Língua moldávia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Selo moldávio de 1999 celebrando dez anos de retorno à grafia em caracteres latinos.

A língua moldava ou moldávia (limba moldovenească) é a designação oficial para a língua romena falada na Moldávia e no território da Transnístria, estado autodeclarado independente, mas não internacionalmente reconhecido.

A constituição da Moldávia declara que a língua moldávia é o idioma oficial do Estado. Todavia, a maioria dos linguistas considera que o moldavo padrão e o romeno sejam a mesma língua, que constituem um diassistema.

'Moldávio' pode também referir-se a determinadas falas da região chamada Moldávia dentro do território da atual Roménia, sendo uma das variantes coloquiais do romeno.

O moldávio é normalmente escrito em caracteres latinos, mas até 1989 (durante a ocupação soviética) era escrito em caracteres cirílicos. Atualmente, o moldávio é escrito em alfabeto cirílico apenas na Transnístria.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.