Portal:Animangá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Introduçãoeditar  
Wikipe-tan portal.png

Animangá é um termo usado pelos membros do Wikiprojeto Entretenimento para denominar séries japonesas de mangá ou anime.

O Portal Animangá aborda todos os animes e mangás a fim de padronizar, aperfeiçoar e ampliar seus artigos.

Wikiprojeto Entretenimento


Artigo em destaqueeditar  

Samurai X ou Rurouni Kenshin - Meiji Kenkaku Romantan (るろうに剣心 - 明治剣客浪漫譚, Kenshin, o andarilho - Crônicas de um Espadachim da Era Meiji?) é uma série de mangá criado pelo artista Nobuhiro Watsuki e posteriormente adaptado em anime.

A série, ambientada nos primeiros anos da Era Meiji no Japão, conta a história de Kenshin Himura, um pacífico espadachim que prometeu a si mesmo nunca mais matar.

O mangá foi publicado originalmente na revista japonesa Shonen Jump. O trabalho completo rendeu 28 volumes encadernados.

O anime chegou ao Brasil no final de 1999, trazido pela Columbia Pictures (distribuidora internacional) e foi exibida pela Rede Globo até meados de 2000, com várias cenas cortadas, episódios pulados e sem o final. Em setembro de 2001 a emissora por assinatura Cartoon Network passou a exibir a série, exibindo-a até o final, a qual foi concluída em maio de 2002. Em setembro de 2003 ainda exibiu o longametragem da série, Rurouni Kenshin: Ishin Shishi no Requiem. A série ainda é reprisada com regularidade pelo canal.

O mangá foi publicado no Brasil a partir de maio de 2001 pela Editora JBC em 56 volumes (cada um sendo metade do original tankōbon), mantendo o formato de leitura japonesa. De início mensal, a partir da edição 5 o mangá passou a ser quinzenal até sua conclusão em novembro de 2003. O capítulo especial A Sakabatou de Yahiko foi lançado pela mesma editora em 10 de Julho de 2004, durante um evento Anime Friends. A editora também lançou em novembro de 2004, o Kenshin Kaden, uma enciclopédia da série.


Biografia em destaqueeditar  

Osamu Tezuka (手塚 治虫?) (Toyonaka, Japão; 3 de novembro de 1928Tóquio; Japão, 9 de fevereiro de 1989) foi um mangaká, ou seja, um desenhista de mangás, provavelmente o que mais influenciou esse estilo. Por isso, é lembrado por muitos no Japão como o "deus" do mangá ou o "pai do mangá moderno".

Sua grande produtividade e suas técnicas e gêneros pioneiros transformaram o mundo das histórias em quadrinho no Japão. Ele não é o inventor dos mangás, mas é o autor que os popularizou. O desenho de Tezuka é facilmente identificável: o traço é claro, as imagens simples, o enquadramento cinematográfico e o humor tem sempre seu lugar.

Mais vendidoseditar  
Mangás mais vendidos no Japão entre 19 de novembro de 2012 até 17 de novembro de 2013:
Sabia que...editar  
  • OVA é a sigla usada para "Original Video Animation" (por vezes também chamado de Original Anime Vídeo, ou OAV), consistindo de um ou mais episódios de anime que é lançado diretamente ao mercado de vídeo (VHS , LD ou DVD), sem prévia exibição na televisão ou nos cinemas.



Como posso ajudar?
Wikipe-tan in black.png

Participe do Projeto Animangá, um projeto para todos que se interessam por mangás ou animes. Visamos a padronização de todos os artigos dessa categoria, melhorando a qualidade com o maior número de informações possível.

Para isso, precisamos de Wikipedistas sensatos, ativos, seguros e confiáveis. Se deseja participar, pode começar simplesmente a editar qualquer artigo de anime ou mangá, juntar-se ao projeto ou contribuir na página de discussão.

Participe[editar | editar código-fonte]

Predefinições[editar | editar código-fonte]

Mínimo e esboço
Info
Outras

Livro de Estilo[editar | editar código-fonte]

Portais relacionados
Banda Desenhada
Portal:Pokémon
Portal:Japão
Quadrinhos Pokémon Japão