Portal:Níger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Níger
Flag of Niger
Flag of Niger
Coat of Arms of Niger
Coat of Arms of Niger

Níger ( /ˈnər/ or /nˈʒɛər/; pronúncia em francês: ​[niʒɛʁ]), oficialmente chamado de República do Niger, é um país sem costa marítima situado na África Ocidental, nomeado em referência ao rio Níger. Faz fronteira com a Nigéria e Benim ao sul, Burquina Fasso e Mali a oeste, Argélia e Líbia ao norte e Chade ao leste. O Niger abrange uma área de quase 1.270.000 km², mais de 80 por cento dos quais sendo coberto pelo deserto do Saara. A população do país é de pouco acima de 15 milhões, principalmente agrupada no extremo sul e oeste da nação. A capital é Niamei.

O Níger é um país em desenvolvimento. Grande parte das porções não-desérticas do país estão ameaçadas por secas periódicas e desertificação. A economia está concentrada em torno da agricultura de subsistência e um pouco de agricultura de exportação, agrupada no sul mais fértil, e a exportação de matérias-primas — especialmente o minério de urânio. O Níger permanece em situação desfavorável devido a sua posição sem litoral, sistemas de educação, de infra-estrutura e de saúde deficientes, desertos, pobreza e degradação ambiental.

A sociedade nigerina reflete uma grande diversidade extraídos das longas vivências independentes das diversas regiões e grupos étnicos e o seu relativamente curto período vivendo em um único Estado. Historicamente, o atual Niger tem estado às margens dos diversos grandes Estados. Desde a independência, os nigerinos viveram sob cinco constituições e três períodos de regime militar, mas têm mantido um governo multipartidário eleito desde 1999. A grande maioria da população pratica o islamismo.


 ver · editar Artigos selecionados
Mapa dos membros do G5 do Sahel, países afetados pela atividade jihadista.
Mapa dos membros do G5 do Sahel, países afetados pela atividade jihadista.

A Guerra do Sahel, também chamada de conflito armado no Sahel, insurreição islamista no Sahel ou insurreição jihadista no Sahel é um conflito armado entre os países da região do Sahel (em particular: Mali, Níger, Mauritânia, Burquina Fasso e Chade) e os grupos jihadistas salafistas ligados principalmente à al-Qaeda.

Este conflito é uma consequência indireta da Guerra Civil Argelina quando, em busca bases de retaguarda, os rebeldes islamistas argelinos decidiram se estabelecer no deserto a partir do início dos anos 2000. Progressivamente, passariam a realizar ações de guerrilha, terrorismo e tomada de reféns na região; sobretudo, passariam de modo gradual a criar laços com as populações locais e disseminar o islamismo radical que acabará por levar ao recrutamento dos autóctones, ou mesmo ao surgimento de novos movimentos muito ancorados localmente, como o Ansar Dine, MUJAO ou até mesmo Katiba Macina.

A França intervém militarmente em apoio aos Estados da região: primeiro no Mali em 2013 com a Operação Serval, depois em todo o Sahel em 2015 com a Operação Barkhane.


 ver · editar Você sabia…
  • ... que Mina de Ouro Monte Samira é a primeira mina de ouro comercial no Níger?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem selecionada

Jovens mulheres Wodaabe no Niger.


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Níger na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Mapa


Mapa das áreas de assentamento dos grupos étnicos do Níger.

 ver · editar Associados Wikimedia
Níger no Commons Níger no Commons
Imagens e mídia
Níger no Wikcionário Níger no Wikcionário
Definições
Níger no Wikilivros Níger no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Níger no Wikinotícias Níger no Wikinotícias
Notícias
Níger no Wikiquote Níger no Wikiquote
Citações
Níger no Wikisource Níger no Wikisource
Biblioteca
Níger na Wikiversidade Níger na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar