Portal:Irão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar  Portal do Irã
Flag of Iran
Flag of Iran


Bandeira do Irã

Emblem of Iran
Emblem of Iran

Brasão de armas do Irã

O Irão (português europeu) ou Irã (português brasileiro), oficialmente República Islâmica do Irão (em persa: جمهوری اسلامی ايران, transliteração: Jomhūrī-ye Eslāmī-ye Īrān), é um país asiático do Médio Oriente que limita a norte com a Arménia, o Azerbaijão, o Turquemenistão e o Mar Cáspio, a leste com o Afeganistão e o Paquistão, a oeste com o Iraque e a Turquia, a sul com o Golfo de Omã e com o Golfo Pérsico. A sua capital é Teerão, a sua língua oficial é o persa, e a sua moeda é o rial. O Islã xiita é a religião oficial do Estado.

O Irã tem uma das mais antigas histórias do mundo, estendendo-se cerca de 6.000 anos, e ao longo da história, o Irã tem sido de importância geoestratégica. Conhecido no Ocidente até 1935 como Pérsia, passou desde então a ser conhecido como Iran (transliterado em Portugal como Irão e no Brasil como Irã), palavra que significa literalmente "terra dos arianos" (no sentido étnico do termo e não no seu sentido religioso, ligado ao arianismo). Em 1979, com a Revolução Islâmica promovida pelo aiatolá Khomeini, o país adoptou a sua actual designação oficial de República Islâmica do Irão. Os seus nacionais se chamam iranianos, embora o termo persas seja ainda utilizado.

O Irã como potência regional ocupa uma posição importante na economia mundial devido às suas importantes reservas de petróleo e gás natural, e tem considerável influência regional no Sul e Sudoeste da Ásia. O Irã é também um dos poucos estados que compõem o berço da civilização. Durante a história, o território do país tem tido grande importância geográfica, visto a sua posição entre o Oriente Médio, Cáucaso, Ásia Central e o Golfo Pérsico, além da proximidade entre o Leste Europeu e o subcontinente Indiano.



 ver · editar Artigos selecionados

O cerco da embaixada do Irão em Londres, também conhecido por Operação Nimrod, teve lugar entre os dias 30 de Abril e 5 de Maio de 1980, depois de um grupo de seis homens armados terem invadido a embaixada iraniana em South Kensington, Londres. Os seis homens fizeram 26 pessoas como reféns - na sua maioria funcionários da embaixada -, incluindo vários visitantes e um polícia que guardava a embaixada. Os invasores, membros de um grupo árabe iraniano que defendia a soberania nacional árabe na região sul do Cuzistão, exigiam a libertação de prisioneiros árabes das prisões do Cuzistão, e a sua própria saída em segurança do Reino Unido. O governo britânico informou que a sua saída em segurança não podia ser garantida, e deu início a um cerco. Nos dias que se seguirão à tomada dos reféns, as negociações da polícia resultaram na libertação de cinco deles em troca de pequenas concessões, tais como a transmissão das exigências dos terroristas na televisão britânica.

No sexto dia do cerco, os seis invasores foram ficando cada vez mais frustrados pela falta de progresso em dar resposta às suas exigências. Nessa noite, executaram um dos reféns e atiraram o seu corpo da embaixada. A reacção do governo britânico não se fez esperar, dando ordens ao Special Air Service (SAS), um regimento de forças especiais do Exército Britânico, para conduzir um assalto para o resgate dos restantes reféns. Pouco depois, os soldados desceram pelo telhado do edifício e entraram à força pelas janelas. Durante o ataque de 17 minutos, o SAS conseguiu salvar todos os reféns, à excepção de um, e mataram cinco dos seis terroristas.


 ver · editar Sabia que?

... que a palavra Irã significa "terra dos arianos" ?

... que o Irã se tornou nono país no mundo a colocar seu próprio satélite em órbita usando um lançador nacional e o sexto a enviar animais no espaço ?

... que os mais antigos vestígios de vinho encontrados no Irã datam a mais de 7000 anos atrás ?

... que a língua persa é uma das mais antigas línguas em uso contínuo ?

... que a invasão anglo-soviética da Pérsia foi lançada para assegurar petróleo para a Grã-Bretanha e fornecer uma rota para os suprimentos Lend-Lease desesperadamente necessários pela União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial ?

... que diversas religiões - como o zoroastrismo, o mitraísmo, o maniqueísmo, a Fé Bahá'í, o mazdaquismo, o babismo e o ismaelismo - originam-se no Irã ?

... que o Irã tem a maior população xiita do mundo, com quase 65 milhões de seguidores ?

... que o sorvete foi inventado provavelmente no Irã ?

... que o Irã tem a segunda maior reserva de petróleo e a segunda maior reserva de gás natural no mundo e é potencialmente uma superpotência energética ?

... que o Irã é o maior fabricante de automóveis do Oriente Médio ?

... que o espinafre, o pistache, a romã, o pêssego e a berinjela são provenientes do Irã ?

... que 60% dos alunos matriculados em universidades iranianas são mulheres ?

... que o Irã possui uma das maiores mobilizações de tropas do mundo, com quase 1 milhão em serviço ativo ?

... que a aliança franco-persa foi concluída por Napoleão em 1807 como um passo para ajudá-lo a realizar seu objetivo de atacar a Índia britânica ?


 ver · editar Predefinições
Séries
Esboços
Ligações
Outros
 ver · editar Como colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Irã na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Imagem selecionada

Um Paykan, um automóvel muito popular no Irã, numa paisagem do Azerbaijão iraniano.
 ver · editar Biografia selecionada

Abbas Kiarostami (1940) é um diretor de cinema, roteirista, fotógrafo e produtor de cinema iraniano internacionalmente aclamado. Cineasta ativo desde 1970, Kiarostami esteve envolvido em mais de quarenta filmes, incluindo curtas e documentários. Kiarostami alcançou a aclamação da crítica por dirigir a Trilogia de Koker (1987-1994), T'am e Guilass (1997) e Bad ma ra khahad bord (1999). Kiarostami trabalhou extensivamente como roteirista, editor de cinema, diretor de arte e produtor e projetou títulos de crédito e material de divulgação. Também é poeta, fotógrafo, pintor, ilustrador e designer gráfico. Kiarostami é parte de uma geração de cineastas da New Wave Iraniana, um movimento do cinema persa, que começou no final de 1960 e inclui diretores pioneiros como Forough Farrokhzad, Sohrab Shahid Saless, Mohsen Makhmalbaf, Bahram Beizai e Parviz Kimiavi. Esses cineastas compartilham muitas técnicas em comuns, incluindo o uso de diálogos poéticos e uma narrativa alegórica lidando com questões políticas e filosóficas. Kiarostami tem a reputação de usar crianças como protagonistas, por filmes narrativos no estilo de documentário, por histórias que acontecem em aldeias rurais e pelas conversas que se desdobram dentro de carros.


 ver · editar Categorias
sem subcategorias
 ver · editar Mapa

Etnias e religiões no Irã.

 ver · editar WikiProjetos
Você está convidado a participar do WikiProjeto Ásia, um WikiProjeto dedicado a desenvolver e melhorar artigos sobre o Irã.
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia
Irão no Commons Irão no Commons
Imagens e mídia
Irão no Wikcionário Irão no Wikcionário
Definições
Irão no Wikilivros Irão no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Irão no Wikinotícias Irão no Wikinotícias
Notícias
Irão no Wikiquote Irão no Wikiquote
Citações
Irão no Wikisource Irão no Wikisource
Biblioteca
Irão na Wikiversidade Irão na Wikiversidade
Recursos de aprendizado