Mar do Labrador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde setembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Labradorseamap.png

O mar do Labrador (em inglês Labrador Sea, em francês mer du Labrador) (60° N 56° O) é um mar do Oceano Atlântico Norte entre o Labrador e a Gronelândia. A profundidade no centro do mar do Labrador é de cerca de 3000 metros e é flanqueada por plataformas continentais a sudoeste, noroeste e nordeste. Liga a norte com a baía de Baffin através do estreito de Davis.

O Mar do Labrador dever-se-á ter formado num processo iniciado há uns 61 milhões de anos e terminado há 40 milhões.

Durante a idade do gelo, as inlandsis da América do Norte colapsaram enviando icebergs para o Mar do Labrador.

Um dos maiores canais de turbiditos do mundo corre no sentido N-S no meio do Mar do Labrador, canalizando avalanches por centenas de quilómetros, muitas das quais terminando nas profundezas ao largo da Nova Inglaterra.

O nome Labrador é um dos nomes de origem europeia mais antigas do Canadá, quase tão antiga quanto o nome Newfoundland (Terra Nova). A região e mar do Labrador foram nomeados em homenagem ao explorador português João Fernandes Lavrador, que, juntamente com Pedro de Barcelos, exploraram a região por volta de 1498.