Portal:Rádio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
Portal:Rádio
Portal

Rádio
Portal:Rádio Portal:Rádio Portal:Rádio Portal:Rádio

Seja bem vindo(a)!

Portal Rádio

Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço. Uma estação de radiocomunicação é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações, ela é composta basicamente de um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e da antena propriamente dita.

Cquote1.svg O rádio tem uma série de razões para aparecer como o patinho feio: é um meio invisível em plena era da imagem; um meio aparentado com a oralidade numa cultura onde o que vale é o escrito; um meio absolutamente fugaz numa civilização que prestigia a posteridade; e sobretudo um meio descentralizado, na contramão de um sistema económico e político baseado na acumulação. Mas como bom patinho feio, o rádio também se revela cisne: permanece o meio com maior alcance de público, em números absolutos de audiência, e o meio que as pessoas mais usam, em horas de utilização por semana. Cquote2.svg

Rede

Rede Bandeirantes de Rádio ou Rádio Bandeirantes (PRH-9) é uma rede de emissoras de rádio do Brasil, com sede na cidade de São Paulo. Foi inaugurada no dia 6 de maio de 1937.

Rede Bandeirantes de Rádio

Na voz de Joaquim Carlos Nobre, a Rádio Bandeirantes entrou no ar pela primeira vez:

"Boa Noite, Senhoras e Senhores. Está no ar a Rádio Bandeirantes, a nova e esperada emissora de São Paulo".

Os primeiros locutores eram Joaquim Carlos Nobre, Tito Lívio Fleury Martins, Mário de Carvalho Araújo e Plínio Freire Campello. Atualmente, a rádio integra a Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão - que inclui também a Rede BandNews FM de rádio e a Rede BandNews de TV por assinatura, ambas dedicadas ao jornalismo - de propriedade do neto de Adhemar de Barros, Johnny Saad.

Cronologia

Jornal sobre rádio

Programa

A Voz do Brasil é um noticiário radiofônico público, que vai ao ar diariamente em praticamente todas as emissoras de rádio aberto do Brasil, às 19:00h, horário de Brasília. A Voz do Brasil faz parte da história de radiodifusão brasileira, além de ser o programa mais antigo do rádio.

O programa passou ser transmitido em 22 de julho de 1935, durante o governo de Getúlio Vargas com o nome de "Programa Nacional", sendo apresentado pelo locutor Luiz Jatobá. É um programa de vinculação obrigatória em todas as rádios do país, por determinação do Código Brasileiro de Telecomunicações. Algumas rádios, todavia, aparadas por liminares, estão desobrigadas de sua transmissão. É o caso da maioria das rádios da cidade de São Paulo, em que sua transmissão ocorre às 23hs. Todas as rádios do Rio Grande do Sul tem liminar para colocarem a atração na hora que desejarem. Muitas preferem das 04h00min até às 05h00min.

Biografia

Assis Chateaubriand (Campina Grande, 4 de outubro de 1892 — São Paulo, 4 de abril de 1968) foi um dos homens públicos mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 e 1960, destacando-se como jornalista, empresário, mecenas e político. Foi também advogado, professor de direito, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras.

Assis Chateaubriand
Chateaubriand foi um magnata das comunicações no Brasil entre o final dos anos 1930 e início dos anos 1960, dono dos Diários Associados, que foi o maior conglomerado de midia da America Latina, que em seu auge contou com mais de cem jornais, emissoras de rádio e TV, revistas e agência telegráfica. Também é conhecido como o co-criador e fundador, em 1947, do Museu de Arte de São Paulo (MASP), junto com Pietro Maria Bardi, e ainda como o responsável pela chegada da televisão ao Brasil, inaugurando em 1950 a primeira emissora de TV do país, a TV Tupi. Foi Senador da República entre 1952 e 1957.

Imagem selecionada

Rádio Truetone
Rádio Truetone

Truetone era o nome comercial usado para produtos feitos por Western Auto Supply (E.U.A.). Eles começaram em 1936, inicialmente fazendo rádios, e depois fabricaram uma linha de aparelhos de televisão a partir de 1949. O Truetone nome pode ser visto em produtos eletrônicos em 1980.

Você sabia?

... que o Repórter Esso terminou suas transmissões em 31 de dezembro de 1968?

... que Heron Domingues foi o primeiro radialista a noticiar vários fatos históricos nos 33 anos de carreira?

... que coube a Luiz Jatobá a narração de parte do noticioso radiofônico oficial "A Hora do Brasil"?

... que Gontijo Teodoro é conhecido por ter apresentado a versão carioca do Repórter Esso na TV Tupi?

Colabore! Como colaborar!
• Crie artigos relacionados a rádio dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre rádio.
• Participe do desenvolvimento do projeto rádio.