Bandeira do País de Gales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira do País de Gales
Bandeira do País de Gales
Aplicação
FIAV 110000.svgFIAV normal.svg
Proporção 3:5
Adoção 1959
Cores
  Branco
  Vermelho
  Verde

A bandeira do País de Gales é o dragão vermelho. Ela consiste em um dragão caminhando em um campo verde e branco. Existem diferentes interpretações para esse emblema. A bandeira foi oficializada em 1959, mas o dragão é associado ao País de Gales há séculos.

Muitas vezes a bandeira é considerada a mais velha bandeira nacional ainda em uso, embora a origem do dragão como símbolo seja hoje perdida entre história e mito. A teoria mais aceita é a de que os romanos tenham trazido o emblema durante sua ocupação da Grã-Bretanha. As listras verde e branco da bandeira foram acrescentadas pela Casa de Tudor, dinastia galesa que esteve no trono de 1485 a 1603. Verde e branco também são as cores do alho-porro, outro emblema de Gales.

Gales é a única nação britânica cuja bandeira oficial não é formada por uma cruz. Há, entretanto, bandeira galesa de uso secundário que utiliza-se de uma, conhecida como Bandeira de São David, com uma cruz amarela sobre um fundo preto. Desde 2002 ele está incluída no distintivo do clube de futebol da capital, o Cardiff City.

A bandeira de Gales é a única não-representada na bandeira do Reino Unido, muito por conta de a região ser historicamente considerada parte do Reino da Inglaterra com os Atos das Leis em Gales 1535-1542. Há movimentos que lutam por esse reconhecimento, tendo inclusive realizado propostas.


Bandeira de São David, outro símbolo nacional de Gales


Bandeiras nacionais
Lista de bandeiras nacionais