Portal:Animangá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Introduçãoeditar  
Wikipe-tan portal.png

Animangá é um termo usado pelos membros do Wikiprojeto Entretenimento para denominar séries japonesas de mangá ou anime.

O Portal Animangá aborda todos os animes e mangás a fim de padronizar, aperfeiçoar e ampliar seus artigos.

Wikiprojeto Entretenimento


Artigo em destaqueeditar  

Samurai X ou Rurouni Kenshin - Meiji Kenkaku Romantan (るろうに剣心 - 明治剣客浪漫譚, Kenshin, o andarilho - Crônicas de um Espadachim da Era Meiji?) é uma série de mangá criado pelo artista Nobuhiro Watsuki e posteriormente adaptado em anime.

A série, ambientada nos primeiros anos da Era Meiji no Japão, conta a história de Kenshin Himura, um pacífico espadachim que prometeu a si mesmo nunca mais matar.

O mangá foi publicado originalmente na revista japonesa Shonen Jump. O trabalho completo rendeu 28 volumes encadernados.

O anime chegou ao Brasil no final de 1999, trazido pela Columbia Pictures (distribuidora internacional) e foi exibida pela Rede Globo até meados de 2000, com várias cenas cortadas, episódios pulados e sem o final. Em setembro de 2001 a emissora por assinatura Cartoon Network passou a exibir a série, exibindo-a até o final, a qual foi concluída em maio de 2002. Em setembro de 2003 ainda exibiu o longametragem da série, Rurouni Kenshin: Ishin Shishi no Requiem. A série ainda é reprisada com regularidade pelo canal.

O mangá foi publicado no Brasil a partir de maio de 2001 pela Editora JBC em 56 volumes (cada um sendo metade do original tankōbon), mantendo o formato de leitura japonesa. De início mensal, a partir da edição 5 o mangá passou a ser quinzenal até sua conclusão em novembro de 2003. O capítulo especial A Sakabatou de Yahiko foi lançado pela mesma editora em 10 de Julho de 2004, durante um evento Anime Friends. A editora também lançou em novembro de 2004, o Kenshin Kaden, uma enciclopédia da série.


Biografia em destaqueeditar  

Naruto Uzumaki (うずまきナルト, Uzumaki Naruto?) é o personagem protagonista do mangá e anime Naruto.

Logo após o nascimento de Naruto, seu pai, o Quarto Hokage, selou a perigosa Raposa de Nove Caudas (Kyuubi, no original japonês) no corpo de seu filho e acabou morto, junto de sua esposa Kushina, deixando Naruto sem uma família. Por ser o hospedeiro de tal demônio, os habitantes de Konoha sempre hostilizaram Naruto. Por isso, ele nunca foi alvo de atenção ou amor durante sua infância. Desejando o que lhe faltou até o momento, Naruto sonha em se tornar Hokage, para que os habitantes do vilarejo o respeitem. Naruto possui uma determinação muito forte, sempre confiante e seguro de que pode alcançar qualquer objetivo. Apesar de nem sempre conseguir cumprir suas tarefas, os esforços de Naruto se mostram frutíferos conforme a série avança: muitos personagens concluem que Naruto um dia será um excelente Hokage. Desde pequeno, Naruto faz piadas para chamar atenção. Em alguns momentos, ele se transforma em uma mulher nua para ridicularizar quem o aborrece. Isso faz seu pupilo, Konohamaru Sarutobi, imitar suas técnicas e piadas.

Mais vendidoseditar  
Mangás mais vendidos no Japão entre 19 de novembro de 2012 até 17 de novembro de 2013:
Sabia que...editar  
  • OVA é a sigla usada para "Original Video Animation" (por vezes também chamado de Original Anime Vídeo, ou OAV), consistindo de um ou mais episódios de anime que é lançado diretamente ao mercado de vídeo (VHS , LD ou DVD), sem prévia exibição na televisão ou nos cinemas.



Como posso ajudar?
Wikipe-tan in black.png

Participe do Projeto Animangá, um projeto para todos que se interessam por mangás ou animes. Visamos a padronização de todos os artigos dessa categoria, melhorando a qualidade com o maior número de informações possível.

Para isso, precisamos de Wikipedistas sensatos, ativos, seguros e confiáveis. Se deseja participar, pode começar simplesmente a editar qualquer artigo de anime ou mangá, juntar-se ao projeto ou contribuir na página de discussão.

Participe[editar | editar código-fonte]

Predefinições[editar | editar código-fonte]

Mínimo e esboço
Info
Outras

Livro de Estilo[editar | editar código-fonte]

Portais relacionados
Banda Desenhada
Portal:Pokémon
Portal:Japão
Quadrinhos Pokémon Japão