Rio Ienissei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ienissei
O Ienissei visto da Ponte Krasnoyarsk, em Krasnoyarsk
Comprimento 4093 km
Posição: 5
Nascente Kyzyl (Tuva)
Débito médio 19600 m³/s
Foz Mar de Kara, Oceano Ártico
Área da bacia 2 580 000 km²
Afluentes
principais
Angara, Abakan Podkamennaya Tunguska, Tunguska Inferior
País(es)  Rússia
Mongólia

O Rio Ienissei (em russo: Енисе́й) é um dos principais rios da Ásia, tendo a sua desembocadura no Oceano Ártico. É linha de divisa entre o Médio Oriente e Extremo Oriente.

Nasce em Kyzyl (Tuva) da confluência do Bolshe Ienissei (Grande Ienissei) e o Maly Ienissei (Pequeno Ienissei), que provêm dos montes Sayanes Orientais ao longo da fronteira russo-mongol, e desemboca no Mar de Kara, Oceano Ártico, num estuário de 400 km conformado pela Baía de Ienissei e o Golfo de Ienissei. Os seus principais afluentes são o Angara, o Podkamennaya Tunguska (ou Tunguska Pedregoso), e o Tunguska Inferior.

Flui pelo centro da Sibéria na direcção sul-norte. A maior parte do rio é navegável, salvo entre Novembro e Maio, em que permanece gelado. O seu curso superior é turbulento, o que tem sido aproveitado para construção de estações de geração hidroeléctrica, destacando-se as barragens de Sayan e Krasnoyarsk.

Atravessa a cidade de Krasnoyarsk.

O Ienissei perto de Krasnoyarsk.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rio Ienissei