Mar Siberiano Oriental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Localização do Mar Siberiano Oriental

O Mar Siberiano Oriental é um mar do Oceano Ártico. Esta situado entre o Cabo Ártico ao norte, a costa de Sibéria ao sul, as Ilhas da Nova Sibéria a oeste e a Ilha de Wrangel ao leste, fazendo fronteira com o Mar de Laptev e o Mar de Chukchi. O Mar da Sibéria Oriental, ou Mar Siberiano do Leste, fica a margem do Oceano Ártico.

Possui 913 000 km² de área, que a maior parte do ano fica coberta de gelo. 70% do mar tem uma profundidade menor que 50m, sendo que o ponto mais profundo chega a 155m. Durante o inverno fica coberto de gelo consistente nas proximidades da costa, porém seu índice de formação de gelo é menor do que de outros mares do Ártico, como o mar de Laptev.

A costa é principalmente plana no oeste (até o encontro com o rio Kolyma), e montanhosa no leste. No mar situam-se as ilhas da Nova Sibéria, um arquipélago com uma área de aproximadamente 28200 km². Seu principal porto é Pevek.

A hidrografia do Mar da Sibéria Oriental é influenciada pelos rios Kolyma e Indigirka, bem como pelas águas provenientes do oeste do Mar de Laptev.

A temperatura média fica entre 0 °C e 2 °C (4 °C no sul) no verão, alcançando -30 °C ou menos no inverno.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.