The X Factor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The X Factor
Álbum de estúdio de Iron Maiden
Lançamento 2 de Outubro de 1995
Gravação 1994 - Agosto de 1995
Gênero(s) Heavy metal
Duração 71:02
Gravadora(s) EMI
Produção Steve Harris e Nigel Green
Cronologia de Iron Maiden
Último
Último
Fear of the Dark
(1992)
Virtual XI
(1998)
Próximo
Próximo
Singles de The X Factor
  1. "Man on the Edge"
    Lançamento: 25 de setembro de 1995
  2. "Lord of the Flies"
    Lançamento: Abril 1996
Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
Allmusic 2 de 5 estrelas.Star full.svgStar empty.svgStar empty.svgStar empty.svg link

The X Factor é o décimo álbum de estúdio da banda de heavy metal Iron Maiden, lançado em 2 de outubro de 1995. Este álbum foi o primeiro do Iron Maiden com o vocalista Blaze Bayley, que antes era da banda Wolfsbane, escolhido por Steve Harris após lembrar-se de uma apresentação do cantor numa abertura de um Show do Iron Maiden, anos antes, entrando no lugar do Bruce Dickinson, que deixou a banda para se dedicar a seu trabalho solo.[1] [2]

A mudança de vocalista, uma década depois da saída de Paul Di'Anno causou grande impacto nos fãs, junto ao estilo mais sombrio que o tom de voz de Blaze, bem mais profunda que de Bruce, fez com que a banda mudasse um pouco de estilo.

O nome The X Factor tem duas inspirações, a primeira do algarismo romano X significar dez, sendo o décimo álbum da banda, e o Factor X ter sido, de acordo com o Produtor, Nigel Green, a entrada do novo e dedicado vocalista. Foi o segundo álbum, depois de Piece of Mind, em que o título não fosse também título de uma música, como também não figura em nenhuma letra das músicas do álbum.

A turnê, The X Factour teve alguns problemas, primeiro um desentendimento durante a apresentação de The Trooper no show realizado no Chile, quando um espectador cuspiu nos integrantes da banda, Blaze Bayley e Steve Harris discutiram calorosamente com a platéia, muito embora, somente após terminar a apresentação da música. O fraco desempenho de Blaze durante a turnê mundial foi um dos motivos da revolta e repudia dos fãs. Nos shows Blaze não alcançava as mesmas notas que alcançava nos álbuns de estúdio, esquecia as letras das musicas e frequentemente parecia estar alcoolizado.

O álbum[editar | editar código-fonte]

The X Factor é o segundo álbum (além de Piece of Mind) cujo título não vem de nenhuma das faixas, e é o primeiro álbum cujo título não é encontrado na letra de nenhuma das músicas.

A capa retrata a operação que quebrou a cabeça do mascote Eddie (vista pela primeira vez na capa do Piece of Mind), e foi criada pelo artista Hugh Syme. Em alguns lançamentos, a capa foi trocada por outra com imagens menos explícitas, mostrando Eddie à distância, enquanto a imagem original foi colocada na última página do livreto. A idéia de trazer o mascote Eddie como uma figura "real" (ele sempre foi retratado como um desenho) foi do guitarrista Dave Murray.

O álbum também é diferente porque a banda produziu composições que acabaram por não entrar no álbum. "Justice of the Peace" e "Judgement Day" reapareceram na coletânea Best of the B'Sides e na caixa Eddie's Archive, mas "I Live My Way" não. As três foram lançadas na época como lado B.

Faixas[editar | editar código-fonte]

N.º Título Compositor(es) Duração
1. "Sign of the Cross"   Harris 11:17
2. "Lord of the Flies"   Harris, Gers 5:03
3. "Man on the Edge"   Bayley, Gers 4:13
4. "Fortunes of War"   Harris 7:23
5. "Look for the Truth"   Harris, Bayley, Gers 5:10
6. "The Aftermath"   Harris, Bayley, Gers 6:20
7. "Judgement of Heaven"   Harris 5:12
8. "Blood on the World's Hands"   Harris 5:57
9. "The Edge of Darkness"   Harris, Bayley, Gers 6:39
10. "2 A.M."   Harris, Bayley, Gers 5:37
11. "The Unbeliever"   Harris, Gers 8:10
Duração total:
71:01

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

  • The Xpression Choir – Canto gregoriano (faixa 1)
  • Nigel Green – engenharia, mixagem e produção
  • Ronal Whelan – masterização

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Iron Maiden é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.