Golfo do México

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Golfo do México (aspeto físico)

O Golfo do México é o maior golfo do mundo, sendo cercado por terras da América do Norte e da América Central. Tem uma superfície de aproximadamente 1 550 000 km², seu subsolo é rico em petróleo.

A costa sul do golfo banha o México (especificamente, os estados de Tamaulipas, Veracruz, Tabasco, Campeche, Iucatão, e Quintana Roo); as costas oriental, norte e noroeste banham os Estados Unidos (especificamente, os estados da Flórida, Alabama, Mississippi, Louisiana e Texas); e a costa sudeste banha Cuba. O Golfo do México se conecta ao Oceano Atlântico através do Estreito da Flórida, localizado entre os EUA e Cuba, e ao Mar do Caribe através do Canal de Yucatán, localizado entre o México e Cuba.

(Nota: No uso cotidiano, pelo menos nos EUA, o termo "Costa do Golfo" geralmente se refere a 1) a porção de costa entre Cape Sable, Flórida, e Brownsville, Texas, ou 2) a porção de costa entre Cape Sable, Flórida, e o extremo norte da Península de Yucatán. Ambos os significados excluem Cuba bem como algumas ilhas da Flórida).

O Golfo do México em 3D

Da área do Golfo do México, o terço mais ao sul localiza-se na zona tropical. Do golfo se origina a Corrente do Golfo, uma corrente de águas quentes que atravessa o Oceano Atlântico, sendo uma das mais fortes correntes oceânicas conhecidas. O golfo também foi muitas vezes visitado por poderosos furacões, alguns dos quais responsáveis por grande número de mortes e destruição.

A baía de Campeche (México) é maior baía do golfo. Além dela a costa do golfo possui inúmeras baías e desembocadouros. Um grande número de rios desaguam no golfo, dentre os quais o mais notável é Rio Mississippi. A terra que forma a costa do golfo, inclusive muitas ilhas de sedimentação, é quase uniformemente baixa e caracterizada por pântanos e terras bastante úmidas bem como extensões arenosas.

A plataforma continental é bastante larga em quase todos os pontos da costa. Contém petróleo em alguns pontos (principalmente a oeste), que é extraído através de plataformas marítimas. Outra atividade comercial importante é a pesca, de peixes e crustáceos. Ao longo da costa existe ainda a produção de navios, indústrias petroquímicas e de armazenamento de óleo, fábricas de papel e forte atividade turística, na década de 1940 0 golfo o México era usado como escudo dos EUA contra a URSS. Após a revolução de 1932, muitos conflitos foram travados pelo petróleo no golfo.

Entre as cidades costeiras incluem-se: Tampa, Pensacola, Nova Orleans, Houston (nos EUA) , Veracruz, Mérida (no México), e Havana (em Cuba).

A área costeira do golfo foi a primeira colonizada por grupos indígenas norte-americanos, incluindo aqueles que representavam culturas avançadas do México. Durante a colonização europeia, a região tornou-se palco de uma contenda entre a Espanha, França e Inglaterra. Hoje em dia, a cultura da região é predominantemente hispano-americana e anglo-americana.