Bandeira da Alemanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira da Alemanha
Bandeira da Alemanha
Aplicação
FIAV 110100.svgFIAV normal.svg
Proporção 3:5
Adoção 23 de maio de 1949
Cores
  Preto
  Vermelho
Ouro
Tipo Bandeira Nacional
Bundesdienstflagge
Bandeira Serviço Federal
BundesdienstflaggeBandeira Serviço Federal
Aplicação
FIAV 011010.svgFIAV normal.svg
Proporção 3:5
Adoção 7 de junho de 1950
Tipo Estado, insígnia e bandeira de guerra
Dienstflagge der Seestreitkräfte der Bundeswehr
Bandeira oficial das Forças Navais da Bundeswehr
Dienstflagge der Seestreitkräfte der BundeswehrBandeira oficial das Forças Navais da Bundeswehr
Aplicação
FIAV 000001.svgFIAV normal.svg
Proporção 3:5
Adoção 25 de maio de 1956
Tipo Insígnia naval

A bandeira da Alemanha é uma tricolor consistindo em três bandas horizontais iguais mostrando as cores nacionais da Alemanha: preto, vermelho e dourado.[1]

A bandeira tricolor surgiu, pela primeira vez, no começo do século XIX e alcançou proeminência durante as Revoluções de 1848. O breve Parlamento de Frankfurt de 184850 propôs a tricolor como uma bandeira para um estado germânico unido e democrático. Com a formação da República de Weimar após a Primeira Guerra Mundial, a tricolor foi adotada como a bandeira nacional da Alemanha. Após a Segunda Guerra Mundial, a tricolor foi designada como a bandeira de ambos os lados Oriental e Ocidental da Alemanha. As duas bandeiras foram idênticas até 1959, quando os símbolos socialistas da RDA foram adicionados à bandeira da Alemanha Oriental. A partir da reunificação em 3 de outubro de 1990, a tricolor preto-vermelho-dourada passou a ser a bandeira da Alemanha.

A bandeira da Alemanha não teve sempre as cores preta, vermelha e dourada. Após a Guerra Austro-Prussiana em 1866, a Confederação da Alemanha do Norte dominada pela Prússia adotou uma tricolor preta-branca-vermelha como sua bandeira. Esta bandeira mais tarde se tornou a bandeira do Império Alemão, formada depois da unificação da Alemanha em 1871, e foi usada até 1918. O preto, o branco e o vermelho foram reintroduzidos como as cores nacionais da Alemanha com o estabelecimento da Alemanha Nazista em 1933, substituindo as cores da república alemã com as cores imperiais até ao final da Segunda Guerra Mundial.

Os esquemas de cores preta-vermelha-dourada e preta-branca-vermelha, tiveram um papel importante na história da Alemanha e tiveram vários significados. As cores da actual bandeira estão associadas com a democracia republicana formada após a Segunda Guerra Mundial, e representa a unidade e liberdade alemã: não somente a liberdade da Alemanha, mas também a liberdade pessoal do povo alemão.[2] Durante a República de Weimar, as cores preta-vermelha-dourada eram as cores dos partidos políticos democratas, centristas e republicanos, formados por membros do SPD, Partido do Centro Alemão e Partido Democrático Alemão para defender a república contra extremismos à esquerda e à direita, para ensinar a população a respeitar a nova república, e honrar a sua bandeira e a sua constituição-

História[editar | editar código-fonte]

A teoria mais provável para a bandeira alemã é que ela foi inspirada nos uniformes dos Freikorps, tropas voluntárias do major Lützower, que lutaram para libertar a Alemanha do domínio do estadista francês Napoleão Bonaparte. As jaquetas dos soldados eram pretas, com botões cor de ouro e as barras eram enfeitadas com tecido vermelho.

Outra hipótese é que ela é uma reprodução da bandeira do Sacro Império Romano-Germânico, que era composta de um fundo amarelo com uma águia preta e com garras e bico vermelhos. De qualquer forma, a bandeira foi oficialmente adotada como símbolo nacional em 10 de Março de 1848, pela Confederação Germânica.

Após a formação da Confederação da Alemanha do Norte, foi criada uma nova bandeira mesclando as cores tradicionais da Prússia (preto e branco), e a dos pequenos estados da Liga Hanseática (branco e vermelho). Esta bandeira foi posteriormente adotada pelo Império Alemão.

Após a derrota na Primeira Guerra Mundial, o império foi dissolvido e se formou a República de Weimar que retomou a antiga Schwarz-Rot-Gold a partir de 11 de Agosto de 1919.

A luta entre monarquistas e republicanos por qual bandeira se deveria usar durou vários anos, até que em 1926 se permitiu o uso da bandeira imperial em delegações estrangeiras. Em 1933, após assumir o controle do país, o Partido Nazista, junto com seu Führer Adolf Hitler, suprimiu a bandeira republicana e instaurou a bandeira imperial, que foi substituída em 15 de Setembro de 1935 pela Bandeira Nazista, que incluía uma suástica preta, em um disco branco sobre um fundo vermelho.

Em 1945 o regime nazista foi derrotado na Segunda Guerra Mundial, pelas forças aliadas, a Alemanha Nazista foi desmantelada, e o uso de símbolos nacionais foi vetado, principalmente símbolos nazistas.

As embarcações alemãs precisavam de algum símbolo para serem identificadas em alto-mar, então criaram uma bandeira baseada no Código internacional de navegação marítima. A bandeira representa a letra C (de Charlie), e foi usada com um triângulo do lado direito.

Esta bandeira foi utilizada até 1949, quando os estados da República Federal Alemã e República Democrática Alemã retornaram a bandeira Schwartz-Rot-Gold. Em 1959, a Alemanha oriental desenhou sua própria bandeira, para se diferenciar de sua contra-parte ocidental, que foi utilizada até 1990, quando ambos estados se reunificaram sobre a mesma bandeira.

Variantes da bandeira[editar | editar código-fonte]

Bandeira civil[editar | editar código-fonte]

A bandeira nacional alemã ou Bundesflagge (bandeira federal), contendo somente a tricolor preta-vermelha-dourada, foi introduzida como parte da constituição da Alemanha (Ocidental) em 1949.[3] Seguindo a criação de bandeiras separadas para governo e exército nos últimos anos, a somente tricolor é usada agora como a bandeira civil e insígnia civil alemã. Esta bandeira é também usada por autoridades não-federais para mostrar sua conexão ao governo federal – por exemplo, as autoridades dos estados alemães usam a bandeira nacional alemã junto com suas próprias bandeiras.

Bandeira governamental[editar | editar código-fonte]

A bandeira governamental da Alemanha é oficialmente conhecida como Dienstflagge der Bundesbehörden (bandeira estatal para as autoridades federais) ou o nome mais curto, Bundesdienstflagge. Introduzida em 1950, a bandeira governamental é a bandeira civil desfigurada com uma insígnia conhecida como Bundesschild (insígnia ou escudo federal), que se sobrepõe em até um quinto das bandas pretas e douradas.[4] A Bundesschild é uma variante do brasão de armas da Alemanha, onde as principais diferenças são a ilustração do falcão e a forma do escudo: a Bundesschild é arredondada, o brasão de armas padrão não é. A bandeira governamental só pode ser usada por autoridades do governo federal e seu uso por outros é uma ofensa, punível com uma multa.[5] Uso público de bandeiras similares à Bundesdienstflagge (ou seja, uso do brasão de armas oficial ao invés do Bundesschild) é, ainda que não realmente existente, tolerada e tais bandeiras são por vezes vista em eventos esportivos internacionais.

Nem todas as autoridades federais usam a bandeira estatal. Algumas das mais altas autoridades federais – o Bundestag, o Bundesrat, o Bundesversammlung, a Chancelaria e a Corte Constitucional – usam a bandeira nacional.

Desenho[editar | editar código-fonte]

Especificações da bandeira da Alemanha

O Artigo 22 da Lei Fundamental da República Federal da Alemanha – a constituição alemã – afirma: "A bandeira federal deverá ser preta, vermelha e dourada."[3] Seguindo especificações determinadas pelo governo alemão (Ocidental) em 1950, a bandeira apresenta três barras de larguras iguais e possui uma proporção de comprimento-largura de 3:5;[4] a tricolor usada durante a República de Weimar possuia uma proporção de 2:3.[6]

As cores exatas usadas para a bandeira da Alemanha não foram oficialmente definidas na época da adoção da bandeira e mudaram desde então.[7] O gabinete federal introduziu uma identidade corporativa para o governo alemão em 2 de junho de 1999, a qual atualmente utiliza as seguintes cores:[8]

Esquema de cores Preto Vermelho Dourado
RAL 9005
Jet black
3020
Traffic red
1021
Cadmium yellow
HKS 0, 0, 0 5.0PB 3.0/12 6.0R 4.5/14
CMYK 0.0.0.100 0.100.100.0 0.12.100.5
Pantone Black 485 7405*
HTML #000000 #FF0000 #FFCC00

*O valor dado aqui é uma alternativa as seguintes combinações mais complicadas: Amarelo (765 g), Vermelho 032 (26 g), Preto (11 g), Branco Transp. (198 g)

Outras bandeiras[editar | editar código-fonte]

FIAV 011010.svg Bandera Federal da Alemanha

Bandeira Federal[editar | editar código-fonte]

A diferença entre a bandeira civil e a bandeira federal (Bundesdienstflagge em alemão) é que a bandeira federal leva ao centro um falcão negro num fundo dourado semelhante ao Brasão da Alemanha, mas não idêntico. É usada somente por autoridades federais.

Bandeira de guerra[editar | editar código-fonte]

FIAV 000001.svg Kriegsflagge

Na atualidade a bandeira de guerra (Kriegsflagge), corresponde a uma versão modificada da bandeira nacional, com um triângulo do lado exterior da bandeira. Também se assemelha bastante com a bandeira federal. Ao longo da história a Alemanha teve diversos emblemas para suas Forças Armadas, e que em geral correspondem a versões modificadas de suas bandeiras nacionais.

A primeira bandeira de guerra utilizada pela Confederação Germânica consta da bandeira nacional, a qual se agrega um falcão de duas cabeças negra, sobre um fundo amarelo, no canto superior esquerdo da bandeira. Esta bandeira foi utilizada entre 1848 e 1867, quando foi substituída por uma bandeira branca com uma cruz negra (símbolo da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos e símbolo das Forças Armadas Alemãs até hoje). Sobre a cruz negra um falcão igual a da bandeira da Prússia. No canto superior esquerdo da bandeira se encontrava a bandeira imperial, e a Cruz de Ferro sobreposta a ela.

Esta bandeira nunca foi utilizada e foi substituída em 1922, pela bandeira imperial com a Cruz de Ferro. Com a chegada dos nazistas ao poder a bandeira foi eliminada e criou-se em 1935 a Reichkriegsflagge (Bandeira de Guerra do Reich), agora incorporando os símbolos do nazismo. Após o fim da guerra, a bandeira só foi reincorporada, com seu atual desenho em 1956.


Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde março de 2009). Ajude e colabore com a tradução.

Referências

  1. Anordnung über die deutschen Flaggen, dated 13.11.1996 (pdf) (em german). Visitado em 2012-02-14. "Die Bundesflagge besteht aus drei gleich breiten Querstreifen, oben schwarz, in der Mitte rot, unten goldfarben [A bandeira nacional consiste em três faixas horizontais, de igual largura,, preto no topo, vermelho no meio e dourado na base]"
  2. Federal Parliament of Germany (2004-12-15). Schwarz Rot Gold. Symbol der Einheit (em alemão). Visitado em 18 de janeiro de 2009.
  3. a b Lei Fundamental da República Federal da Alemanha Ver Artigo 22 (PDF) (em alemão) (23/05/1949). Visitado em 19 de janeiro de 2009.
  4. a b Governo Federal da Alemanha (07/07/1950). Anordnung über die deutschen Flaggen (em alemão) documentArchiv.de. Visitado em 19 de janeiro de 2009.
  5. § 124 OWiG: Benutzen von Wappen oder Dienstflaggen (em alemão) Federal Government of Germany (24/05/1968). Visitado em 22 de janeiro de 2009.
  6. Governo do Reich Alemão (11/04/1921). Verordnung über die deutschen Flaggen (em alemão) documentArchiv.de. Visitado em 19 de janeiro de 2009.
  7. Colours of the Flag (Germany) Flags of the World (05/08/1998). Contém a carta do Ministério do Interior da Alemanha (30 de julho de 1998)
  8. Governo Federal da Alemanha (17/12/2007). Primärfarben (em alemão) Documentação de identidade corporativa. Visitado em 19 de janeiro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Bandeiras da Alemanha
Bandeira da Alemanha Alemanha
Bandeira • Brasão • Hino • Cinema • Culinária • Cultura • Demografia • Desporto • Economia • Forças Armadas • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Imagens