Bandeira do Azerbaijão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Azerbaidjão
Azerbaidjão
Aplicação
FIAV 111110.svgFIAV normal.svg
Proporção 1:2
Adoção 5 de fevereiro de 1991
Cores
  Azul
  Vermelho
  Verde
  Branco

A bandeira do Azerbaidjão é uma bandeira tricolor composta por três faixas horizontais de tamanho igual, sendo azul a superior, vermelha a central e verde a inferior. No centro da faixa vermelha, aparecem uma lua crescente branca e uma estrela de oito pontas também de cor branca.

A cor azul representa a origem turca da nação azerbaidjana, o vermelho simboliza a modernização e o progresso, e a cor verde mostra a civilização islâmica.

Esta bandeira foi adotada oficialmente em 5 de fevereiro de 1991.

Bandeiras históricas[editar | editar código-fonte]

A atual bandeira já havia sido utilizada em 1918, quando o Azerbaidjão conseguiu sua independência do Império Russo durante a Revolução e sua posterior guerra civil. Esta bandeira (cuja única diferença era a posição da lua crescente e da estrela e seus tamanhos) durou até 1920, ano em que o país e anexado a União Soviética. A partir desta data, adota-se uma bandeira vermelha com a inscipção ССРА (iniciais em cirílico da República Socialista Soviética do Azerbaijão) no canto superior. Em 1937 se adiciona a foice e o martelo e se trocam as iniciais por AzSSR em caracteres latinos. Na década de 40, se trocam os caracteres latinos por cirílicos, ficando АзССР. Em 7 de outubro de 1952, se adota uma nova bandeira, que é similar a da URSS, mas com uma faixa azul na parte inferior.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bandeiras do Azerbaijão
Bandeiras nacionais
Lista de bandeiras nacionais
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre o Azerbaijão é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.