Bálcãs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo é sobre a região europeia. Para o artigo sobre a cadeia homônima de montanhas, veja Cordilheira dos Bálcãs.
Descrição topográfica da península balcânica

Os Bálcãs, ou Balcãs, ou ainda Península Balcânica, é o nome histórico e geográfico para designar a região sudeste da Europa que engloba a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Bulgária, a Grécia, a República da Macedónia, o Montenegro, a Sérvia, o autoproclamado independente Kosovo, a porção da Turquia no continente europeu (a Trácia), bem como, algumas vezes, a Croácia, a Romênia e a Eslovênia e a Áustria.

O termo deriva da palavra turca para montanha e faz referência à Cordilheira dos Bálcãs, que se estende do leste da Sérvia até ao mar Negro.

História dos Bálcãs[editar | editar código-fonte]

Presença humana na região[editar | editar código-fonte]

Indícios arqueológicos concluíram que a região é habitada desde o ano 200.000 A.C. pelas culturas Aurignacaian e Gravettian. A cultura neolítica foi desenvolvida a partir do ano 7000 A.C., entre essa cultura, estava uma arte cerâmica decorada. A partir do ano 3500 A.C, a região foi colonizada por semi-nômades provenientes das estepes russas, e posteriormente por povos da Europa central. A região pertenceu a vários povos, como persas, gregos, romanos, bizantinos e otomanos. Povos como sérvios, búlgaros e magiares, também conseguiram estabelecer pequenos impérios na região, contudo, não contiveram o avanço do Império Otomano, que estenderam seu império à região na segunda metade do Século XIV.[1]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Relevo[editar | editar código-fonte]

A Península Balcânica caracteriza-se por um relevo montanhoso pelo qual correm pequenos rios em várias direções, formando vales estreitos e planícies pouco extensas. Esse tipo de relevo reduz as áreas cultiváveis, que se limitam à um quinto da península.

Clima[editar | editar código-fonte]

As montanhas têm um impacto significativo no clima da península. As partes do norte e centrais dos Balcãs têm um clima continental, caracterizado por invernos frios, por verões mornos, e pela precipitação bem-distribuída. O do sul e as áreas costais, entretanto, têm um clima mediterrâneo, com verões quentes, secos e invernos suaves, relativamente chuvosos.[2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Bálcãs

Referências

  1. Nova Enciclopédia Ilustrada Folha, Empresa Folha da Manhã, São Paulo, 1996
  2. Geografia de Balcãs