Portal:Rihanna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao portal Rihanna, sinta-se livre para editar o seu conteúdo!
 ver · editar Introdução
Robyn Rihanna Fenty mais conhecida pelo seu nome artístico Rihanna (Barbados, 20 de Fevereiro de 1988) é uma cantora, compositora, atriz e designer de moda nascida em Barbados, de ascendência barbadiana, guianense e irlandesa. A sua carreira começou após ter conhecido o produtor Evan Rogers no final de 2003. Aos dezasseis anos, mudou-se para os Estados Unidos para iniciar o seu período de atividade como artista musical e começou a gravar maquetas de demonstração com o auxílio de Rogers, assinando posteriormente um contracto com a editora discográfica Def Jam Recordings após uma audição com Jay-Z.

Mundialmente, vendeu mais de 60 milhões de álbuns e 215 milhões de singles, tornando-se numa das artistas com maior número de vendas de sempre, e em 2011, foi considerada a profissional que mais vendeu a nível digital de todos os tempos. O trabalho de Rihanna ganhou numerosos prémios e reconhecimento através da média especializada em música, incluindo nove Grammys, vinte e três Billboard Music Awards, oito American Music Awards e quatro BRIT Awards. Conseguiu também colocar catorze dos seus trabalhos na liderança da Billboard Hot 100, tornando-se apenas na sétima intérprete a conseguir tal feito em 53 anos de história de existência da tabela musical. Em 2012, a revista Forbes colocou-a na quarta posição da sua lista de celebridades mais poderosas com 53 milhões de dólares ganhos entre maio de 2011 até ao mesmo período de 2012. No mesmo ano, a norte-americana Time denominou a cantora como uma das pessoas mais influentes no mundo.

Leia mais...
 ver · editar Álbum selecionado
Music of the Sun é o álbum de estreia da cantora, lançado a 12 de agosto de 2005 através da editora discográfica Def Jam Recordings. As gravações iniciaram-se em fevereiro de 2005, após a assinatura do contrato com a organização musical, estendendo-se a um período de três meses com término em maio do mesmo ano. A sua produção esteve a cargo de Carl Sturken, Evan Rogers, D. "Supa Dups" Chin-quee, Full Force, Poke & Tone, Stargate, Spanador, Vada Nobles, creditando ainda The Carter Administration como produtora executiva, e a dupla Sturken e Rogers‎ na co-produção.

A receção crítica do disco foi mista, pois alguns analistas destacaram a inspiração dancehall e caribenha que as faixas transmitiam, mas outros criticaram alguma da produção. Na primeira semana nos Estados Unidos, estreou na décima posição da tabela musical Billboard 200. Foram ainda lançados dois singles para promover a obra.

Leia mais...
 ver · editar Artigo selecionado
The Loud Tour é a terceira digressão mundial da cantora para promover o seu quinto álbum de estúdio, Loud. O evento foi anunciado a 7 de dezembro de 2010 e iniciado a 4 de junho de 2011 em Baltimore, Estados Unidos, terminando a 22 de dezembro do mesmo ano em Londres, no Reino Unido. Devido à aderência do público, a cantora teve de adicionar mais datas algumas vezes.

A cantora contou com diversos atos de abertura, como Cee Lo Green nos Estados Unidos e Calvin Harris na Europa. Live Nation e Roc Nation foram as patrocinadoras oficiais da turné e Rebel One, LLC a equipa por detrás da gerência de todo o evento, sendo responsável pelo cumprimento de direção criativa, pelo estilo e assistência, aprovisionamento, produção, pela banda e o coro. No Reino Unido, foram marcados dez concertos na Arena O2, quebrando o recorde de número de espetáculos dados no local por uma artista feminina.


Leia mais...
 ver · editar Canção selecionada
"Needed Me" é uma canção da cantora barbadense Rihanna, gravada para o seu oitavo álbum de estúdio Anti. Foi composta pela própria intérprete com auxílio de Dijon McFarlane, Nick Audino, Lewis Hughes, Khaled Rohaim, Te Warbrick, Adam Feeney, Brittany Hazard, A. Sneed, Alicia Reneé, Charles Hinshaw e Derrus Rachel, sendo que a produção ficou a cargo de DJ Mustard, Twice as Nice e Frank Dukes. Foi enviada para as rádios norte-americanas a 30 de março de 2016, em conjunto com "Kiss It Better", através da Westbury Road Entertainment e Roc Nation, servindo ambas as faixas como singles do disco.

Após o lançamento de três singles em 2015, a revista Billboard anunciou que uma nova faixa de trabalho de Rihanna iria estrear a 27 de janeiro de 2016 nas rádios norte-americanas. Nesse mesmo dia, "Work" começou a tocar em rádios de todo o mundo, incluindo na BBC Radio 1 no Reino Unido. Posteriormente, foi disponibilizada em formato digital na iTunes Store e em streaming na Apple Music e Tidal.

Leia mais...
 ver · editar Sabia que
  • ... que a musicista foi cadete militar durante o ensino secundário?
  • ... Rihanna já esteve presente seis vezes no Livro de Recordes do Guinness (logotipo na imagem)?
  • ... oito figuras de cera da artista foram criadas para exposição no museu Madame Tussauds?
  • ... a cantora fez a sua estreia nos cinemas em 2012 com Battleship?
  • ... no seu país de origem, Barbados, foi criado um feriado em sua honra no dia do seu aniversário?
  • ... no início de carreira, teve aulas de canto com o cantor norte-americano Ne-Yo?
  • ... Robyn criou Fenty Beauty, a sua empresa de produtos de cosmética?
 ver · editar Imagens selecionadas
 ver · editar Categorias
 ver · editar Tarefas
  • Manter o portal actualizado, referenciado e apresentável;
  • Expandir artigos ou esboços relacionados;
  • Melhorar o conteúdo dos artigos relacionados com o tema, usando sempre fontes fiáveis;
  • Wikificar e reciclar os artigos precisando de manutenção.
 ver · editar Tópicos
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia
Rihanna no Commons Rihanna no Commons
Imagens e mídia
Rihanna no Wikcionário Rihanna no Wikcionário
Definições
Rihanna no Wikilivros Rihanna no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Rihanna no Wikinotícias Rihanna no Wikinotícias
Notícias
Rihanna no Wikiquote Rihanna no Wikiquote
Citações
Rihanna no Wikisource Rihanna no Wikisource
Biblioteca
Rihanna na Wikiversidade Rihanna na Wikiversidade
Recursos de aprendizado