Portal:Chade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem vindo ao
Portal do Chade
 ver · editar Chade
Flag of Chad
Flag of Chad
Coat of Arms of Chad
Coat of Arms of Chad
Location on the world map

O Chade, também chamado de Tchade ou Tchad (em francês: Tchad, em árabe: تشاد Tshād), é um país sem acesso ao mar, localizado no centro-norte da África. Faz fronteira com a Líbia a norte, com o Sudão a leste, com a República Centro-Africana a sul, com Camarões e Nigéria a sudoeste e com o Níger a oeste. Devido a sua distância do mar e seu clima predominantemente desértico, o país é por vezes referido como o "coração morto da África". O Chade é dividido em três regiões geográficas: a zona desértica no norte, um zona de Sahel no centro e uma área de savana mais fértil no sul. O lago Chade, que deu nome à nação, é uma das regiões mais úmidas do continente africano. O monte mais alto do Chade é o Emi Koussi, no Saara, e a maior cidade é a capital, N'Djamena. O país abriga mais de duzentos grupos étnicos e lingüísticos. O francês e o árabe são as línguas oficiais e o islã é a religião mais praticada.

A França conquistou o território em 1920 e incorporou como parte da África Equatorial Francesa. Em 1960, o Chade obteve a independência sob a liderança de François Tombalbaye. O ressentimento em relação a suas políticas no norte muçulmano culminou com a erupção de uma guerra civil de longa duração em 1965. Em 1979, os rebeldes conquistaram a capital e colocaram um fim à hegemonia do sul. No entanto, os comandantes rebeldes lutaram entre si até que Hissène Habré derrotou seus rivais. Ele foi derrubado em 1990 por seu general Idriss Déby. Recentemente, a crise de Darfur, no Sudão, expandiu-se sobre a fronteira e desestabilizou a nação, com centenas de milhares de refugiados sudaneses vivendo dentro e ao redor de campos no leste do Chade.

Enquanto muitos partidos políticos são ativos, o poder está firmemente nas mãos do Presidente Déby e seu partido político, o Movimento Patriótico de Salvação. O Chade continua atormentado pela violência política e recorrentes tentativas de golpes de Estado. O país é um dos países mais pobres e mais corruptos do mundo, a maioria dos chadianos vivem na pobreza como subsistência pastores e agricultores. Desde 2003, o petróleo bruto se tornou fonte principal das receitas de exportação do país, superando a indústria tradicional do algodão.


 ver · editar Artigos selecionados
Maiores pontos de conflito
Maiores pontos de conflito

Guerra civil no Chade teve início em dezembro de 2005. O conflito envolveu as forças governamentais e vários grupos rebeldes chadianos - estas incluem a Frente Unida pela Mudança Democrática (FUC), a União das Forças para a Democracia e Desenvolvimento (UFDD), a Reunião de Forças pela Mudança (RFC) e a Concórdia Nacional do Chade (CNT). Ao lado dos rebeldes, está a milícia árabe Janjaweed, abertamente apoiada pelo governo do Sudão. A Líbia tentou intermediar o conflito, assim como diplomatas de outros países.

O Governo do Chade estimava em janeiro de 2006 que 614 cidadãos chadianos tinham sido mortos nas batalhas fronteiriças. Em 8 de fevereiro de 2006, foi assinado o "Acordo de Trípoli", que cessou a guerra por aproximadamente dois meses.

No entanto, a persistência de combates levou a várias tentativas para um novo acordo. Em 2007, surgiu uma brecha entre as duas principais tribos, Zaghawa e Tamas. A tribo Zaghawa, a qual pertence o presidente chadiano Idriss Déby, acusa o governo sudanês de colaborar com os membros da tribo rival Tama.


 ver · editar Você sabia…
  • ... que a Avenue Charles de Gaulle, em N'Djamena, é uma rua rara no Chade que manteve seu nome francês, apesar do programa do presidente François Tombalbaye de africanização denominado Authenticité?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem selecionada
Mulheres em Mao, Kanem, Chade.
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Chade na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Associados Wikimedia
Chade no Commons Chade no Commons
Imagens e mídia
Chade no Wikcionário Chade no Wikcionário
Definições
Chade no Wikilivros Chade no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Chade no Wikinotícias Chade no Wikinotícias
Notícias
Chade no Wikiquote Chade no Wikiquote
Citações
Chade no Wikisource Chade no Wikisource
Biblioteca
Chade na Wikiversidade Chade na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar