Comprimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Na física, o comprimento é a grandeza física que expressa a distância entre dois pontos. Na linguagem comum se costuma diferenciar a altura (quando se refere a um comprimento vertical) e a largura (quando se fala dum comprimento horizontal). Também na física, e na engenharia, a palavra comprimento é sinônimo de distância, e se costuma utilizar o símbolo l ou L para representá-la.

O comprimento é considerado habitualmente como uma das grandezas físicas fundamentais; por isso não pode ser definido em termos de outras magnitudes que se podem medir. Mas o comprimento não é uma propriedade intrínseca de nenhum objeto dado que, segundo a teoria especial da relatividade (Albert Einstein; 1905), dois observadores poderiam medir o mesmo objeto e obter resultados diferentes.

O comprimento é uma medida de uma só dimensão, enquanto a área é uma medida de duas dimensões (comprimento ao quadrado), e o volume é uma medida de três dimensões (comprimento ao cubo). Em muitos sistemas de medidas, o comprimento é uma unidade fundamental, do qual derivam outras unidades.

Unidades de comprimento[editar | editar código-fonte]

Há diferentes unidades de medida que são usadas para medir o comprimento, e outras que já foram usadas no passado. As unidades de medida podem se basear no comprimento de diferentes partes do corpo humano, na distância percorrida em número de passos, na distância entre pontos de referência ou pontos conhecidos da Terra, ou também no comprimento dum determinado objeto.

Por outra parte, as unidades usadas para medir distâncias muito pequenas, como no campo da química ou do átomo, se incluem o micrometro, o angstrom, o raio de Bohr ou o comprimento de Planck.

Ver também[editar | editar código-fonte]