Mar do Japão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mar do Japão e região

O mar do Japão é um pequeno mar marginal a oeste do oceano Pacífico, tendo ao leste as ilhas japonesas de Hokkaido, Honshu e Kyushu, a oeste a península coreana, e ao norte a Rússia e a ilha russa de Sacalina.

O mar do Japão conecta-se a outros mares por seis estreitos pouco profundos : o estreito de Tartary (ou estreito de Mamiya) entre o continente asiático e a ilha Sacalina; estreito de La Pérouse (ou estreito do Soya) entre a ilha Sacalina e Hokkaido; o estreito de Tsugaru entre as ilhas de Hokkaido e Honshu; o estreito de Kanmon entre as ilhas de Honshu e Kyushu; o estreito de Tsushima entre as ilhas de Kyushu et Tsushima e o estreito da Coreia entre Tsushima e a península coreana.

O ponto mais profundo é de 3742 m, sendo a sua profundidade média de 1752 m. A superfície do mar do Japão é de aproximadamente 978 000 km², tendo três bacias principais: a bacia de Yamato se situa no sudeste do mar do Japão; a bacia do Japão ao norte; a bacia de Tsushima ao sudoeste. A bacia do Japão é a região mais profunda deste mar, enquanto que as águas menos profundas se encontram na bacia de Tsushima.

Disputa sobre o nome do Mar do Japão[editar | editar código-fonte]

O nome do mar marginal do Oceano Pacífico ocidental, entendida pelas ilhas japonesas de Hokkaido, Honshu e Kyushu, e Ilha de Sakhalin, a leste, e da península da Coreia e Rússia, a oeste, está em disputa. É habitualmente chamado de "Mar do Japão", mas a Coreia do Norte e Coreia do Sul preferem o termo "Mar do Leste" (Mar Ocidental também). Recentemente, a controvérsia se transformou em uma guerra cibernética (incluindo na própria Wikipédia) e tensos movimentos diplomáticos entre os Estados Unidos, Japão, as duas Coreias, a Rússia e a China.

Breve resumo das partes

  • A Coreia afirma antecedentes históricos para o "Mar da Coreia", termo ou "Mar do Leste". O Mar do Japão é um nome falso dado por invasores militares japoneses por militarismo. Agora o Japão está a fazer todo o possível para tirar de nos o nossa território coreano, a ilha Dokdo. Se continuar se chamando Mar do Japão, as pessoas pensarão que como está em seu suposto território Dokdo é terra de Japão. Esta é a estratégia do Japão e obviamente a Coreia não a aceita.
  • O Japão protesta que a disputa é simplesmente uma questão de papel que não tem significado real, e que o termo "Mar do Japão" já é um padrão estabelecido. Além disso, os organismos internacionais UNCSGN e OHI deram opiniões que suportam a posição japonesa.
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.