Portal:Irão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of Iran


Bandeira do Irã

The Coat of arms of Iran.

Brasão de armas do Irão
Iran's map

O Irão (português europeu) ou Irã (português brasileiro), oficialmente República Islâmica do Irão (em persa: جمهوری اسلامی ايران, transliteração: Jomhūrī-ye Eslāmī-ye Īrān), é um país asiático do Médio Oriente que limita a norte com a Arménia, o Azerbaijão, o Turquemenistão e o Mar Cáspio, a leste com o Afeganistão e o Paquistão, a oeste com o Iraque e a Turquia, a sul com o Golfo de Omã e com o Golfo Pérsico. A sua capital é Teerão, a sua língua oficial é o persa, e a sua moeda é o rial. O Islã xiita é a religião oficial do Estado.

O Irã tem uma das mais antigas histórias do mundo, estendendo-se cerca de 6.000 anos, e ao longo da história, o Irã tem sido de importância geoestratégica. Conhecido no Ocidente até 1935 como Pérsia, passou desde então a ser conhecido como Iran (transliterado em Portugal como Irão e no Brasil como Irã), palavra que significa literalmente "terra dos arianos" (no sentido étnico do termo e não no seu sentido religioso, ligado ao arianismo). Em 1979, com a Revolução Islâmica promovida pelo aiatolá Khomeini, o país adoptou a sua actual designação oficial de República Islâmica do Irão. Os seus nacionais se chamam iranianos, embora o termo persas seja ainda utilizado.

O Irã como potência regional ocupa uma posição importante na economia mundial devido às suas importantes reservas de petróleo e gás natural, e tem considerável influência regional no Sul e Sudoeste da Ásia. O Irã é também um dos poucos estados que compõem o berço da civilização. Durante a história, o território do país tem tido grande importância geográfica, visto a sua posição entre o Oriente Médio, Cáucaso, Ásia Central e o Golfo Pérsico, além da proximidade entre o Leste Europeu e o subcontinente Indiano.


Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
Ilustração de um manuscrito persa (Um tratado de xadrez), mostrando uma partida de shatranj na corte persa.

O xadrez na Pérsia antiga refere-se ao período em que o Império Sassânida teve um importante papel na história do xadrez desde a assimilação do chaturanga por volta do século VI, à adaptação do jogo na cultura local, passando pela conquista da Pérsia pelos árabes em 651, quando a história do jogo atingiu uma nova fase ao chegar à Europa.

Deste período são as primeiras evidências arqueológicas de peças de xadrez e literaturas citando o jogo. O poema Karnamak-i-Artakhshatr-i-Papakan escrito na língua pahlavi por volta do século VI contém a primeira referência na Pérsia do chaturanga, e a partir de então outras literaturas como o Chatrang nâmag já descrevem a variante persa Chatranj, o movimento das peças e regras utilizadas. Na obra literária Shāh-nāmeh (Livro dos reis) escrito em Pahlavi por volta do século X são contados os primeiros mitos a respeito da chegada do chaturanga à Pérsia, vindo de um reino ao leste, e sua criação.

Os persas também introduziram expressões no jogo como o xeque e xeque-mate além de terem desenvolvido variantes como o xadrez circular e o de Tamerlão, criado durante o Império Timúrida, que empregavam tabuleiros diferentes do formato convencional do período e uma grande variedade de peças não-ortodoxas do xadrez.

Devido a ausência de evidências arqueológicas e literárias indianas anteriores ao século VI, uma das teorias alternativas da origem do xadrez indica sua criação na Pérsia antiga, de onde foi disseminado para o oriente também pelos árabes após o século VII.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    
تصویر خمینی.jpg

O Grande Aiatolá Sayyid Ruhollah Musavi Khomeini (em persa روح الله موسوی خمینی, transl. Rūḥollāh Mūsavī Khomeynī, Khomein, 24 de setembro de 1902Teerã, 3 de junho de 1989) foi uma autoridade religiosa xiita iraniana, líder espiritual e político da Revolução Iraniana de 1979 que depôs Mohammad Reza Pahlevi, na altura o xá do Irã. É considerado o fundador do moderno Estado xiita e governou o Irã desde a deposição do xá praticamente como um faraó considerado pelos seus seguidores quase como um Deus até à sua morte em 1989.

Costuma ser referido como Imã Khomeini dentro do Irã e pelos seus seguidores ao redor do mundo, e como Aiatolá Khomeini fora de seu país.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    

... que a palavra Irã significa "a terra dos arianos"?

... que o Irã se tornou nono país no mundo a colocar seu próprio satélite em órbita usando um lançador nacional e o sexto a enviar animais no espaço?

... que os mais antigos vestígios de vinho encontrados no Irã datam a mais de 7000 anos atrás?

... que a língua persa é uma das mais antigas línguas em uso contínuo?

... que as noções de céu e inferno aludem os ensinamentos de Zoroastro?

... que diversas religiões mundiais - inclusive o zoroastrismo e a Fé Bahá'í - originam-se no Irã?

... que o Irã tem a maior população xiita do mundo, com quase 65 milhões de seguidores?

... que o sorvete foi inventado provavelmente no Irã?

... que o Irã tem a segunda maior reserva de petróleo e a segunda maior reserva de gás natural no mundo e é potencialmente uma superpotência energética?

... que o Irã é o maior fabricante de automóveis do Oriente Médio?

... que o Irã está entre os top 10 do mundo em pesquisas com células-tronco?

... que 60% dos alunos matriculados em universidades iranianas são mulheres?

... que o Irã possui um das maiores mobilizações de tropas do mundo, com quase 1 milhão em serviço ativo?

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Predefinições
Infobox


Ligações
Portal A Wikipédia possui o
Portal do Irã
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver