Bandeira do Azerbaijão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Azerbaidjão
Azerbaidjão
Aplicação
FIAV 111110.svgFIAV normal.svg
Proporção 1:2
Adoção 5 de fevereiro de 1991
Cores
  Azul
  Vermelho
  Verde
  Branco

A bandeira do Azerbaidjão é uma bandeira tricolor composta por três faixas horizontais de tamanho igual, sendo azul a superior, vermelha a central e verde a inferior. No centro da faixa vermelha, aparecem uma lua crescente branca e uma estrela de oito pontas também de cor branca.

A cor azul representa a origem turca da nação azerbaidjana, o vermelho simboliza a modernização e o progresso, e a cor verde mostra a civilização islâmica.

Esta bandeira foi adotada oficialmente em 5 de fevereiro de 1991.

As cores oficiais foram divulgadas em um decreto de 2004 intitulado "As Regras da Bandeira Nacional da República do Azerbaidjão". As cores, especificadas no sistema de cores Pantone são:[1]

Cor Nome RGB Hex Pantone

Azul 0-151-195 #0097c3 313 C

Vermelho 224-0-52 #e00034 185 C

Verde 0-174-101 #00ae65 3405 C

Bandeiras históricas[editar | editar código-fonte]

A atual bandeira já havia sido utilizada em 1918, quando a República Democrática do Azerbaijão conseguiu sua independência do Império Russo durante a Revolução e sua posterior guerra civil. Esta bandeira (cuja única diferença era a posição da lua crescente e da estrela e seus tamanhos) durou até 1920, ano em que o país e anexado a União Soviética. A partir desta data, adota-se uma bandeira vermelha com a inscipção ССРА (iniciais em cirílico da República Socialista Soviética do Azerbaijão) no canto superior. Em 1937 se adiciona a foice e o martelo e se trocam as iniciais por AzSSR em caracteres latinos. Na década de 40, se trocam os caracteres latinos por cirílicos, ficando АзССР. Em 7 de outubro de 1952, se adota uma nova bandeira, que é similar a da URSS, mas com uma faixa azul na parte inferior.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Azərbaycan Respublikasının Dövlət bayrağı haqqında" (em Azerbaidjani). Azərbaycan Respublikasının Milli Məclisi.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bandeiras do Azerbaijão
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre o Azerbaijão é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.