Portal:Rádio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
Portal:Rádio
Portal

Rádio
Portal:Rádio Portal:Rádio Portal:Rádio Portal:Rádio

Seja bem vindo(a)!

Portal Rádio

Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço. Uma estação de radiocomunicação é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações, ela é composta basicamente de um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e da antena propriamente dita.

Cquote1.svg O rádio tem uma série de razões para aparecer como o patinho feio: é um meio invisível em plena era da imagem; um meio aparentado com a oralidade numa cultura onde o que vale é o escrito; um meio absolutamente fugaz numa civilização que prestigia a posteridade; e sobretudo um meio descentralizado, na contramão de um sistema económico e político baseado na acumulação. Mas como bom patinho feio, o rádio também se revela cisne: permanece o meio com maior alcance de público, em números absolutos de audiência, e o meio que as pessoas mais usam, em horas de utilização por semana. Cquote2.svg

Rede

Rádio Nacional é uma rede de emissoras de rádio estatais brasileira pertencente ao sistema Radiobrás. Atualmente, incorporada à Empresa Brasil de Comunicação.

Rádio Nacional

O sistema de rádios estatais começou a ser montado a partir da incorporação ao patrimônio estatal da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, na década de 1930 pelo então presidente Getúlio Vargas. Dois anos antes da inauguração de Brasília, foi fundada em 1958, a Rádio Nacional Brasília. Em 1976, era criada a Nacional FM, de Brasília. Em 1977, foi criada a Rádio Nacional da Amazônia em ondas curtas cobrindo boa parte do território brasileiro com o objetivo de mostrar a Amazônia para o país. Possui cinco emissoras de rádio e retransmite sua programação para centenas de emissoras espalhadas pelo Brasil.

Cronologia

Jornal sobre rádio

Programa

Repórter Esso foi um noticiário histórico do rádio e da televisão brasileira. Foi o primeiro noticiário de radiojornalismo do Brasil que não se limitava a ler as notícias recortadas dos jornais, pois as matérias eram enviadas por uma agência internacional de notícias sob o controle dos Estados Unidos da América. O repórter Esso era patrocinado por uma empresa estadunidense chamada "Standard Oil Company of Brazil", conhecida como Esso do Brasil. Os locutores que fizeram maior sucesso no noticiário foram: Gontijo Teodoro, Luiz Jatobá e Heron Domingues. Os slogans mais famosos eram: "Repórter Esso, o primeiro a dar as últimas" e "Repórter Esso, a testemunha ocular da história".

O programa radiofônico estreiou em 28 de agosto de 1941, transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, iniciando a cobertura do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Antes da estreia oficial, o programa havia ido ao ar experimentalmente na Rádio Farroupilha de Porto Alegre.

Biografia

Roberto Landell de Moura (Porto Alegre, 21 de janeiro de 1861 — Porto Alegre, 30 de junho de 1928) foi um padre católico e inventor brasileiro.

Roberto Landell de Moura

É considerado um dos vários "pais" do rádio, no caso o pai brasileiro do Rádio. Foi pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (radioemissão e telefonia por rádio) antes mesmo que outros inventores, como o canadense Reginald Fessenden (dezembro de 1900). Marconi se notabilizou por transmitir sinais de telegrafia por rádio; e só transmitiu a voz humana em 1914.

Pelo seu pioneirismo, o Padre Landell é o patrono dos radioamadores do Brasil. A Fundação Educacional Padre Landell de Moura foi assim batizada em sua homenagem, assim como o CPqD (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento) criado pela Telebrás em 1976, foi batizado de "Roberto Landell de Moura".

Imagem selecionada

Rádio Bush (1932)
Rádio Bush (1932)

É uma reprodução do modelo Philco 90 Rádio Catedral (1931). Suas linhas clássicas resumem o estilo da catedral, mais conhecido no Brasil como capelinha.

Você sabia?

... que César Ladeira iniciou sua carreira em 1931, como locutor da Rádio Record de São Paulo?

... que a Rádio Mayrink Veiga foi o reduto de novos talentos e ícone da chamada Era do Rádio?

... que a Rádio Globo foi criadada em 2 de dezembro de 1944 e é a primeira emissora do Sistema Globo de Rádio?

... que a Rede Jovem Pan teve como prefixo as primeiras notas da Quinta Sinfonia de Beethoven?

Colabore! Como colaborar!
• Crie artigos relacionados a rádio dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre rádio.
• Participe do desenvolvimento do projeto rádio.