Portal:Indonésia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Bandeira da Indonésia Brasão de armas da Indonésia
Mapa de Localização

A República da Indonésia é um grande país localizado entre o sudeste asiático e a Austrália que é composto pelo maior arquipélago do mundo, as Ilhas de Sonda, e ainda a metade ocidental da Nova Guiné. Tem fronteiras terrestres com a Malásia, em Bornéu, com Timor-Leste, e com a Papua-Nova Guiné; e marítimas com as Filipinas, Malásia, Singapura, Palau, Austrália e com o estado indiano de Andaman e Nicobar. A localização entre dois continentes, a Ásia e a Oceania, faz da Indonésia uma nação transcontinental. Sua capital é Jacarta. É o quarto país mais populoso do mundo e o primeiro entre os países islâmicos.

Desde o século XVII, o arquipélago passou a ser habitado pelos portugueses, holandeses e ingleses, principalmente para a exploração e comercialização. Mais tarde, esses países exigiam mais do que simplesmente especiarias e começaram a colonizar a Indonésia. Os holandeses governaram a Indonésia durante mais de 300 anos e em 1942, os japoneses chegaram à Indonésia e governaram por três anos.

A Indonésia declarou sua independência em relação aos japoneses em 17 de agosto de 1945. O país tem mais de 250 milhões de cidadãos e é a mais populosa nação de maioria muçulmana. Atualmente, a Indonésia está tentando se recuperar após uma série de desastres como o tsunami de 2004, o terremoto de Java em 2006 e das erupções do Monte Merapi de 2010.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
A bandeira da extinta República de Papua Ocidental, símbolo do movimento.

O Movimento Papua Livre (em indonésio: Organisasi Papua Merdeka, abreviado OPM) é uma organização separatista fundada em 1965 que reivindica a independência da parte ocidental da ilha de Nova Guiné da Indonésia. O território é administrado pela Indonésia sob as designações de províncias de Papua e Papua Ocidental (Irian Jaya). Desde sua criação a OPM vem tentando estabelecer diálogos diplomáticos, sempre com a condição de levar em cada reunião a bandeira de Papua Ocidental, o que é considerado um ato ilegal de acordo com as leis indonésias.

A organização e o movimento independentista não são apoiados pela maioria de imigrantes javaneses. No entanto, conta com a simpatia e o apoio de grande número de aborígenes papuanos que se consideram alheios a qualquer vínculo indonésio ou austronésio. De acordo com os simpatizantes do OPM, a administração indonésia em Papua Ocidental é uma ocupação militar.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    
President Suharto, 1993.jpg

Suharto (8 de junho de 1921 - 27 de janeiro de 2008) foi o segundo presidente da Indonésia, tendo ocupado o cargo durante 32 anos a partir de 1967 após a remoção de Sukarno até sua renúncia em 1998.

Suharto ascendeu ao posto de Major-General após a independência da Indonésia. Uma tentativa de golpe em 30 de setembro de 1965 foi anulada por Suharto com tropas lideradas pelos EUA e a resposabilidade foi atribuída ao Partido Comunista Indonésio. O exército posteriormente conduziu um expurgo anti-comunista, e Suharto arrebatou o poder do presidente fundador da Indonésia, Sukarno. Ele foi nomeado presidente interino em 1967 e presidente no ano seguinte. O apoio à presidência de Suharto corroeu após a crise financeira asiática de 1997-1998. Ele foi forçado a renunciar da presidência em maio de 1998 e morreu em 2008.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Kelimutu crater lakes.jpg
Kelimutu, Flores, Sonda Oriental, Indonésia.
Cartella viola.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    

... que há um lago chamado Lago Kelimutu ou Danau Tiga Warna (lago três cores) em Sonda Oriental? Ele possui três cores e as mudanças ocorrem periodicamente a cada ano?

... que o rinoceronte-de-java é um dos mamíferos de grande porte mais raros e mais ameaçados em qualquer parte do mundo. De acordo com estimativas de 2002, apenas 60 permanecem vivos, na Indonésia e Vietnã. Eles são encontrados principalmente no Parque Nacional de Ujung Kulon, Java, mas os avistamentos são extremamente raros.

... que o Puncak Jaya é o ponto mais alto na Indonésia? A montanha está localizada em Papua e atinge 4.884 m acima do nível do mar. No pico existem camadas de gelo, embora seja localizado no clima tropical próximo ao Equador.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Predefinições
Infobox
Ligações
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Indonésia


Cartella viola.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver    

{Link FA|en}}