Geografia da Rússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Geografia física da Rússia

Mapa da Rússia

Continente Eurásia
Região Ásia Setentrional e Leste Europeu
Coordenadas geográficas
Área  
 - Ranking 1º maior
 - Total 17.098.242 Km²
 - Terra 16.377.742 Km²
 - Água 720.500 Km²
Fronteiras  
 - Total 20.241,5 Km
 - Países vizinhos Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Bielorrússia, Lituânia, Polônia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte.
Linha costeira
Reivindicações marítimas  
 - Mar territorial nm
 - Zona contígua nm
 - Zona econômica exclusiva nm
 - Plataforma continental nm
Extremos de elevação  
 - Ponto mais alto
 - Ponto mais baixo
Relevo
Clima
Recursos naturais
Uso da terra  
 - Terra arável
 - Cultivos permanentes
 - Outros
Terra irrigada
Perigos naturais
Problemas ecológicos

A Federação Russa é o maior país do mundo em extensão territorial e ocupa o território de 17.075.400 Km². Em comparação com o Brasil, é cerca de duas vezes maior. Localiza-se na Eurásia da Europa, Norte da Ásia, o que está sendo simbolizado pela a águia de duas cabeças no seu brasão.

A Rússia faz fronteira com os seguintes catorze países, partindo do norte em sentido anti-horário: a Noruega (167 km), a Finlândia (1313 km), a Estónia, a Letónia (294 km), a Bielorrússia (959 km), a Lituânia (227 km), a Polónia (206 km ou seja mui

to grande), a Ucrânia (1576 km), a Geórgia (723 km), o Azerbaijão (284 km), o Cazaquistão (6846 km), a China (3645 km), a Mongólia (3441 km) e a Coreia do Norte (19 km) totalizando 19.533 (dos 37.653 totais) quilómetros de fronteiras terrestes.

O país também está próximo dos Estados Unidos, pelo estado do Alasca, Suécia e Japão, dos quais se separa por trechos de mar relativamente curtos, sendo eles o estreito de Bering, o mar Báltico e o estreito de La Pérouse, respectivamente.

Faz parte ainda do território russo, além da porção metropolitana continental, o exclave de Kaliningrado, na zona do mar Báltico, e uma série de ilhas e arquipélagos árcticos, entre os quais os mais importantes são a Terra de Francisco José, as ilhas da Nova Zembla, a ilha de Kolguev, o arquipélago da Terra do Norte, as ilhas da Nova Sibéria e a ilha de Wrangel. Inclui também várias ilhas e arquipélagos no Extremo Oriente, em particular a ilha Sacalina, as ilhas Curilas ,as Ilhas Comandante e a península da Crimeia (que está em disputa com a Ucrânia).

O relevo é variado: dominam planícies e vales em 3/4 do território. As planícies do Leste Europeu e do Oeste siberiano, divididas pelos montes Urais, são as maiores do planeta. O ponto mais elevado é o monte Elbrus, com uma altitude de 5633 metros, que é também o ponto mais alto da Europa.

Apesar da grande área que a Rússia possui, apenas 18% do território é coberto de água. Contam-se 120 000 rios, dos quais se destacam o Volga, o Don, o Ienissei, o Lena, o Ob, o Dniepre e o Neva.

Os lagos apresentam-se de formas irregulares e estão, normalmente, no meio de um curso de um rio. O território russo compreende o lago Ladoga, que é o maior da Europa, o Baikal, o Onega, entre outros.

A Rússia possui a maior bacia hidrográfica da Ásia, denominada Bacia do Ob, com 2 975 000 m².[1]

Cerca de 37 000 km de costa delimitam a Rússia dos oceanos Árctico e Pacífico e também do mar Negro e do Cáspio, sem esquecer a zona dos Bálcãs. Os oceanos representam uma importante fonte de riqueza para o país, uma vez que o petróleo e o peixe são produtos obtidos naquelas zonas.

Clima[editar | editar código-fonte]

A Rússia domina quase metade da Europa e um terço da Ásia. Este factor faz com que a Rússia possua vários climas diferentes. A temperatura média anual é de 5,5 °C.

A região mais a norte do país, chamada Sibéria, é a mais fria de todo o país. Registam-se temperaturas no inverno da ordem dos -40 °C ou -50 °C, às vezes chegando aos -60 °C ou até menos. A Sul, o clima é mais quente, havendo campos e estepes onde as temperaturas chegam aos -8 °C.

O verão na Rússia também é variável de região a região, registando-se temperaturas médias de 25 °C. Em certos casos extremos, já houve dias em que se registraram temperaturas superiores a 45 °C.

O frio proveniente da Sibéria alastra-se não só por toda a Rússia como por quase toda a totalidade da Europa e grande parte da Ásia.

A Rússia é atravessada por quatro climas: ártico, subártico, temperado e subtropical. As estações pode ser caracterizadas assim: inverno longo e nevoso, primavera temperada, verão curto e quente e outono chuvoso. Essas características, entretanto, variam muito por região.

Na zona central da Rússia, encontram-se as florestas mais claras, mistas, dominadas por bétulas, álamos, carvalhos. As florestas das zonas centrais estão divididas por estepes. A maior parte das estepes é lavrada e semeada por trigo, centeio, milho, girassol, etc.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [1] Segundo o site www.ajudaalunos.com

Ligações externas[editar | editar código-fonte]