Portal:Japão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
Portal Japão

Japão Japão

O Japão (em japonês, 日本 Nippon ou Nihon, literalmente "origem do sol" ou "terra do sol nascente"), é um país do Extremo Oriente, formado por um arquipélago, situando-se ao largo da costa leste da Ásia, inteiramente dentro da zona temperada. Sua área territorial é de 377.815 km², e a densidade média da população (aproximadamente 328 hab./km²) se faz mais impressionante quando se sabe que mais de 70% da superfície do país é constituída de montanhas inabitáveis. Compreende as quatro grandes ilhas de Honshu, Shikoku, Kyushu e Hokkaido, além de mais de três mil ilhas menores nas adjacências, localizadas entre o Mar de Okhotsk a norte, o Oceano Pacífico a leste e a sul e o Mar da China Oriental e o Mar do Japão a oeste. Através do Mar do Japão e do Mar de Okhotsk, contacta com a Rússia, o Estreito da Coreia, a sudoeste, fornece ligação à Coreia do Sul, e na extremidade sul das ilhas Ryukyu (Okinawa) aproxima-se de Taiwan. Sua população, estimada em julho de 2003, era da ordem de 127.214.499 habitantes. A capital é Tóquio, a maior concentração urbana do mundo.

Capital

Parte da cidade vista do Palácio Imperial do Japão.
Tóquio literalmente "capital do leste" (東京, Tōkyō?) é a capital e uma das 47 províncias do Japão. Situa-se em Honshu, a maior ilha do arquipélago. Tóquio possui 12 790 000 habitantes, cerca de 10% da população do país, e a Região Metropolitana de Tóquio possui mais de 37 milhões de habitantes, o que torna a aglomeração de Tóquio, independentemente de como se define, como a área urbana mais populosa do mundo. Tóquio é famosa pela Torre de Tóquio. Foi fundada em 1457, com o nome de Edo ou Yedo. Tornou-se a capital do Império em 1868 com a atual designação. Sofreu grande destruição duas vezes; uma em 1923, quando foi atingida por um terremoto; e outra em 1944 e 1945, quando bombardeios americanos destruíram grande parte da cidade, sendo que no total foi destruída 51% de sua área e mataram mais de 150 mil pessoas.

Artigo em destaque

Mangá
Mangá (em japonês: 漫画, manga) é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos.

Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.

Temas

Tóquio
   Por província   
Cultura do Japão
   Cultura   
Forças de Autodefesa do Japão
   Forças de autodefesa   
Geografia do Japão
   Geografia   
História do Japão
   História   
Política do Japão
   Política   
Selo Imperial do Japão
   Símbolos   

Você sabia?

...que o símbolo do Sol Nascente no centro da "Hi-no-maru" (a bandeira nacional do Japão) é o emblema ("Mon") do estado japonês há vários séculos?

...que popularmente, a palavra kimono é usada para se referir a mais tradicional roupa usada no Japão. Entretanto, a mesma possui um sentido mais amplo, significando o conjunto de peças que formam o típico visual japonês?

...que bonsai significa "árvore em bandeja". Embora o cultivo dessas árvores em miniatura seja associado à cultura japonesa, foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica?

...que o saquê é uma bebida tradicional do Japão, obtida com a fermentação do arroz, tomada geralmente quente e no começo da refeição?

..que as gueixas são mulheres japonesas treinadas em okiya (casas tradicionais que preparam as gueixas) desde a adolescência para desempenharem um trabalho baseado na música, dança e entretenimento?

...que há três alfabetos predominantes no Japão: Hiragana, Katakana e Kanji. Hiragana e Katakana são bastante semelhantes, ambos possuem 46 caracteres que representam, em sua maioria, sílabas de duas ou três letras. Em ambos os alfabetos, as vogais A, I, U, E, O e a consoante N são representadas por apenas um símbolo, mas não o mesmo símbolo?

Feriados

Data
Feriados nacionais e comuns
1 de janeiro Dia de Ano Novo (Gantan) - O mais importante feriado nacional do Japão.
11 de fevereiro Dia da Fundação Nacional (Kenkoku Kinenbi).
14 de fevereiro Dia dos Namorados. É típico neste dia, as mulheres japonesas darem chocolates para os homens.
3 de março Dia das Meninas (Hina-Matsuri)
14 de março Dia Branco - Homens japoneses dão bombons às mulheres.
21 de março Dia do Equinócio da Primavera (Shunbun-no-hi).
29 de abril Dia do Verde (Midori-no-hi).
3 de maio Dia da Constituição (Kenpo Kinenbi).
4 de maio Feriado da Cidadania (Kokumin-no-kyujitsu).
5 de maio Dia das Crianças (Kodomono-hi) - Festival dos meninos.
20 de julho Dia do Oceano (Umi-no-hi).
15 de setembro Dia de respeito pelos idosos (Keirou-no-hi).
23 de setembro Dia do Equinócio do Outono (Shubun-no-hi).
outubro Segunda segunda-feira do mês: Dia dos Esportes (Taiiku-no-hi).
3 de novembro Dia da Cultura (Bunka-no-hi).
23 de novembro Dia de agradecimento ao Trabalho (Kinro-kansha-no-hi).
23 de dezembro Aniversário do Imperador (Akihito).
25 de dezembro Natal.
31 de dezembro Véspera de Ano Novo (Oomisoka).

Categorias

Projetos

Wikimedia

Japão no Wikinotícias     Japão no Wikiquote     Japão no Wikilivros     Japão no Wikisource     Japão no Wikcionário     Japão na Wikiversidade     Japão no Wikivoyage     Japão no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Jap%C3%A3oWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Jap%C3%A3oWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Jap%C3%A3oWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Jap%C3%A3oWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Jap%C3%A3oWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Jap%C3%A3oWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Jap%C3%A3oWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Jap%C3%A3oCommons-logo.svg

Portais

Asia terrain.jpg
BRAlogo1.png
Rotating earth (Very small).gif
Ásia Brasil Geografia