Virtual XI

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Virtual XI
Álbum de estúdio de Iron Maiden
Lançamento 23 de março de 1998
Gravação 1997 - Fevereiro de 1998 no Barnyard Studios, Essex, Inglaterra
Gênero(s) Heavy metal
Duração 53:10
Gravadora(s) EMI
Produção Steve Harris, Nigel Green
Cronologia de Iron Maiden
Último
Último
The X Factor
(1995)
Brave New World
(2000)
Próximo
Próximo
Singles de Virtual XI
  1. "The Angel and the Gambler"
    Lançamento: 9 de março de 1998
  2. "Futureal"
    Lançamento: 28 de setembro de 1998
Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
Allmusic 2 de 5 estrelas.Star full.svgStar empty.svgStar empty.svgStar empty.svg link

Virtual XI (Virtual Eleven) é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda de heavy metal Iron Maiden. Lançado em 23 de março de 1998, influenciado com a onda tecnológica e a chegada do séc XXI, o que trazia na arte e nas letras referências futuristas - como realidade virtual - e obteve a pior posição de um álbum de estúdio de Iron Maiden nas paradas musicais da Inglaterra, 16º lugar, desde Killers recebera mesma em 1981. Embora um consenso sobre a qualidade do álbum esteja longe de ser alcançado.

O segundo trabalho de Blaze Bayley não fora tão bom quanto o primeiro em The X Factor, embora tenha sido impulsionado por algumas estratégias de marketing da banda, como jogos de futebol entre os integrantes realizados durante a turnê (temática alcançada a partir do título "Virtual Onze", lembrando onze jogadores da partida de futebol, presente também na capa do álbum) e o lançamento posterior do jogo Eddie Hunter, um jogo de tiro em primeira pessoa protagonizado pelo mascote da banda, Eddie, com a trilha sonora composta das 20 músicas mais populares do Iron Maiden, indicadas por uma pesquisa de internet, aonde duas músicas de Virtual XI foram eleitas, Futureal e The Clansman.

A turnê, Virtual Eleven World Tour foi problemática, assim como a anterior, The X Factor, com diversos shows cancelados nos EUA, novamente devido a problemas de saúde de Blaze Bayley ocasionados pela sua reação alérgica a alguns elementos dos cenários usados nos shows, e não voltou até o Chile, aonde ocorreu um grande desentendimento entre os integrantes e a platéia anos antes.

O fraco desempenho do álbum somou-se a baixa aceitação por parte dos fãs ao vocalista Blaze Bayley o que culminou na sua demissão da banda, e a volta de Bruce Dickinson, embora este período de crise na história do Iron Maiden fora longe de ser culpa apenas da incompatibilidade de Blaze. Outros integrantes passavam por momentos conturbados de suas vidas, como o divórcio de Steve Harris. Mas é incontestável que com a volta de Bruce Brave New World tenha alcançado nível musical, tanto em composição como em execução, muito superior ao álbum anterior.

Faixas[editar | editar código-fonte]

N.º Título Compositor(es) Duração
1. "Futureal"   Blaze Bayley, Steve Harris 2:55
2. "The Angel and the Gambler"   Harris 9:52
3. "Lightning Strikes Twice"   Harris, Dave Murray 4:50
4. "The Clansman"   Harris 8:59
5. "When Two Worlds Collide"   Bayley, Harris, Murray 6:17
6. "The Educated Fool"   Harris 6:44
7. "Don't Look to the Eyes of a Stranger"   Harris 8:03
8. "Como Estais Amigos"   Bayley, Janick Gers 5:30
Duração total:
53:10

Membros[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Capa

Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Iron Maiden é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.