Portal:Aviação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Principal   Categorias e Tópicos   Colaboração e Projetos

Portal da Aviação


Avion silhouette.svg

Aviação é a atividade científico-tecnológica, econômica e de transportes que tem por objetivo o estudo, o desenvolvimento e a exploração (utilização, com ou sem fins comerciais) dos aeródinos. É comum as pessoas incorretamente associarem "aviação" como sinônimo de aeronáutica, embora na realidade a aviação seja apenas um dos dois ramos da aeronáutica, sendo o outro ramo a aerostação.

O desenvolvimento primordial da aviação teve início no século XVIII, com a construção do primeiro balão de ar quente, um veículo capaz de se deslocar pela atmosfera. Depois, os avanços mais significativos vieram com Otto Lilienthal, que manejou pela primeira vez um aparelho mais pesado que o ar (aeródino), e posteriormente com os irmãos Wright e Santos Dumont, que são creditados como os pioneiros na construção dos aeroplanos. Desde então, a aviação vem evoluindo significativamente e tornando-se um importante meio de transporte.

Artigo destacado


Exemplar de um North American X-15.
O North American X-15 foi um avião experimental, propulsionado por um motor foguete. Desenvolvido a partir de 1954 pela North American (actual Rockwell International), após intensa competição com os projectos alternativos derrotados, propostos pela Bell Aircraft Corporation, Douglas Aircraft Company e Republic Aviation Company, para cumprir um programa de pesquisa conjunto, patrocinado pela NACA (actual NASA), instituições privadas ligadas à indústria aeronáutica, Força Aérea e Marinha dos Estados Unidos.

Foi um dos mais notáveis e bem sucedidos aviões experimentais da série X, construído especificamente para explorar o regime de voo em velocidades hipersónicas e pesquisar as estruturas, propulsão e sistemas de controlo necessários para tal. Embora não fosse um propósito inicial ou original, veio em fase mais avançada a explorar as possibilidades do voo no exterior da atmosfera terrestre (voo suborbital).

Lançados já em voo por um bombardeiro B-52 Stratofortress exclusivamente adaptado para o efeito, efectuaram 199 missões entre 1959 e 1968, ficando para a história como o primeiro avião a ultrapassar as velocidades sucessivas de mach quatro, cinco e seis, estabelecendo o recorde absoluto de velocidade em 7,274 km/h (mach 6.85)...

Aeronave destacada


Cessna T-37
O Cessna T-37 é um avião birreactor com trem de aterragem triciclo retráctil, bilugar lado-a-lado, designado pelo fabricante Cessna 318. Desenvolvido no início de 1950 como avião de instrução básica de pilotagem, para a Força Aérea dos Estados Unidos, foi exportado e usado na mesma função por diversas forças aéreas. Em algumas forças aéreas de menor dimensão ou onde a excelência do treino não era considerada, foi usado na função de treino avançado.

Sabia que...


...o Boeing 707, apesar do seu sucesso inicial, está impedido de circular em muitos aeroportos do países desenvolvidos, pelo alto nível de ruído dos seus motores a jacto?

...nunca um piloto português morreu enquanto pilotava uma aeronave civil?

...os pneus de um avião não são enchidos com ar (por exemplo, como um carro) mas sim com nitrogénio?


Vídeo em destaque

Biografia


Erich Hartmann
Erich Alfred "Bubi" Hartmann (Weissach, Württemberg, 19 de abril de 1922Weil im Schönbuch, 20 de setembro de 1993) foi um aviador alemão, alcunhado o cavaleiro loiro da Alemanha por seus compatriotas e de demónio negro por seus inimigos, sendo considerado um dos maiores pilotos da história do combate aéreo.

Teve homologadas 352 vitórias contra aviões inimigos (345 da força aérea soviética e sete da Força Aérea dos Estados Unidos, sendo 260 aeronaves de combate).

Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto serviu na Luftwaffe, cumpriu 1 404 missões e entrou em combate aéreo 825 vezes. Hartmann foi obrigado a realizar catorze pousos forçados devido a avarias.

Imagem destacada


A-10 Thunderbolt II
Créditos: SRA Greg L. Davis, USAF

O A/OA-10 Thunderbolt II foi o primeiro avião estadunidense de combate produzido especialmente para suporte aéreo próximo de forças terrestres.

Arquivo - Veja outras imagens que foram destaque Leia mais...

Categorias

Colabore


Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Aviação na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Portal A Wikipédia possui o
Portal da Aviação


Portais relacionados

Aviação em outros projetos Wikimedia