Geografia da Alemanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Localização da Alemanha

Geografia física da Alemanha

Mapa da Alemanha

Continente Europa
Região Europa Central
Coordenadas geográficas
Área  
 - Ranking 62º maior
 - Total 357022km²
 - Terra
 - Água
Fronteiras  
 - Total
 - Países vizinhos Norte: Dinamarca. Oeste: Polônia e Rep. Tcheca. Sul: Áustria e Suíça. Leste: França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos.
Linha costeira
Reivindicações marítimas  
 - Mar territorial nm
 - Zona contígua nm
 - Zona econômica exclusiva nm
 - Plataforma continental nm
Extremos de elevação  
 - Ponto mais alto
 - Ponto mais baixo
Relevo
Clima Temperado de Maritimidade
Recursos naturais Ferro, carvão, potássio, madeira, lignite, urâniototos, cobre, gás natural, sal e níquel.
Uso da terra  
 - Terra arável 33%
 - Cultivos permanentes 1%
 - Outros 15%
Terra irrigada
Perigos naturais
Problemas ecológicos

A Alemanha está localizada na Europa central, nas margens do mar do Norte e do mar Báltico, entre os Países Baixos e a Polónia, a sul da Dinamarca, nas coordenadas geográficas 51º 00' N, 9º 00' E Sua localização é estratégica na Planície da Europa Setentrional e ao longo da entrada para o mar Báltico.

Seu território possui 357 021 km², estendendo-se desde as altas montanhas dos Alpes no sul até às costas do mar do Norte e do mar Báltico no norte. Pelo meio, estendem-se as terras altas, florestadas, da Alemanha central e as terras baixas da Alemanha do norte, atravessadas por alguns dos maiores rios da Europa, como o Reno, o Danúbio e o Elba.

Estatísticas geográficas[editar | editar código-fonte]

Recursos naturais

ferro, carvão, potassa, madeira, lignite, urânio, cobre, gás natural, sal, níquel e terra arável

Uso da terra
  • terra arável - 33 %
  • cultivo permanente - 1 %
  • pastos permanentes - 15 %
  • florestas - 31 %
  • outros - 20 % (estimativa de 1993)

Terra irrigada - 4 750 km² (est. 1993)

Fronteiras e pontos extremos[editar | editar código-fonte]

A Alemanha possui 3 621 km de fronteiras, fazendo fronteira com a norte com a Dinamarca (68 km), a leste com a Polónia (456 km) e a República Checa (646 km), a sul com a Áustria (784 km) e a Suíça (334 km) e a oeste com a França (451 km), o Luxemburgo (138 km), a Bélgica (167 km) e os Países Baixos (577 km).

No lado oceânico, o país possui 2 389 km de costa.

Topografia[editar | editar código-fonte]

Mapa topográfico da Alemanha.

A Alemanha possui 349 223 km² de área terrestre, sendo o norte constituído de terras baixas, o centro de terras altas, e o sul constituído pelos Alpes Bávaros.

Pontos extremos

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Reivindicações marítimas

  • plataforma continental - até à profundidade de 200 m, ou até à profundidade de exploração
  • zona económica exclusiva - 200 milhas náuticas
  • águas territoriais - 12 milhas náuticas.
  • Área de água - 7 798 km²
Principais rios

Clima[editar | editar código-fonte]

Os Alpes vistos da Baviera.

Clima - temperado e marítimo; invernos e verões frescos, enevoados e úmidos; ocasional vento Föhn, morno.

O clima é por vezes imprevisível. No pino do verão, um dia pode ser quente e soalheiro e o dia seguinte frio e chuvoso. No entanto, condições atmosféricas verdadeiramente extremas, como secas severas, tornados, tempestades de granizo, frio ou calor extremo, etc., são extremamente raras. Houve duas inundações de grande escala nos últimos anos, mas em geral também estas são raras. Não há notícia de sismos destrutivos.

Grande parte da Alemanha tem um clima temperado no qual os ventos úmidos ocidentais predominam. O clima é moderado pela Corrente do Atlântico Norte, que é a extensão norte da Corrente do Golfo. As águas quentes trazidas por essa corrente afetam as áreas litorâneas do Mar do Norte incluindo a península da Jutlândia e a área ao longo do Reno, que corre em direção ao Mar do Norte. Consequentemente no noroeste e no norte, o clima é oceânico; chuvas ocorrem durante todo o ano sendo que o pico ocorre no verão. Os invernos são amenos e os verões frescos, embora as temperaturas possam exceder os 30°C por períodos prolongados. No leste, o clima é mais continental; invernos podem ser muito rigorosos, verões muito quentes, e longos períodos de seca já foram registrados. O centro e o sul da Alemanha são regiões de transição que variam entre os climas oceânico moderado para continental. A temperatura máxima também pode exceder os 30 °C no verão.[1] [2]

Meio ambiente[editar | editar código-fonte]

O maior parque eólico e capacidade de energia solar do mundo está instalada na Alemanha. Energia renovável gerou 14% do consumo total de eletricidade do país em 2007.[3]

A Alemanha sofre com perigos naturais, como as inundações. Os problemas causados pelo homem são as emissões de indústrias e instalações movidas a carvão, que contribuem para a poluição do ar, a chuva ácida, proveniente das emissões de dióxido de enxofre, está a afectar as florestas, poluição do mar Báltico proveniente de esgotos livres e efluentes industriais nos rios da Alemanha oriental, eliminação dos resíduos perigosos, o governo anunciou a intenção de renunciar à produção de electricidade por via nuclear, o governo procura identificar áreas de preservação natural a fim de cumprir a directiva da UE sobre Fauna, Flora e Habitat

O país faz parte de vários acordos internacionais, sendo que alguns deles o país não chegou a ratificar o acordo.

Fitogeograficamente, a Alemanha é partilhadas entre as províncias do Atlântico Europeu e Centro Europeu da Região Circumboreal dentro do Reino boreal. O território da Alemanha pode ser subdividida em quatro Biorregiões: os remanescentes florestais do Atlântico, as florestas mistas Báltico, florestas mistas da Europa Central e as florestas de angiospermas da Europa Ocidental.[4]

A Alemanha é conhecida pela sua consciência ambiental.[5] Os alemães consideram que o homem é uma das principais causas do aquecimento global.[6] O país está comprometido com o Protocolo de Quioto e vários outros tratados para promover a biodiversidade, os baixos padrões de emissões, a reciclagem, a utilização de energias renováveis e apoia o desenvolvimento sustentável a nível global.[7]

O governo alemão deu início a uma ampla atividade de redução de emissões e as emissões globais do país estão caindo.[8] No entanto, a Alemanha tem uma das mais elevadas taxas de emissões de dióxido de carbono per capita da UE, mas permanece significativamente menor em comparação com a Austrália, Canadá, Arábia Saudita ou Estados Unidos.

Emissões a partir de produção de energia proveniente da queima de carvão e as indústrias contribuem para a poluição do ar. A chuva ácida, resultante das emissões de dióxido de enxofre é prejudicial às florestas. A poluição no Mar Báltico a partir de esgoto bruto e efluentes industriais nos rios na antiga Alemanha Oriental foram reduzidas. O governo do ex-chanceler Schröder anunciou a intenção de acabar com o uso da produção de eletricidade a partir de energia nuclear. A Alemanha está trabalhando para cumprir o compromisso da UE de identificar áreas de preservação natural de acordo com a diretiva de Flora, Fauna e Habitats da UE. Os perigos naturais são as enchentes fluviais na primavera e vento forte que ocorrem em todas as regiões.

Referências

  1. Donald Olson. Germany For Dummies, 3ª Edição (em inglês). [S.l.]: Wiley, 2007. ISBN 978-0-470-08956-9
  2. Clima e Tempo da Alemanha World Travels. Acessado em 30 de novembro de 2006.
  3. Lições alemãs, The Economist, Acessado em 29 de Novembro de 2008.
  4. As Eco-regiões WWF, Retirado em 5 de Junho de 2008].
  5. Iniciando pontos e focos de comunicação ambiental Fundação Federal Ambiental da Alemanha, Retirado em 25 de novembro de 2007.
  6. Program of International Policy Attitudes (PIPA) (24 de setembro de 2007). Todos os países necessitam tomar medidas importantes sobre as alterações climáticas: Enquete Global (PDF). BBC World Service Poll, realizada por Globescan. Programa sobre Atitudes Políticas Internacionais na Universidade de Maryland, College Park. Página visitada em 11 de fevereiro de 2008.
  7. Reforço da protecção ambiental à indústria alemã Umweltbundesamt, Retirado em 25 de Novembro de 2007.
  8. Alemanha, país mais verde do mundo Times of India, Retirado em 22 de Junho de 2008
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Geografia da Alemanha
Bandeira da Alemanha Alemanha
Bandeira • Brasão • Hino • Cinema • Culinária • Cultura • Demografia • Desporto • Economia • Forças Armadas • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Imagens