversas como representação, canção, dança, acrobacia, artes marciais, pintura, culinária e outras, de forma a demonstrarem ao público espectador e a um júri selecionado o seu talento sob avaliação. Esta competição desenvolve-se ao longo de várias episódios do programa e é estimulada perante a atribuição de um prémio final. Como nos reality shows, a participação do público é determinante uma vez que geralmente também toma parte nas avaliações finais através de sistemas de votação implementados.

História[editar | editar código-fonte]

Os talent shows resultaram do formato do reality show. Programas como Popstars, Pop Idol, The X Factor e Britain's Got Talent tornaram-se muito populares e alguns dos seus participantes ficaram famosos de forma quase instantânea. Vídeos postados no YouTube ajudaram também esse reconhecimento, como é o exemplo da cantora Susan Boyle que ficou célebre mundialmente apesar de ter ficado em 2º lugar no programa inglês Britain's Got Talent.[1] [2]

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

O formato foi adaptado a programas como Operação Triunfo, Ídolos, Olha Quem Dança, Portugal Tem Talento, MasterChef e A Voz de Portugal, entre outros.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.