Portal:Líbano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    

Flag of Lebanon.svg BeirutRaouche1.jpg BaalbekTempleJupiter2.jpg Qadisha.jpg BeirutParliament.jpg Anjar.jpg Libanonzeder.jpg

LocationLebanon.svg

O Líbano (em árabe: لبنان, Lubnān), oficialmente a República do Líbano, é um país pequeno, em grande parte montanhoso do Oriente Médio, localizado na extremidade oriental do Mar Mediterrâneo. Faz fronteira com a Síria ao norte e leste, e Israel ao sul, com uma costa estreita ao longo de sua margem oeste. A sua capital, e maior cidade, é Beirute.

A bandeira do Líbano apresenta o cedro do Líbano em verde sobre um fundo branco, com duas listras vermelhas de dois quartos de altura horizontal na parte superior e inferior. O nome Líbano (também "Loubnan" ou "Lebnan") é derivado da raiz semita "LBN", que significa "branco", uma referência ao Monte Líbano coberto de neve

Até a Guerra Civil Libanesa, o país vivia marcado prosperidade regional. Em julho de 2006, após a reestabilização considerável para grande parte do país, o conflito israelo-libanês trouxe crescentes baixas militares e civis, grande dano à infra-estrutura civil e o deslocamento em massa da população. Após as crises de 2006, o Líbano se levantou mais forte econômica e militarmente, e recuperou sua antiga denominação, de "Suíça oriental" com a sua identidade especial de turismo.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    

O Condado de Trípoli foi o último dos quatro principais estados cruzados no Levante a ser criado. Localizava-se em territórios que actualmente pertencem à Síria e ao Líbano, tinha a sua capital em Trípoli, e duas das suas cidades mais importantes eram Safita e Tartous.

A população franca do condado era constituída principalmente por cruzados originários do centro da França e da Itália. Dos estados latinos do oriente, este era o único onde se falava a langue d'oc, contrariamente aos outros, onde se falava a langue d'oïl, pelo que a dominação dos normandos de Antioquia foi mal aceite. O século XIII seria mesmo semeado de intrigas, revoltas e assassinatos. Um senhor de Gibelet, vassalo do condado chegou a ofender o seu suserano às portas de Trípoli.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    
Hariri.jpg

Rafiq Baha' ad-Din Hariri ou Rafik Bahaa Edine Haririرفيق بهاء الدين الحريري em árabe — (Sídon, 1 de Novembro de 1944 - Beirute, 14 de Fevereiro de 2005). Homem de negócios, magnata e político libanês, foi em duas ocasiões Primeiro-Ministro do Líbano: de 1992 a 1998 e de 2000 a 2004.

Foi assassinado em 14 de Fevereiro de 2005 em Beirute, pela explosão de um carro armadilhado. O crime foi atribuído ao governo sírio, mais concretamente a Ghazi Kanaan, que tinha sido chefe dos Serviços Secretos sírios no Líbano durante o tempo de ocupação do país, facto desmentido pelo próprio acusado e seu governo. Não obstante, Kanaan suicidou-se poucos dias antes de se tornar público o relatório das Nações Unidas sobre o crime. Em 20 de Outubro de 2005, as conclusões apresentadas por Detlev Mehlis no Conselho de Segurança das Nações Unidas implicavam as autoridades sírias no atentado sem especificar o autor.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Cedros (Cedrus libani), sob a neve do inverno em Bsharri, muitos entre 1.200 e 2.500 anos de idade.
Cartella viola.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    

... que os mais altos cargos de Estado são atribuídos aos três principais grupos religiosos do Líbano: o presidente é maronita, o primeiro-ministro é sunita, enquanto o presidente do Parlamento um xiita?

... que o Líbano é considerado a capital bancária do mundo árabe e é amplamente conhecido como a "Suíça do Oriente Médio"?

... que segundo a mitologia grega, Adônis foi morto por um javali ao pé da cachoeira em Apheca no atual Líbano?

... que o Líbano é adequado para as atividades agrícolas em termos de disponibilidade de água e fertilidade do solo, pois possui a maior proporção de terras cultiváveis ​​no mundo árabe?

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Predefinições
Infobox
Ligações
Portal A Wikipédia possui o
Portal do Líbano
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver