Janick Gers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Janick Gers
Informação geral
Nome completo Janick Robert Gers
Nascimento 27 de janeiro de 1957 (57 anos)
Local de nascimento Hartlepool, Inglaterra
 Reino Unido
Instrumento(s) Guitarra
Modelos de instrumentos Fender Stratocaster
Período em atividade 1980 - atualmente
Gravadora(s) EMI
Afiliação(ões) Iron Maiden, White Spirit, Gillan, Gogmagog, Fish, Bruce Dickinson

Janick Robert Gers, mais conhecido como Janick Gers (Hartlepool, Inglaterra, 27 de janeiro de 1957) é um guitarrista inglês, membro do grupo de heavy metal britânico Iron Maiden. Ele é o mais velho de três irmãos (ele tem um irmão e uma irmã mais novos). Seu nome tem uma origem polonesa mais profunda que parece: "Meu pai entrou para a marinha polonesa, foi assim que ele chegou até a Inglaterra, onde conheceu minha mãe." Explica ele "Ele entrou para a marinha britânica logo depois de se casar com ela e, mais tarde, entrou para a marinha mercante.

Quando eu nasci ele ainda estava no mar fazendo seu primeiro ano, então teve que parar e retornar. Havia muitos poloneses vivendo naquela área, porque tinha muitas docas em Hartlepool. Foi assim que meus pais se conheceram."

Quando criança as atividades do pequeno Jan era "natação, futebol e música – nessa ordem.

Janick ingressou no Iron Maiden em 1989, a convite do vocalista Bruce Dickinson, para substituir Adrian Smith, que deixou a banda na época para seguir carreira solo.

Gers é conhecido por sua marcante presença de palco e também pelos solos extremamente rápidos e dificeis de serem executados ; nos shows gosta muito de pular, correr de um lado a outro, jogar o instrumento para o alto e batê-lo nas paredes. Como guitarrista, Gers mostra uma sonoridade mais pesada, como na canção 2 Minutes to Midnight, onde o baixista e fundador Steve Harris prefere o estilo próprio de Janick Gers à versão original. O guitarrista também fez parte da Ian Gillan Band, ex-banda do vocalista do Deep Purple, além de tocar com Bruce Dickinson em sua carreira solo.

Janick divide opiniões entre os fãs da banda. De um lado, é idolatrado por sua presença de palco, técnica e carisma. De outro, é odiado por ter substituído Adrian Smith em sua saída em 1990. Janick ainda faz parte do grupo, mesmo com o retorno de Adrian Smith em 1999, fazendo com que a banda possua três guitarristas: Smith, Gers e Dave Murray, além dos outros integrantes: Bruce Dickinson (vocalista), Steve Harris (baixista) e Nicko McBrain (baterista do grupo desde 1982).

Discografia[editar | editar código-fonte]

White Spirit[editar | editar código-fonte]

Gillan[editar | editar código-fonte]

Bruce Dickinson[editar | editar código-fonte]

Iron Maiden[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre guitarristas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.