Portal:Uganda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Bandeira de Uganda
Brasão de armas de Uganda
Mapa de Localização

Uganda é um país africano, limitado a norte pelo Sudão, a leste pelo Quênia, a sul pela Tanzânia e por Ruanda e a oeste pela República Democrática do Congo. A sua capital é Kampala.

A parte sul do país inclui uma parcela substancial do Lago Victoria, no qual compartilha fronteiras com o Quênia e a Tanzânia. Uganda tem o seu nome devido ao histórico Reino de Buganda, que abrangia uma porção do sul do país, incluindo a capital Kampala.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
O Lago Vitória visto do espaço.

O Lago Vitória ou Victoria Nyanza (em língua suahili) é um dos Grandes Lagos Africanos, localizado num planalto elevado na parte ocidental do Grande Vale do Rift, na África oriental, e está sujeito a administração territorial pela Tanzânia, Uganda e Quênia.

Com 68 870 km² de área (quase a mesma da Irlanda), é o maior lago do continente africano, o maior lago tropical no mundo e o segundo maior lago de água doce no mundo em termos de área. Sendo relativamente raso, é considerado como o sétimo maior lago de água doce através do volume e contém 2760 km³ de água. É uma das nascentes do rio Nilo, o Nilo Branco.

Existem mais de 3000 ilhas no seu interior, muitas das quais habitadas, entre as quais as ilhas de Ssese em Uganda, um grupo grande de ilhas no noroeste do lago, e se tornando um destino popular para turistas, e a ilha Ukerewe, na parte sudeste, pertencente à Tanzânia e a maior ilha lacustre de África.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    

Idi Amin Dada Oumee (Koboko, 1925Jidá, 16 de Agosto de 2003) foi um militar e ditador de Uganda, que governou o país de 1971 a 1979.

Da etnia kakwa, sua ditadura foi caracterizada por genocídios e requintes de crueldade utilizados nas execuções, daí as alcunhas de "o talhante (açougueiro) de Kampala" e "senhor do horror", atribuídas a ele pelo povo ugandense. Idi Amin assumiu o governo de Uganda quando era comandante-chefe das Forças Armadas, destituindo o antigo governo civil. Era defensor de Adolf Hitler e favorável à extinção do Estado de Israel. Idi Amin foi auto intitulado marechal-do-campo de seu país. O seu governo terminou em 1979, quando as tropas da Tanzânia, que nunca reconheceram o seu governo, o destituíram sob o apoio dos ugandenses.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Ruwenpflanzen.jpg
Vegetação sobre os flancos dos Montes Ruwenzori
Cartella viola.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    

... que o Canal de Kazinga em Queen Elizabeth National Park tem a maior concentração mundial de hipopótamos?

... que o Programa para a Uganda Britânica era um plano para dar uma parcela da África Oriental Britânica para o povo judeu como uma pátria em 1902?

... que as Cataratas de Ripon, no extremo norte do Lago Vitória, é muitas vezes considerada a fonte do rio Nilo, e que ficou submersa após a construção da Owen Falls Dam?

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver