Portal:Chile

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Portal do Chile

O Chile (cujo nome oficial é República do Chile) é um país localizado no sudoeste da América do Sul, limitado a norte pelo Peru, a leste pela Bolívia e pela Argentina, a sul pelo Estreito de Drake e a oeste pelo Oceano Pacífico. Além do território continental e das muitas ilhas a ele próximas, em especial no sul do país, o Chile inclui também algumas ilhas oceânicas: a Ilha de Páscoa, a ilha Sala y Gómez, o Arquipélago Juan Fernández e as Ilhas Desventuradas. É ainda no Chile que se localiza a ponta sul da América do Sul: o Cabo Horn, que é simultaneamente o ponto mais próximo da Antárctida. Também no Chile está o que é considerado o lugar mais seco do planeta: o Deserto do Atacama, de 200 km de extensão, localizado em San Pedro do Atacama.

Leia mais sobre o Chile


Artigo em destaque

Diego de Almagro, pioneiro na exploração do território chileno

A História do Chile divide-se comumente em doze períodos históricos que cobrem o intervalo de tempo compreendido entre o começo do povoamento humano no atual território chileno (c. 10500 a.C.) até os dias atuais. De acordo com a teoria da passagem do Homem pelo Estreito de Bering através da ponte de Beríngia, durante a última glaciação conhecida com o nome de Würm pelos europeus e Wisconsin pelos americanos, o Chile – localizado na parte mais meridional da América do Sul e na zona ocidental da mesma, sobre o oceano Pacífico – foi a última região da América a ser ocupada. A glaciação Wurm-Wisconsin durou cerca de cinquenta mil anos. Segundo os cientistas, a Ponte Terrestre de Bering teve condições de ser transitada durante quatro mil anos na primeira fase e quinze mil anos na segunda. A partir de então, o homem foi andando para o sul, até chegar ao atual território chileno.

Leia mais sobre este artigo


Imagem em Destaque

Casa Central da Universidade do Chile


Biografia[Nao Editar]

Pablo Neruda em 1966.

Pablo Neruda (nome de batismo: Neftalí Ricardo Reyes Basoalto) (Parral, 12 de Julho de 1904Santiago, 23 de Setembro de 1973) foi um poeta chileno premiado com o Nobel de Literatura de 1971, um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX e cônsul do Chile na Espanha (1934-1938) e no México.

Neruda era filho de José del Carmen Reyes Morales, operário ferroviário, e de Rosa Basoalto Opazo, professora primária, morta quando Neruda tinha um mês de vida.

Em 1906 o pai se transferiu para Temuco, onde se casou com Trinidad Candia Marverde, que o poeta menciona em diversos textos, como "Confesso que vivi" e "Memorial de Ilha Negra", como o nome de Mamadre. Estudou no Liceu de Homens dessa cidade, e ali publicou seus primeiros poemas no periódico regional "A Manhã". Em 1919 obteve o terceiro lugar nos Jogos Florais de Maule com o poema Noturno Ideal.

Leia mais sobre este artigo...


Como colaborarEditar

Pedidos:


Reciclar:


Expandir:


Revisar:


Sem imagem:



Você sabia que...

Editar

Você sabia que...

  • ... o Chile é o quinto maior exportador de vinhos do mundo.
  • ... que Ojos del Salado é a montanha mais alta no Chile eo vulcão mais alto do mundo?
  • ...que as múmias Chinchorro são os exemplos mais antigos de restos humanos mumificados, que datam de milhares de anos antes das múmias egípcias?

Portais relacionados à América do Sul

Flag of Argentina.svg
Argentina
Flag of Bolivia.svg
Bolívia
Flag of Brazil.svg
Brasil
Flag of Chile.svg
Chile
Flag of Colombia.svg
Colômbia
Flag of Ecuador.svg
Equador
Flag of Guyana.svg
Guiana
Flag of Paraguay.svg
Paraguai
Flag of Peru.svg
Peru
Flag of Suriname.svg
Suriname
Flag of Uruguay.svg
Uruguai
Flag of Venezuela.svg
Venezuela