Bandeira da Noruega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Proporções: 22:16 (6+1+2+1+12/6+1+2+1+6)
Bandeira do Estado e da armada.
Bandeira da marinha mercante durante período de união com Suécia (1814 – 1899)

A Bandeira Nacional da Noruega é formada por um fundo vermelho, cortado por uma cruz escandinava (figura que também está presente nas bandeiras de outros países dessa região) branca e azul.

Essas cores foram escolhidas para representar a democracia. Apesar disso, a mesma fonte afirma que as cores vermelho e branco fazem uma referência à bandeira dinarmaquesa, assim como, provavelmente, o azul é uma referência à bandeira sueca e é o contrário da bandeira islandesa, que tem fundo azul e cruz vermelha.


História[editar | editar código-fonte]

A descrição original era de 1370 de cerca de um rei nórdico segurando as bandeiras da Dinamarca, Noruega e Suécia. A bandeira nacional e comerciante da Noruega (1844-1899), com a Noruega e Suécia crachá de união, a "salada de arenque".

É difícil estabelecer o que a primeira bandeira da Noruega parecia. Durante os tempos antigos países não hasteiam bandeiras. Outros reis e governantes voou bandeiras, especialmente no campo de batalha. Santo Olavo usou uma serpente dentro de uma marca branca na Batalha de Nesjar. Antes disso o corvo ou o dragão foi usado. Magnus, o Bom usado a mesma marca como Santo Olavo. Harald Hardråde usou a bandeira corvo . Esta bandeira foi hasteada por vários chefes Viking e outros governantes escandinavos durante os séculos nono, décimo e décimo primeiro CE. Inge utilizados um leão vermelho em ouro. Sverre usado uma águia em ouro e vermelho. A primeira bandeira conhecida que poderia ser descrito como uma bandeira nacional da Noruega é o usado hoje como o estandarte real. Eirik Magnusson usou uma bandeira descrito como um leão de ouro com machado e coroa em vermelho de 1280 e este foi regularmente desde a bandeira de Noruega e do Rei da Noruega.

A bandeira é baseado no brasão e era originalmente apenas uma bandeira para o governante da Noruega (como é hoje). Mais tarde foi também usado em navios e fortalezas, até que foi gradualmente substituídos durante os séculos 17 e 18. Sua primeira representação certo é sobre o selo de duquesa Ingebjørg em 1318. Por volta de 1500 tornou-se o costume para os navios que arvorem a bandeira de seu país de origem para identificar sua nacionalidade. Pelo menos tão tarde quanto 1698 a bandeira leão foi sobrevoado Fortaleza de Akershus. O "leão norueguês" foi colocado nas cores de todos os regimentos da Noruega em 1641. Em 1748 um decreto declarou que o Dannebrog deve ser a bandeira comerciante apenas legal.

Simbolismo[editar | editar código-fonte]

Fredrik Meltzer considerou que a bandeira deve usar uma cruz cristã, semelhante à de outras nações da Escandinávia (Dinamarca, Suécia, Finlândia e Islândia). Muitas nações livres haviam usado as cores vermelho, branco e azul em suas bandeiras e, em seguida, estas cores foram utilizadas na bandeira norueguesa. Meltzer também levou em consideração as cores das bandeiras das nações vizinhas. Dinamarca tinha a vermelha, enquanto a Suécia, a azul e estas cores foram usadas.

Cores e proporções[editar | editar código-fonte]

As cores oficiais da bandeira são garantidas pelo sistema PMS (Pantone Matching System): 032 U para o vermelho e 281 U para o azul. Os valores aproximados em RGB são #EF2B2D para vermelho e #002868 para azul.

Ver também[editar | editar código-fonte]