Portal:Sudão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao
Portal do Sudão


 ver · editar Sudão
Bandeira do Sudão
Bandeira do Sudão
Brasão de armas do Sudão
Brasão de armas do Sudão
Mapa de Localização

Sudão (oficialmente República do Sudão) (em árabe: السودان As Sūdān) é um país no nordeste da África. Faz fronteira com o Egito ao norte, o Mar Vermelho ao nordeste, a Eritreia e a Etiópia ao leste, a República Centro Africana ao sudoeste, Chade a oeste e a Líbia ao noroeste e com o Sudão do Sul ao sul. O maior rio do mundo, o Nilo, divide o país entre lados leste e oeste.

O Sudão é o lar de uma das mais antigas grandes civilizações do mundo, com assentamentos históricos e urbanos que remontam a 3000 aC. O povo sudanês tem uma longa história que se estende desde a antiguidade, que se confunde com a história do Egito, com o qual se uniu politicamente por vários períodos. Depois de ganhar a independência do Egito e do Reino Unido em 1956, o Sudão sofreu uma guerra civil, que durou 17 anos, posteriormente seguida por conflitos étnicos, religiosos e econômicos entre os sudaneses do Norte (com raízes árabes e nubianas), e os cristãos e animistas nilotes do Sudão do Sul. Assim, isso levou a uma segunda guerra civil em 1983, e devido a contínuas lutas políticas e militares, o Sudão foi tomado em um sangrento golpe de Estado pelo coronel Omar al-Bashir em 1989, que depois proclamou-se Presidente do Sudão.

O Sudão então alcançou grande crescimento econômico através da implementação de reformas macroeconômicas e, finalmente, terminou a guerra civil através da adoção de uma nova constituição em 2005 com grupos rebeldes no sul, conferindo-lhes autonomia limitada para ser seguida por um referendo sobre a independência em 2011.


 ver · editar Artigos selecionados

Crise de Heglig foi uma guerra entre o Sudão e o Sudão do Sul em 2012 pelas regiões ricas em petróleo entre o estado de Unidade do Sudão do Sul e o estado de Cordofão do Sul do Sudão. O Sudão do Sul invadiu e ocupou brevemente a pequena cidade fronteiriça de Heglig antes de ser repelido pelo exército sudanês. Confrontos de pequena escala continuaram até ser assinado um acordo sobre fronteiras e recursos naturais em 26 de setembro para solucionar a maioria dos aspectos do conflito.


 ver · editar Biografia

O Tenente-General Omar Hassan Ahmad Al-Bashir (em árabe: عمر حسن أحمد البشير; nascido em 1 de janeiro de 1944) é o presidente do Sudão e o chefe do Congresso Nacional do Partido. Ele chegou ao poder em 1989, quando, como um brigadeiro do exército sudanês, conduziu um grupo de oficiais em um golpe militar que derrubou o governo do primeiro-ministro Sadiq al-Mahdi.

Em outubro de 2004, o governo de al-Bashir negociou o fim da Segunda Guerra Civil Sudanesa, uma das guerras mais antigas e mais mortíferas do século XX, através da concessão de autonomia limitada para o Sudão do Sul dominado pelo Exército Popular de Libertação do Sudão (SPLA). Desde então, porém, houve um violento conflito em Darfur que resultou em índices de mortes entre 200.000 e 400.000. Durante a sua presidência, houve várias lutas violentas entre as milícias Janjaweed e os grupos rebeldes como o Exército de Libertação do Sudão (SLA) e o Movimento pela Justiça e Igualdade (JEM), na forma de guerrilha na região de Darfur. A guerra civil resultou em mais de 2,5 milhões de pessoas sendo deslocadas, e as relações diplomáticas entre o Sudão e o Chade passando a um um nível de crise.

Al-Bashir é uma figura controversa, tanto no Sudão e como no mundo. Em julho de 2008, o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luis Moreno Ocampo, acusou al-Bashir de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra em Darfur. O tribunal emitiu um mandado de prisão para al-Bashir em 4 de março de 2009 sobre crimes de guerra e crimes contra a humanidade, mas decidiu que não havia provas suficientes para processá-lo por genocídio. No entanto, em 12 de julho de 2010, depois de um longa apelação pela acusação, o Tribunal considerou que realmente havia provas suficientes para acusações de genocídio a serem trazidas e emitiu um segundo mandado contendo três acusações separadas.


 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Sabia que?
Did you know?
  • ... que o inglês de Selim Aga, um ex-escravo do Sudão, era tão impecável que se acreditou que seu livro fora escrito por um britânico?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Wikimedia
Sudão no Commons Sudão no Commons
Imagens e mídia
Sudão no Wikcionário Sudão no Wikcionário
Definições
Sudão no Wikilivros Sudão no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Sudão no Wikinotícias Sudão no Wikinotícias
Notícias
Sudão no Wikiquote Sudão no Wikiquote
Citações
Sudão no Wikisource Sudão no Wikisource
Biblioteca
Sudão na Wikiversidade Sudão na Wikiversidade
Recursos de aprendizado


Purgar cache do servidor