Gan Ning

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde abril de 2012).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Gravura de Gan Ning.

Gan Ning(甘寧)(?-222) era um pirata que trabalhava para Huang Zu, o homem que matou o pai de Sun Ce, Sun Jian. Prendia sinos em suas roupas para que seus inimigos soubessem quando estava chegando.

Gan Ning traiu Huang Zu por causa de brigas com este e também porque achava que Sun Quan era um melhor líder militar. Após matar o pai de Ling Tong, Ling Cao, na batalha de Xia Kou, Gan Ning convidou Cai Mao para trair Huang Zu, mas este não aceitou e relatou a Huang Zu o acontecido. Enquanto Gan Ning cruzava o rio para se encontrar com Sun Quan, foi atacado por Huang Zu e suas tropas. Os batedores de Sun Quan viram o caso e os tropas de Wu foram ajudar Gan Ning, que acabou matando Huang Zu. Cai Mao conseguiria fugir e se juntaria a Cao Cao, mas mais tarde, na batalha de Chi Bi, seria morto por Ling Tong.

Gan Ning ainda participaria em muitas batalhas por Wu, incluindo a batalha de Ru Xu Kou contra Cao Cao e a batalha de Fan Castle, contra Guan Yu. Foi morto por Sha Moke, na batalha de Yi Ling.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.