Wikipédia:Canais externos de comunicação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wikipédia:Chat)

Canais externos de comunicação são diversos canais de comunicação fora dos servidores da Wikimedia utilizados por wikipedistas da Wikipédia lusófona. Ao longo do tempo, wikipedistas escolheram canais de comunicação em tempo real de acordo com suas preferências e o disponível em determinado momento. A participação ativa em tais canais não necessariamente se mantém ao longo do tempo, podendo estar listados abaixo mas sem interações significativas no momento.

Os canais abaixo listados não são aprovados ou oficiais da comunidade. Não são usados para a tomada de decisão no projeto. São usados para divulgação, para tirar dúvidas, para coordenação sobre tarefas de edição e também para conversas informais. O uso dos canais para ações combinadas (ex.: solicitação de votos, ações combinadas) não é bem visto pela comunidade e é fortemente desencorajado. Para cada canal listado estão indicadas informações mais detalhadas sobre como participar deles.

Bate-papos/chats[editar código-fonte]

IRC[editar código-fonte]

O IRC é um canal de comunicação usado por wikipedistas de diferentes línguas, sendo este o mais antigo meio de conversação em tempo real usado pelos editores.

Características:

  • As conversas não são gravadas
  • Não é necessário se registrar para entrar
  • Vários canais de vários projetos Wikimedia estão na mesma rede
  • Existe uma ligação direta com a Wikimedia através dos Group Contacts, que têm o poder de intervir nos canais quando necessário.

Operadores:

Possui ferramentas de moderação através de um robô no canal:

Slack[editar código-fonte]

Foi criado um canal no Slack com membros da Wikipédia em português em 2016. Atualmente, há mais de duzentos membros.

Características:

  • As conversas ficam gravadas
  • É preciso se registrar para entrar
  • Existem alguns canais, todos relacionados à Wikipédia lusófona

Admins:

Telegram[editar código-fonte]

Foi criado um grupo no Telegram em 2018, com mais de duzentos membros da Wikipédia em português. No momento, este é o canal com maior atividade. Faz ponte com o Matrix (protocolo) (en:Matrix (protocol)) em [1].

Características:

Admins:

Canais de divulgação[editar código-fonte]

Facebook[editar código-fonte]

Admin:

Criadores de conteúdo:

Grupo público:

Twitter[editar código-fonte]

Admin: