Afluente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Confluência dos rios Werra e Weser, na Alemanha.
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete afluente.

Afluente ou tributário é o nome dado aos rios e cursos de água menores que desaguam em rios principais. Um afluente não flui directamente para um oceano, mar ou lago. Os Afluentes e o rio principal servem para drenar uma determinada bacia hidrográfica. Ao ponto de junção entre um rio e um afluente é dado o nome de confluência.

Terminologia[editar | editar código-fonte]

Os Afluentes podem ser classificados em afluentes direitos ou esquerdos atendendo á posição onde se unem ao rio principal quando se esta de frente para a foz, um curso de água que desague num afluente é classificado por subafluente.

Classificação e ordenamento[editar | editar código-fonte]

Atualmente a distinção entre rio e afluente numa convergência é feita tendo em conta o caudal (médio ou máximo) de cada um dos cursos de água, no passado os cursos de água eram classificados tendo em conta a conveniência geográfica levando a que existam algumas exceções a esta regra. O ordenamento dos afluentes e subafluentes é feito através da utilização da ordem de Strahler.