Portal:Ortodoxia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Portal:Igreja Ortodoxa)
Este Portal está on-line desde 27 de fevereiro de 2018
Principal   Santos   Templos  
 ver · editar Portal da Igreja Ortodoxa do Ferrer Ascendente

A Igreja Ortodoxa (em grego: όρθος; romaniz.:órthos; lit. reto, correto e δόξα, transl. dóxa: opinião, glória; literalmente, "igreja da opinião correta" ou "igreja da glória verdadeira", como traduzido pelos eslavos) ou Igreja Católica Ortodoxa é uma comunhão de igrejas cristãs autocéfalas, herdeiras da cristandade do Império Bizantino, que reconhece o primado de honra do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla desde que a sede de Constantinopla e Roma deixaram de comungar, resultando no Grande Cisma do Oriente. Reivindica ser a mesma instituição anunciada por Jesus, considerando seus líderes sucessores dos apóstolos.

No seu conjunto, a Igreja Ortodoxa é a segunda maior confissão cristã (atrás do catolicismo romano, e também a segunda maior instituição religiosa do mundo (atrás da Igreja Católica Romana), contando ao todo com aproximadamente 250 milhões de fiéis, concentrados sobretudo nos países da Europa Oriental. As maiores igrejas locais são a russa e a romena.

Saiba mais...


 ver · editar Artigo destacado
Santíssima Trindade. A procedência do Espírito Santo na Trindade é o tema da controvérsia sobre a cláusula Filioque Vitral na Igreja de São Merry, em Paris.
Santíssima Trindade. A procedência do Espírito Santo na Trindade é o tema da controvérsia sobre a cláusula Filioque
Vitral na Igreja de São Merry, em Paris.

Filioque (em latim: "e (do) Filho") é uma frase encontrada na forma do Credo de Niceia em uso na Igreja Latina. Ela não está presente no texto grego do credo como formulado originalmente no Primeiro Concílio de Constantinopla, onde se lê apenas que o Espírito Santo procede "do Pai". O primeiro caso conhecido no ocidente da inserção do trecho no credo niceno foi quando a palavra filioque foi adicionada, talvez inadvertidamente, ao texto latino do credo no Terceiro Concílio de Toledo (589) e a sua inclusão a partir daí se espalhou espontaneamente por todo o Império dos Francos. No século IX, o Papa Leão III, ainda que aceitando a doutrina, como já o fizera seu antecessor Leão I, tentou em vão suprimir a adição da Filioque. Em 1014, porém, o canto do credo - com a Filioque - foi adotado na celebração da missa em Roma. Desde a denúncia feita por Fócio (veja Cisma de Fócio), patriarca de Constantinopla, a cláusula tem sido objeto de conflitos entre o ocidente e o oriente, contribuindo para o Grande Cisma do Oriente de 1054 e se provando um obstáculo para as tentativas de reunião até os dias de hoje.

Leia o artigo completo...


 ver · editar Imagem destacada

Celebração de Vigília na Catedral da Santíssima Trindade, em Saratov


 ver · editar Categorias
 ver · editar Notícias
 ver · editar Você sabia que…


 ver · editar Como colaborar!
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Igreja Ortodoxa na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam por sua preciosa colaboração:

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Crie ou melhore artigos sobre o cristianismo ortodoxo, segundo os cinco pilares da Wikipédia.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie ou desenvolva artigos de destaque relacionados com a Ortodoxia, dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione {{Portal-Ortodoxia}} em artigos relacionados. Adicione também {{Portal3|Ortodoxia}}.

   Como ajudar?   


 ver · editar Relacionados
 ver · editar Ano litúrgico ortodoxo

O ano litúrgico ortodoxo dita o ritmo da vida litúrgica da Igreja Ortodoxa. Associado a cada data estão passagens da Sagrada Escritura, santos e eventos de comemoração, e muitas vezes regras especiais para o jejum ou festas.

Há dois tipos de festas no calendário ortodoxo: fixas e móveis. Festas fixas ocorrem no mesmo dia de cada ano, enquanto festas móveis mudam a cada ano. As festas móveis geralmente são calculadas em relação à Páscoa, pelo que o ciclo é conhecido como ciclo pascal.

Explore o calendário litúrgico


Saiba mais...


 ver · editar Wikimedia
Ortodoxia no Commons Ortodoxia no Commons
Imagens e mídia
Ortodoxia no Wikcionário Ortodoxia no Wikcionário
Definições
Ortodoxia no Wikilivros Ortodoxia no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Ortodoxia no Wikinotícias Ortodoxia no Wikinotícias
Notícias
Ortodoxia no Wikiquote Ortodoxia no Wikiquote
Citações
Ortodoxia no Wikisource Ortodoxia no Wikisource
Biblioteca
Ortodoxia na Wikiversidade Ortodoxia na Wikiversidade
Recursos de aprendizado


 ver · editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página