Portal:El Salvador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Coats of arms of El Salvador.svg Bem vindo ao
Portal de El Salvador
Salvadordelmundo.jpgGuardabarranco.JPGIzzyd.jpg
Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Localização de El Salvador.

El Salvador, ou apenas Salvador, é um pequeno país da América Central, limitado a norte e a leste pelas Honduras, a leste pelo Golfo de Fonseca, a sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pela Guatemala.


Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
Em vermelho, as áreas afetadas pelo levante camponês de 1932.

Levante camponês de 1932 em El Salvador foi uma série de protestos e revoltas de camponeses e indígenas nativos ocorridas no país, em virtude da desigualdade econômica e social reinante em El Salvador nas primeiras décadas do século XX, que terminou causando um etnocídio na nação.[1] .

Após a independência de El Salvador, governos sucessivos foram propiciando a criação de um sistema desigual, o qual deixava longe do progresso os povos nativos dos territórios do Senhorio de Cuzcatlán (Señorío de Cuzcatlán). El Salvador, em uma profunda crise econômica devido a queda dos preços do café e a crise de 1929, enfrentou uma onda de revoltas contra o sistema desigual de posse da terra, que se agravaram com as reformas presidenciais que retiraram dos camponeses suas terras para dar aos grandes latifundiários. Camponeses e índios se revoltaram contra o governo e atacaram instalações militares no oeste do país, coincidindo com uma rebelião organizada pelo Partido Comunista Salvadorenho (PCS), depois de perder as eleições que posteriormente acusaram de terem sido fraudulentas.

O resultado foi uma resposta militar do governo de Maximiliano Hernández Martínez, que ordenou a execução de qualquer um que se levantasse contra o regime. Alguns autores estimam uma cifra próxima de 25.000 mortes [2] [3] [4] [5] Até hoje, se segue comemorando os feitos como um dos episódios mais emblemáticos e determinantes na história de El Salvador, por suas seqüelas políticas, econômicas e, sobretudo, culturais.

Referências

  1. Payés, Txanba. El Salvador: la insurrección de un pueblo oprimido y el etnocidio encubierto. Consultado em 4 de maio de 2007.
  2. CISPES. La sangre de 1932. Consultado em 4 de maio de 2007.
  3. ORANGE. Oligarquía Cafetalera en Santa Tecla y Santa Ana. Consultado em 4 de maio de 2007.
  4. SELSER, Gregorio. Cronología imperial. Consultado em 4 de maio de 2007.
  5. Ministerio de Educación (1994), Historia de El Salvador, Tomo II.
Cartella viola.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    
Dom Romero (pintura mural realizada na Universidade de El Salvador)

Óscar Arnulfo Romero y Galdámez (Ciudad Barrios, El Salvador, 15 de agosto de 1917 - San Salvador, 24 de março de 1980) conhecido como Monseñor Romero,[1] foi um sacerdote católico salvadorenho e o quarto Arcebispo Metropolitano San Salvador (1977-1980). Ele ficou famoso por sua pregação em defesa dos direitos humanos e foi assassinado no exercício do seu ministério pastoral.

Como arcebispo, denunciou em suas homilias dominicais numerosas violações dos direitos humanos e declarou publicamente a sua solidariedade com as vítimas da violência política em seu país.[2] Seu assassinato provocou protestos internacionais exigindo o respeito pelos direitos humanos em El Salvador. Dentro da Igreja Católica é considerado um bispo que defendeu a "opção preferencial pelos pobres".

Em 1994, uma causa de canonização foi aberta por seu sucessor Arturo Rivera y Damas. A partir deste processo, Romero recebeu o título de Servo de Deus.[3] Na América Latina, muitos se referem a ele como San Romero de América.[4]

Referências

  1. Biblioteca Virtual "Miguel de Cervantes", Apunte biográfico, consultado el 2 de abril de 2007
  2. Oficina de Canonización del Arzobispado de San Salvador, Biografía de Óscar Arnulfo Romero, consultado el 2 de abril de 2007
  3. Oficina de Canonización del Arzobispado de San Salvador, Proceso de canonización de Monseñor Romero, consultado el 2 de abril de 2007
  4. Pedro Casaldáliga, San Romero de América, consultado el 15 de agosto de 2007
Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Coatepeque Caldera.jpg
Lago de Coatepeque, Departamento de Santa Ana.
Cartella viola.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    

... que El Salvador é um dos países mais densamente povoados da América Latina, e também um dos mais industrializados?

... que El Salvador usa o dólar estadunidense como moeda?

... que o departamento de Sonsonate é conhecido pelos seus cocos?

... que El Salvador e Honduras travaram uma guerra em 1969?

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Predefinições
Infobox


Ligações
Portal A Wikipédia possui o
Portal de El Salvador
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver    


Referências