Portal:Rússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Portal-Russia.jpg


 ver·editar Rússia Portal da Rússia
Location Russia.svg

A Rússia (em russo: Росси́я, Rossiia), Federação Russa ou ainda Federação da Rússia (em russo Росси́йская Федера́ция, Rossiiskaia Federátsia), é uma nação transcontinental cujo território ocupa uma vasta área da Ásia e da Europa. A Rússia é territorialmente o maior país do mundo pois tem a maior área total - 17.125.187 km². Em termos populacionais, o país tem a oitava maior população do mundo, com mais de 143 milhões de habitantes mas apresenta uma baixa densidade populacional.

A Rússia faz fronteira com catorze países (seguindo o sentido contrário dos ponteiros do relógio a partir do ponto mais a norte): a Noruega (167 km), a Finlândia (1313 km), a Estônia (294 km), a Letônia (217 km), a Bielorrússia (959 km), a Lituânia (227 km através do exclave de Kaliningrado), a Polónia (206 km também através do exclave de Kaliningrado), a Ucrânia (1576 km), a Abcásia, a Geórgia (723 km), Ossétia do Sul, o Azerbaijão (284 km), o Cazaquistão (6846 km), a China (3645 km), a Mongólia (3441 km) e a Coreia do Norte (19 km) totalizando 19533 km de fronteiras terrestes.

A Rússia ainda possui, além da porção metropolitana continental, o exclave de Kaliningrado, na zona do mar Báltico, e uma série de ilhas e arquipélagos árcticos, entre os quais os mais importantes são a Terra de Francisco José, as ilhas da Nova Zembla, a ilha de Kolguev, o arquipélago da Terra do Norte, as ilhas da Nova Sibéria e a ilha de Wrangell. Inclui também várias ilhas e arquipélagos no Extremo Oriente, em particular a ilha Sacalina, as ilhas Curilas e as Ilhas Comandante.

A capital da federação é a cidade de Moscovo (ou Moscou em português brasileiro).

O país possui uma história longa e marcante que influenciou o destino do mundo e serviu de referência a escritores, compositores musicais, e, recentemente, realizadores de cinema.

Economia rica e em constante crescimento, a Rússia faz parte do G8 e é umas das principais fornecedoras de energia para a Europa, nomeadamente, a Ucrânia, a Polónia e a Bielorrússia.

 ver·editar Artigo destacado
Catedral de São Basílio e o Kremlin

Moscou/Moscovo (em russo: Москва, lê-se Maskvá) é a maior cidade da Rússia, que, por sua vez, é a capital da Federação. Tem cerca de 12,2 milhões de habitantes na sua área metropolitana, fazendo com que esta cidade seja a maior da Europa em termos populacionais. (Nota: a população da cidade de Moscou/Moscovo é maior que a de Portugal, para ter uma perspectiva do grande número de habitantes)

Moscou/Moscovo é, além da capital do país, a capital financeira, econômica/económica (onde as bolsas estão cotadas no RTSI - Bolsa de Moscou/Moscovo), educacional e judicial. É um exemplo de um governo centralizado numa capital.

 ver·editar Imagem destacada
Cathédrale Saint-Isaac.png
A catedral de Santo Isaque em São Petersburgo.
 ver·editar Páginas em Falta
 ver·editar Biografia
Tsar Pedro I da Rússia, alcunhado Pedro, o Grande

Pedro (16721725), no alfabeto cirílico Пётр I Алексеевич Роман́ов ou Pyotr Alexeyevich Romanov, conhecido por o Grande, foi czar ou tsar da Rússia, e primeiro Imperador do Império Russo, tendo regido de 1682 a 1725.Foi importante na modernização e ocidentalização da Rússia,país que ja estava muito defasado em relação ás potências ocidentais.Também deu ao seu país grande poder depois de derrotar a Suécia na Grande Guerra do Norte(1700-1721), que ficou marcada pela sua grande vitória na Batalha de Poltava(1709).

Leia mais sobre Pedro I da Rússia

 ver·editar Por temas
Geografia

Geografia da Rússia - Lista de cidades na Rússia - Categoria:Geografia da Rússia


Política

Política da Rússia - Categoria:Política da Rússia

História

História da Rússia - Categoria:História da Rússia

 ver·editar Colabore!

Desenvolver

 ver·editar Categorias
 ver·editar Últimas notícias