Rio Dniepre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Deniépre
Deniépre river in Kyiv.jpg
Rio Deniépre em Kyiv.
Comprimento 2.201[1]  km
Posição: 47
Nascente Valdai
Caudal médio 1 670 m³/s
Foz Mar Negro
Área da bacia 516 300 km²
Afluentes
principais
Berezina
País(es)  Rússia,  Bielorrússia,  Ucrânia

O rio Deniépre (em russo: Днепр; transl.: Dnepr; em bielorrusso: Дняпро; transl.: Dnyapro; em ucraniano: Дніпро; transl.: Dnipro) é um rio com cerca de 2 201 km de extensão[1] que corre ao longo da Rússia em direção à Bielorrússia e a partir daí para a Ucrânia. É o 47º mais longo rio do mundo.

Em todos os países tem um nome semelhante, ainda que a pronúncia seja ligeiramente diferente. O Deniépre foi pela primeira vez mencionado pelo historiador da Grécia Antiga Heródoto de Halicarnasso, no século V a.C., sob o nome de Borysthenes; os historiadores da Roma Antiga chamavam-lhe Danaper, e o seu nome em eslavo antigo era Slavutich; como se vê, foi o nome latino que acabou por se impor.

O Deniépre nasce nas montanhas de Valdai (norte da Rússia), e corre para sul, acabando por desaguar no Mar Negro. Ao longo de 115 km serve de fronteira natural entre a Bielorrússia e a Ucrânia.

Cidades importantes por onde ele passa: Rússia, Belarus e Ucrânia.

Referências

  1. a b Кравчук, Пётр Авксентьевич|Кравчук П. А. Рекорды природы. — Любешов: Эрудит, 1993, 216 с.: ил. ISBN 5-7707-2044-1


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rio Dniepre
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.