Portal:Bolívia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

 ver·editar Portal da Bolívia

A Bolívia (em espanhol Bolivia; em quíchua Buliwya; em aimará Wuliwya) é um país da América do Sul, limitado a norte e a leste pelo Brasil, a sul pelo Paraguai e pela Argentina e a oeste pelo Chile e pelo Peru. Tem como capitais, Sucre e La Paz.

É um país sem litoral, com grande pobreza e baixos índices sociais. Também possui a segunda maior reserva de gás natural do continente, apenas superado pela Venezuela.

O Estado boliviano é uma república federal presidencialista. É o país da América Latina com o pior índice de desenvolvimento humano (IDH).

Leia mais sobre este artigo...

 ver·editar Artigo em destaque
Lago Titicaca - Isla del Sol

O Lago Titicaca, com cerca de 8300 km², é o lago navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina. Situando-se a 3821 m acima do nível do mar, é o mais alto lago comercialmente navegável do mundo.

Localizado no altiplano dos Andes, na fronteira do Peru e da Bolívia, tem uma profundidade média de 140 a 180 m, e uma profundidade máxima de 280 m.

Mais de 25 rios desaguam no lago Titicaca, e o lago tem 41 ilhas, algumas densamente povoadas.

O Titicaca é interessante pela população vivendo nos Uros, nove ilhas artificiais. Essas ilhas tornaram-se uma grande atração turística no Peru, trazendo excursões da cidade de Puno, no Peru. Outra ilha, Taquile, é outra grande atração turística, apresentando uma comunidade indígena. Os habitantes de Taquile são conhecidos pelos seus produtos têxteis feitos a mão, considerados entre as manufaturas de melhor qualidade do Peru.

Leia mais sobre o artigo...

 ver·editar Imagem destacada
Centro de La Paz
 ver·editar Você sabia?
 ver·editar Biografia
Imagem de Juan Evo Morales Ayma, presidente da Bolívia

Juan Evo Morales Ayma (Orinoca, Oruro, 26 de Outubro de 1959) é o atual presidente da Bolívia e líder do movimento esquerdista boliviano cocalero, uma federação de agricultores que tem por tradição o cultivo de coca para atender um costume milenar da nação que é mascar folhas de coca. Evo Morales notabilizou-se ao resistir os esforços desenvolvidos pelo governo dos Estados Unidos da América na substituição do cultivo de coca na província de Chapare por bananas originárias do Brasil.

Leia Mais sobre este artigo...

 ver·editar Como colaborar!

Pedidos:


Reciclar:


Expandir:


Revisar:


Sem imagem:


 ver·editar Categorias e artigos relacionados
 ver·editar Portais

Portais relacionados à América do Sul

Flag of Argentina.svg
Argentina
Flag of Bolivia.svg
Bolívia
Flag of Brazil.svg
Brasil
Flag of Chile.svg
Chile
Flag of Colombia.svg
Colômbia
Flag of Ecuador.svg
Equador
Flag of Guyana.svg
Guiana
Flag of Paraguay.svg
Paraguai
Flag of Peru.svg
Peru
Flag of Suriname.svg
Suriname
Flag of Uruguay.svg
Uruguai
Flag of Venezuela.svg
Venezuela