Igreja Ortodoxa Sérvia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Bandeira de Igreja Ortodoxa Sérvia.

A Igreja Ortodoxa da Sérvia é uma Igreja Ortodoxa Autocéfala. O chefe da Igreja recebe o título de Arcebispo de Peć, Metropolita de Belgrado-Karlovci e Patriarca da Sérvia, com residência em Belgrado.

O seu Patriarca foi Sua Santidade Pavle (Paulo), eleito em 1 de dezembro de 1990 e falecido em 15 de novembro de 2009. Atualmente, as funções de Patriarca são desempenhadas por Amfilohije Radović, Metropolita do Montenegro e Litoral e Arcebispo de Cetinje.

O novo patriarca da Igreja Ortodoxa moderado bispo Irinej, foi investido em 24 de novembro de 2010 na Catedral de Belgrado, em cerimônia com a presença da cúpula do Governo sérvio. Irinej disse ser a data um "grande dia" para ele, para o povo sérvio e para a Igreja Ortodoxa Sérvia, e reconheceu que sua escolha representa uma grande responsabilidade.Com 80 anos de idade, Irinej substituiu o patriarca Pavle, que morreu em novembro de 2009, após ocupar o cargo durante 19 anos, um período difícil no qual o regime socialista caiu e houve o desmembramento da antiga Iugoslávia.

A Igreja tem entre 7 e 11 milhões de fiéis, principalmente na Sérvia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina.

Referências