Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (ACERP), fundada em 1998, foi responsável pela manutenção da TVE Brasil - sucedida em 2007 pela TV Brasil; atua na área de radiodifusão. Sucessora da Fundação Centro de Televisão Educativa, A FCBTVE-Funtevê e da Fundação Roquette Pinto, a ACERP é uma organização social, sem fins lucrativos, que, declarada "de interesse social e utilidade pública", teve vínculo jurídico com o Governo Federal do Brasil até maio de 2011.

Origens dos Canais[editar | editar código-fonte]

Televisão

Rádio

Fundação Roquete Pinto[editar | editar código-fonte]

Foi criada em 1990, reunindo todos os veículos de comunicação do Ministério da Educação e da Cultura, na época, estavam sob a tutela desse ministério a TVE do Rio de Janeiro e do Maranhão e dos canais de rádio (Rádio MEC) no Rio de Janeiro e um em Brasília. Até este ano, cada veículo era administrado isoladamente, não havia um órgão central e cada emissora operava sua programação separadamente.

Sem uma política de comunicação bem definida, as sucessivas mudanças de presidência na fundação, e total falta de responsabilidade fiscal por parte dos diretores, a Fundação Roquete Pinto quebra financeiramente, com dívidas superiores a R$ 34 milhões, o governo federal muda radicalmente a forma de administrar os canais extinguindo a Fundação Roquete Pinto, ligado até então, ao Ministério da Educação e Cultura e criando a ACERP.

Ícone de esboço Este artigo sobre Organizações não governamentais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.