Agência Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde outubro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Brasil.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde julho de 2011.

Agência Brasil
Logotipo da Agência Brasil.

Logotipo da Agência Brasil
Gênero Agência de notícias
Cadastro Não é necessário
País de origem  Brasil
Idiomas Português
Desenvolvedor Empresa Brasil de Comunicação
Proprietário Poder Executivo do Brasil
Página oficial Página oficial

A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira. Foi criada durante o governo de Fernando Collor de Mello em substituição da extinta Empresa Brasileira de Notícias. Ela é gerida pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Desde 2003, vem passando por um processo de transformação editorial. Antes, restringia-se a cobertura de eventos do Governo Federal. Atualmente, é uma agência de notícias pública, de acesso livre, de reconhecida credibilidade e abordagem pluralista. Faz parte da Aliança das Agências de Informação de Língua Portuguesa, sendo responsável pela vice-presidência deste organismo.

Com a reorientação editorial, a Agência Brasil definiu claramente o seu foco de cobertura: de atos e fatos relacionados a governo, Estado e cidadania, incluindo neste terceiro item os movimentos sociais e a sociedade civil organizada. Seus jornalistas, atualmente, produzem conteúdo jornalístico preciso e objetivo, com vistas a garantir a universalização do acesso à informação no Brasil.

Entre os serviços da Agência Brasil, destacam-se:

  • Produção de notícias: informação em tempo real, sobre os principais assuntos da vida política nacional, produzidas por uma equipe de jornalistas com reconhecida credibilidade.
  • Fotografias: a equipe de fotógrafos produz farto material noticioso dentro da área de atuação da agência.
  • Produção de infografia: A Agência Brasil passou a utilizar as linguagens de vídeo, áudio, texto e gráficos estáticos e animados em novos formatos para facilitar a compreensão de determinados assuntos jornalísticos.

Todo o material produzido pela Agência Brasil é distribuído usando a licença "Atribuição" Creative Commons, o que significa que pode ser reproduzido e modificado à vontade, inclusive para fins comerciais, desde que citada a fonte.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Agência Brasil