Portal:Moldávia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem vindo ao
Portal da Moldávia
 ver · editar Portal Moldávia
Localização da Moldávia.

A República da Moldávia (Republica Moldova) é um pequeno país sem litoral da Europa Oriental, limitado a norte, leste e sul pela Ucrânia e a oeste pela Romênia (pela região também chamada Moldávia). A maior parte do território está entre os seus dois principais rios, o Dniestre e o Prut. Encontra-se a apenas 100 km do mar Negro. Possui 2,6 milhões de habitantes (2019), a maioria de etnia romena. A sua capital e maior cidade é Quixinau.

Historicamente parte do Principado da Moldávia, foi anexado ao Império Russo em 1812, e tornou-se parte da Romênia na sequência da Primeira Guerra Mundial. Depois de ter mudado de mãos durante a Segunda Guerra Mundial e ser anexada pela União Soviética, ficou conhecida como RSS da Moldávia entre 1945 e 1991, e finalmente declarou sua independência em 27 de agosto de 1991.

Ler mais...


Recarregue o conteúdo desta página


 ver · editar Artigos selecionados

Quixinau (em romeno: Chișinău, pronúncia em moldavo[kiʃiˈnəw]; pronúncia em português[kiʃiˈnaw], habitualmente simplificada graficamente para Chisinau) é a capital e a maior cidade da Moldávia. É também considerada uma das capitais mais arborizadas da Europa, localizada no centro geográfico do país, às margens do rio Bîc. Com cerca de 648 mil habitantes (2004), Quixinau é considerada a segunda maior cidade de língua romena do mundo, após Bucareste. Do total de sua população, cerca de 73% são de etnia moldávia/romena, enquanto que 13% são compostos de russos, 8,5% de ucranianos e 1,2% de búlgaros. O restante é composto de diversos grupos étnicos, como os gagaúzes.

Durante a período soviético, Quixinau foi oficialmente denominada pelo seu nome em russo Кишинёв (Kichinióv), comumente transliterada como Kishinev (Quixineve), e assim ainda é conhecida em muitos países.



 ver · editar Você sabia…

.. que segundo a lenda, o voivoda Dragoş fundou a Moldávia como o resultado de uma caça de auroques. Esta é a explicação popular para a cabeça de auroque representada no brasão de armas da Moldávia?

... que apenas cinco de doze estrofes do poema original de Alexei Mateevici estão incluídos no hino nacional da Moldávia?

... que a RSS da Moldávia tinha densidade populacional 128,2 pessoas / km ² e foi a república mais densamente povoada da União Soviética?

... que o cristianismo ortodoxo é a religião predominante na Moldávia? 98% dos fiéis pertencem à Igreja Ortodoxa, e suas tradições estão fortemente entrelaçadas com a cultura e patrimônio do país?


 ver · editar Categorias
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Mapa


Mapa da Moldávia.

 ver · editar Como colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Moldávia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Associados Wikimedia
Moldávia no Commons Moldávia no Commons
Imagens e mídia
Moldávia no Wikcionário Moldávia no Wikcionário
Definições
Moldávia no Wikilivros Moldávia no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Moldávia no Wikinotícias Moldávia no Wikinotícias
Notícias
Moldávia no Wikiquote Moldávia no Wikiquote
Citações
Moldávia no Wikisource Moldávia no Wikisource
Biblioteca
Moldávia na Wikiversidade Moldávia na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar