Portal:México

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z


Página principal   Símbolos   Coisas que podes fazer  


 ver·editar Flag of Mexico.svg Portal do México
Bandeira do México
Mexico location.svg

O México (de nome oficial Estados Unidos Mexicanos) é um país localizado na América do Norte delimitado ao norte pelos Estados Unidos da América, a leste pelo Golfo do México e pelo Mar das Caraíbas. Com uma população de quase 109 milhões, é o décimo primeiro país mais populoso do mundo e nação de língua hispânica com maior população.

Entre 1800 e 300 a.C., começaram a formar-se culturas complexas. Algumas evoluíram para avançadas civilizações mesoamericanas pré-colombianas tais como: olmeca, teotihuacan, maia, zapoteca, mixteca, huasteca, purepecha, tolteca, e mexica (ou asteca), as quais floresceram durante cerca de 4000 anos até ao primeiro contacto com Europeus.

A constituição mexicana de 1917 criou uma república federal presidencialista com separação de poderes entre ramos executivo, legislativo e judicial separados.

Mostrar as novas seleções
 ver·editar Artigo destacado
Nueces River at Cotulla, TX IMG 0452.JPG

A batalha de Lipantitlán foi um enfrentamento entre o Exército Mexicano e insurgentes texanos, como parte da Revolução do Texas, ocorrido em 4 de novembro de 1835. O combate aconteceu na margem leste do Rio Nueces a três milhas da localidade de San Patricio, no atual estado do Texas, e em frente ao Forte Lipatintlán, que deu nome à batalha.

Após a vitória texana na Batalha de Goliad, restaram no Texas apenas duas guarnições mexicanas: Forte Lipantitlán, perto de San Patricio, e Misión Alamo, em San Antonio de Béxar. O comandante texano Philip Dimmitt temia que Lipantitlán pudesse ser usada como base para o exército mexicano retomar Goliad e, por isso, ordenou ao capitão Ira Westover que capturasse o forte.

Do lado mexicano, o comandante do Forte Lipantitlán, Nicolás Rodríguez, foi ordenado a assediar as tropas texanas em Goliad. Ele reuniu a maior parte de seus homens e partiu. As tropas inimigas não se cruzaram neste primeiro momento e os insurgentes chegaram antes a seu destino, San Patricio. Em 3 de novembro, um homem local convenceu a guarnição mexicana a se render, e no dia seguinte os texanos desmantelaram o forte. (leia mais...)


 ver·editar Categorias
 ver·editar Você Sabia que...

...a Bandeira do México rodeia no centro da cidade de Clifden,Irlanda em honra a Jon Riley e a seu Batalhão de São Patrício que distiguidamente serviram nas Forças Armadas do México na Guerra Mexicano-Americana?

...que a tequila foi produzida no Século XVI?

...que o México é o mais populoso país de língua espanhola do mundo e o segundo mais populoso país da América Latina, depois do Brasil?

...no México são reconhecidas oficialmente como línguas nacionais 62 línguas indígenas,incluindo as línguas maias?

...que Leon Trotsky está enterrado no Mexico ?



 ver·editar Imagem selecionada
Indigenous dancers in Mexico City.jpg


Índios astecas dançando na Cidade do México.A fundação da música mexicana vem da música dos astecas e de outros grupos indígenas.