Ao vivo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Ao vivo (português brasileiro) ou em direto (português europeu) é uma expressão utilizada no meio televisivo para indicar que um programa ou evento está sendo transmitido em tempo real, simultaneamente enquanto ocorre.

Às vezes, algumas emissoras transmitem o evento com um atraso de alguns minutos para poder ter mais controle sobre o conteúdo transmitido.

Telejornais, shows, jogos esportivos e alguns programas de auditório, por exemplo, costumam ser transmitidos ao vivo/direto.

A primeira transmissão Mundial de TV ao vivo/direto ocorreu no dia 25 de junho de 1967, quando o canal inglês BBC se uniu a um pool de emissoras de 26 países para transmitir uma apresentação do grupo The Beatles gravando ao vivo no Abbey Road Studios a música All You Need Is Love.

No Brasil, a maior parte das emissoras e suas afiliadas (exceto a RedeTV!) passaram a utilizar expressão "ao vivo" em lugar da palavra "vivo", devido ao início das operações da operadora de telefonia móvel Vivo, para evitar que fosse feito algum tipo de marketing indireto para a empresa.[carece de fontes?]

Em Portugal, um dos telejornais da RTP1 incorporou o fato de ser em directo ao próprio nome, se chamando Portugal em Direto.