Bandeira da Sérvia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira nacional, proporção: 2:3
Bandeira do Estado, proporção: 2:3

A bandeira da Sérvia é tricolor com as cores pan-eslavistas. Ela consiste de três faixas horizontais iguais, vermelho no topo, azul no meio e branco em baixo. A bandeira oficial tem o pequeno brasão de armas da Sérvia centralizado vertical e horizontalmente, mas foi movido horizontalmente em 1/7 do comprimento total em direção à haste. [1] para uso público, a variação sem o brasão é permitida. A forma atual da bandeira foi adotada oficialmente em 16 de agosto de 2004.

Os fusis se parecem com a letra cirílica moderna C, que representa o som de /s/. Eles geralmente são vistos assim, especialmente quando o desenho é feito à mão. Normalmente, são associados com o lema Samo sloga Srbina spasava ou Само слога Србина спасава ("Apenas a unidade salva os sérvios").

A proporção da bandeira é de 2:3 (altura/largura), com as três cores ocupando um terço da altura cada. Versões oficiais anteriores da bandeira (A bandeira da República Socialista da Sérvia e as seguintes usadas de 1991 a 2004) tinham uma proporção de 1:2.

As cores exatas, começando do topo, são:

  • Vermelho, Pantone 193u, CMYK 0-100-66-13, RGB 191-74-88
  • Azul, Pantone 293u, CMYK 100-57-0-2, RGB 63-89-168
  • Branco, CMYK 0-0-0-0, RGB 255-255-255


História[editar | editar código-fonte]

A bandeira é uma bandeira da Rússia invertida, o que não é coincidência. Antes da Primeira Insurreição Sérvia, uma delegação da Sérvia foi até a Rússia em busca de ajuda[carece de fontes?]. A ajuda foi concedida e a delegação queria mostrar seu agradecimento pedindo para usar a bandeira russa como a bandeira militar da Sérvia nas batalhas. Existem dois relatos deste evento: um diz que houve consentimento, mas que a delegação não levou uma bandeira russa quando voltou pra casa e esqueceu como as cores estavam ordenadas. O segundo diz que não houve consentimento e os sérvios, então, usaram a bandeira russa invertida para irritar os russos.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

FIAV historical.png Proporção: 1:3

Uma versão inicial da bandeira de Montenegro adotava a bandeira sérvia, mas com um tom diferente de azul e dimensões internas diferentes.

A República Sérvia (uma das entidades constituintes da Federação da Bósnia e Herzegovina) usa a mesma bandeira, sem o brasão.

A Igreja Ortodoxa Sérvia usa a bandeira sérvia em uma proporção de 1:4 ou maior, ornada com a cruz sérvia.

Bandeiras anteriores[editar | editar código-fonte]

1941-1944
FIAV historical.png Bandeira da República Socialista da Sérvia na Iugoslávia, 1945-1991


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]